Final do mês de Janeiro foi divulgado nos mirros a nova versão do sistema, ainda em fase experimental, porém estável. O pfSense 2.0 RC1 traz inúmeras melhorias, dentre algumas que vou citar mais abaixo.
Algumas pessoas perguntam qual a minha opnião sobre a utilização de um firewall com interface WEB. Bom, particularmente sou suspeito pra falar, pois participo do projeto desde que fui apresentado pelos meus ‘gurus’ Rogério Moreira e Alexandro Silva. Adoro tecnologias open source que facilitam o dia a dia do Sysadmin, afinal temos tantas atividades, projetos e problemas a resolver que, se temos uma tecnologia disponível, estável, confiável e fácil de usar, porque preocuparmos com tarefas operacionais repetitivas?
O pfSense leva inovações ao Administrador da Rede facilitando a investigação do tráfego, análise de regras, planejamento da infraestrutura e resolução de problemas de rede. Sabemos que utilizar um firewall não é apenas configurar regras quando necessário, e sim monitorar suas atividades, extrair relatórios, gráficos em tempo real de maneira simples e rápida.
A ultima versão (1.2.3) foi lançada em 2009, como o sistema estava muito estável demorou um tempo até a versão atual 2.0 RC1, onde trouxe várias melhorias, ALGUMAS delas pude perceber instantâneamente:
Sistema Operacional
- Baseado no FreeBSD 8.1 – o ultimo era baseado no 7.2
- Boot mais rápido
- Além da opção de instalação Customizada (Padrão na versão anterior), possui agora:
- Restauração direta da configuração = arquivo .xml deve estar no diretório /tmp
- Instalação rápida – pulando as etapas como particionamento de disco e outros.
Visual
- Dashboard já integrado
- Mais temas
- Monitor de Balanceamento de carga
- Inclusão do menu HELP (Encaminhando para páginas: Wiki e desenvolvedores, base de dados de Bug, Foruns)
- Pacote Rate já integrado – Análise de tráfego de cada endereço na sua rede
Funcional
- Gerenciamento de usuários
- Integração com o AD
- Escalonamento de privilégios
- Tempo de acesso
- Adicionado a possibilidade de configurar uma VPN com L2TP
- Senha nos backups
- VPN PPTP suporta mais usuários
- 4 Endereços de DNS
- Disgnósticos de mais recursos: Discos, pacotes, processos
- Filtro de protocolos Layer 7
- Aplicação de Traffic Shaper individualmente nas interfaces
- Além de Suporte 3G
Lista completa dos novos recursos você pode conferir no endereço.
Se você ficou interessado em experimentar, pode baixar no link. Se deseja migrar logo o seu pfSense para a versão mais nova, aconselho testar antes, pois a boa prática é que seja um processo suave, mudança aos poucos. Os desenvolvedores do sistema informam que algumas partes da configuração é consideravelmente diferente nas versões 1.2.x, e suspeitam que possa haver alguns problemas de configuração na atualização, embora ainda não têm conhecimento de quaisquer problemas específicos até este momento, onde foi testado com uma grande variedade de configurações.
De todo modo vale a pena estudar minusciosamente a implantação do sistema, ter cautela é uma característica indispensável. E não esqueçam [O lançamento da versão estável oficial está muito próximo]
0sem comentários ainda