Se você usa AWStats para gerar estatísticas do seu site e seu servidor tem multiplos virtualhosts rodando sob o Varnish então você vai precisar configurar o Varnish pra guardar o virtualhost nos logs, caso contrário o AWStats terá problemas em saber quais entradas do log pertence a qual vhost.
Se você gosta de emoções fortes e usa a versão de desenvolvimento do Varnish, que será a próxima 2.1.5, em seu servidor produção então é fácil, basta utilizar a opção de linha de comando -F do varnishncsa para personalizar o formato dos logs.
Por outro lado, se você gosta de dormir tranquilo a noite e usa versão estável então precisará de uma outra solução. O varnishncsa é responsável por ler e escrever os logs que o varnishd mantém em memória, ele permite "interceptar" cada linha do log e alterar o que for preciso e escrever de volta onde for. Como o varnishncsa guarda a URL completa de cada requisição então é possível extrair o virtualhost facilmente, com essa ideia em mente fiz um pequeno script Perl pra fazer esse trabalho, este script está disponível em:
http://gitorious.org/varnisnncsa-vhost
Se você usa Debian pode instalar a partir do repositório abaixo:
http://sede.colivre.coop.br/~joenio/debian/
Assim como o varnishncsa ele vai rodar como um daemon e armazenar os logs em /var/log/varnish/varnishncsa-vhost.log.
Esta solução foi gentilmente financiada pela Colivre.
0sem comentários ainda