O Snort é um sistema de detecção de invasão baseado em rede (SDIR) de código fonte aberto, possuindo muitos recursos. Ele é sniffer que tem como diferencial a capacidade de inspecionar o payload do pacote, área que contém os dados do mesmo, fazendo o registros dos pacotes, além de detectar as invasões.
O Snort é um sistema avançado capaz de detectar quando um ataque
está sendo realizado e, baseado nas características do ataque, alterar ou remodelar sua configuração de acordo com as necessidades, e até avisar ao administrador do ambiente sobre o ataque.
Considera-se o Snort um SDI ligthweight, ou seja, ele pode ser colocado em funcionamento com muito pouco esforço tanto no sentido computacional quanto no sentido configuração e suporte.
Um característica marcante do Snort é a facilidade de criação de assinaturas de ataques. Profissionais da área de segurança da informação sabem da velocidade que os eventos ocorrem no mundo virtual. A prontidão, exatidão e rapidez são assuntos essenciais em se tratando de segurança. Como o Snort é um sistema de código aberto e apresenta linguagem fácil de criação de assinaturas, permite a pronta criação e adição de uma nova assinatura de ataque por parte do
administrador.
O Snort é uma ótima ferramenta, mas como todo aplicativo deve ser bem implementada. Devem ser aplicadas somente as assinaturas de ataques relevantes a realidade da rede. Por exemplo, não é necessário monitorar ataque a banco de dados MySQL se ele não se encontra em uso, o que ocasionaria apenas alertas irrelevantes. Além disso o banco de assinaturas deve estar constantemente atualizado evitando assim que ataques passem desapercebidos. O administrador tendo esses cuidados evita ou minimiza os falsos positivos e falsos negativos.
O profissional responsável pela rede deve certificar-se que o sistema onde o Snort esta operando é o mais seguro possível, ou seja, deve-se esta atendo a segurança do sistema operacional onde o Snort esta rodando. Uma invasão à máquina SDI invalida qualquer alerta do mesmo.
O Snort é um sistema que não requer grandes recursos de hardware. Os recursos de hardware necessário para o sistema operacional em uso atende ao Snort.
O Snort foi projetado para ser executado em uma grande gama de sistemas entre eles Linux, FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, Solaris, MacOS, Windows, entre outros.
Existem alguns programas opcionais que podem ser instalados para melhorar/facilitar a administração do sistema. Cita-se os aplicativos para o mundo Linux. Os softwares são:
http://www.snort.org/downloads/additional-downloads/
FONTE: http://www.ginux.ufla.br/files/mono-BrunoSantos.pdf
Leonardo Couto Conrado: Snort - Introdução ao IDS/IPS Snort
17 de Junho de 2010, 0:00 - sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 521 vezes
0sem comentários ainda