Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blogosfera d...
Tela cheia Sugerir um artigo

Comentário de Paulo Marcos: A cultura coiteense está de luto

19 de Novembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1039 vezes

Luto

A Orquestra Filarmônica Genésio Boaventura foi fundada em 1998. E no ano da primeira Conferência de Cultura de Conceição do Coité-BA, a entidade anuncia falência.

A conferência, que não foi divulgada, anunciada e pouco prestigiada não conseguiu dar conta dos nossos problemas na área da gestão cultural nem apontar perspectivas para apoiar as manifestações artísticas ou pelo menos nenhum resultado foi apresentado até agora.

A filarmônica coiteense declarou através de sua direção, nesta sexta-feira (06), que calou seus tambores por causa da irresponsabilidade do governo municipal. "Por falta de apoio público da atual Administração Municipal necessário à sua sobrevivência, se despede, com tristeza, da comunidade de Conceição do Coité, que tanto soube prestigiá-la", diz a nota enviada pelo maestro Paulo Rios.

A cultura do município está de luto. A sociedade precisa manifestar-se.

Está marcado para 15 de novembro de 2009, a última apresentação da orquestra, mas até lá espero que o Prefeito Renato Souza possa tomar duas providências: a primeira demitir a Superintendente de Cultura, pela falta de habilidade para assumir o posto. Desde o péssimo desempenho do Centro Cultural até este triste momento vivido pela Orquestra. Segundo apresente ao povo coiteense uma solução para manter em funcionamento este patrimônio cultural do município.

Situação anunciada

Eu já havia tentado fazer uma reportagem sobre isso no dia 26.10, mas Paulo Rios preferiu não falar sobre o assunto até o dia 30 de outubro, quando a prefeitura deveria fazer o repasse. Como todas as ligações que realizo são gravadas peço a permissão ao maestro para veicular aqui a nossa conversa naquele dia. Isso mostra a paciência e competência do profissional Paulo Rios.

Ouça aqui a gravação do contato.

Em julho, eu também já havia denunciado a falta de equipamentos e apoio para a estrutura da Filarmônica.

Filarmônica de Coité tem cinco anos sem renovar instrumentos

O Maestro Gedson Costa da Filarmônica Genésio Boaventura de Conceição do Coité, disse hoje (07.07) no Programa de Notícias da Sabiá FM, que a entidade recebe apoio da prefeitura e de comerciantes, mas o recurso é pouco para a demanda de atividades.

Vinte músicos participaram das comemorações dos 76 anos de emancipação política do município e outros 40 participam da escola de música.

Os participantes não sabem há cinco anos o que é tocar num instrumento novo.

Ouça aqui


Vídeos que encontrei no youtube

 

XII Festival de Filarmônicas em São Feliz Nov.2007


Interpretando Luar do Sertão (Luiz Gonzaga) - 15 de dezembro de 2008 no Centro Cultural


No centro da cidade interpretando o Hino Nacional

 

Interpretando Flash Dance's Theme - No Centro Cultural

 

E agora José? Coloque aqui a sua opinião.


Fonte: Paulo Marcos

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.