Fui convidado para participar do evento Agenda Digital do Ministério da Cultura. E esse encontro me surpreendeu desde sua organização a seus resultados. Tudo muito simples e direto, mas com conquistas tão expressivas. Não há dúvidas que esse foi um dos melhores eventos de TI que já participei.
De forma colaborativa, chegamos a conclusão de quais seriam os temas mais importantes para se debater e passamos então para o ponto que eu julgo ter sido um dos mais importantes para o sucesso desse evento; Os desafios.
Os desafios não eram hipotéticos. Eram demandas concretas do governo, todos focados em soluções livres e maduras. Alguns dos desafios foram sendo moldados e refatorados ao longo do evento, outros chegamos a conclusão que não valiam a pena ser conduzido naquele momento e teve até desafios novos que apareceram em conversas na mesa do café.
Tivemos palestras pela manhã, oficinas pela tarde e “mão na massa” a noite, que normalmente se alongava pela madrugada, a base de muito energético e muita adrenalina para conclusão dos desafios.
Os desafios realizados foram; Migração de domínio Active Directory para Samba4, que foi o nosso maior esforço do evento, tirando várias noites de sono da galera; Criação de imagem Docker do portal servicos.gov.br, que antes levava quase 1 hora para provisionar, a partir de agora levará poucos minutos; Analise do monitoramento do MinC, que teve como resultado um relatório preliminar dos problemas estruturais nessa coleta de dados; E por fim, mas não menos importante, o serviço de log centralizado com ELK, que possibilitou o “ponta pé inicial” para a coleta centralizada de toda essa informação que hoje se encontra pulverizada na instituição.
Os resultados apresentados vão muito além das tecnologias apresentadas, pois um grupo muito coeso e interessado demonstrou que é possível fazer mudança quando se tem vontade e pessoas interessadas. Acho que esse evento entra pra história, pois pode ser um “ponta pé inicial” para uma mudança drástica na forma de como o governo escolhe e operacionaliza suas tecnologias.
Agradeço imensamente o convite e fico aqui disposto para novas interações.
Segue abaixo os links para as palestras gravadas ao longo do evento:
Falando em transmissão e gravação de palestras, encontramos esse software livre, que foi nossa salvação para esse tipo de atividade.
Segue abaixo outras postagens de opinião sobre esse evento:
http://gutocarvalho.net/octopress/2015/08/01/minha-visao-da-agenda-digital/
0sem comentários ainda