Como expliquei no artigo anterior sobre Docker, o processo de criação de imagens no Docker é bem simples, mas requer algum esforço e acompanhamento para saber se ele concluiu corretamente e esse resultado será visualizado em linha de comando, normalmente imagem a imagem. Um trabalha “manual”.
Criação em massa
Quando você trabalha com muitas imagens, e a mudança dessas imagens é constante, você precisará de uma solução mais automatizada e de um processo mais simples pra viabilizar a criação dessas imagens. É nesse momento que entra o serviço de automatização de criação das imagens do Docker Hub junto ao GitHub.
Automação de builds
O Docker Hub tem um serviço de Automação da criação de imagens (Build), com integração com GitHub, ou seja, toda vez que você efetuar um commit e push no Dockerfile do seu repositório será realizado automaticamente um novo build da imagem, já armazenando no Docker Hub e apresentando o log de criação dessa imagem. Praticamente uma integração contínua da sua imagem
Para configurar isso é muito simples. Basta seguir os passos abaixo:
- Crie uma Conta no Docker Hub e efetue login.
- Link sua conta do GitHub através do menu “Link Accounts”.
- Configure o build automatizado.
- Escolha o projeto GitHub que deseja utilizar. Lembre-se que ele precisa ter um
Dockerfile
para efetuar a build. - Escolha a branch que você quer efetuar a build (Por padrão é usada a branch
master
). - Dê um nome a esse build automatizado.
- Opcionalmente, aplique uma tag Docker tag para a build.
- Especifique onde o
Dockerfile
está localizado. O padrão é “/"
.
Uma vez o build automatizado é configurado ele será ativado automaticamente e em poucos minutos você pode visualizar sua imagem Docker Hub. Ela será mantida sincronizada com base no Dockerfile do seu repositório GitHub até que você desative o Build automatizado em questão.
Visualizando a situação da build
Se você quiser visualizar a situação do seu build automatizado, basta acessa o menu “Build detail” na sua imagem dentro da sua conta do Docker Hub, assim conseguirá visualizar o status da sua build e todo o histórico.
Como funciona a atualização
Vale lembrar que você o build automatizado não será ativado com o comando “docker push"
, você apenas poderá enviar modificação, e por consequência efetuar automaticamente o build dessa imagem, através do git commit e push para o repositório previamente configurado no link entre GitHub e Docker Hub.
Você pode criar múltiplos builds automatizados por repositório e configurar ele para apontar para um específico Dockerfile ou branch diferente.
Build Triggers
É possível ativar o build automatizado a partir de uma url. Basta habilitar o “Build triggers” em sua build automatizada. Agora você conseguirá gerar uma build por demanda e não apenas com base em commit e push.
Atenção!
Vale a pena lembrar que todo processo descrito aqui não leva em consideração repositórios e imagens privadas. Caso seja sua situação de não publicizar esse trabalho, tenha cuidado com relação a isso.
Referência
https://docs.docker.com/userguide/dockerrepos/
0sem comentários ainda