.
Estava ouvindo esta música (que gosto muito) quando me veio a idéia deste post. A princípio pensei que seria um daqueles posts "off topic", nada a ver com computação. Só que fui me dando conta que tem TUDO a ver com computação!
Estou falando para os "nerds" como eu: As vezes, no nosso afã de tecnologia e inovação, esquecemos uma coisinha simples e básica: tudo que usamos de tecnologia, memórias maiores, processadores mais rápidos, novas telas maiores e brilhantes, tudo isto tem um impacto no meio ambiente. Minha esposa usa uma frase bastante interessante, e concordo com ela: Quando ela vê um exemplo entre tantas "inovações tecnológicas" que se inventam diariamente (como esta aqui, por exemplo), ela diz que "o planeta não vai aguentar!".
Estive no FISL mês passado, e assisti uma palestra sobre lixo tecnológico. O palestrante falou algo que me deixou estarrecido: para produzir UMA simples plaquinha de memória de 30 pinos (sim, aquela velhona, de 32Mb, que ninguém mais usa), que pesa no máximo 2 gramas, foram gastos 1500 gramas de material retirado do meio ambiente (matéria-prima, energia, etc) !
Nós, do mundo do Software Livre, podemos fazer a diferença nesta história, contribuindo para divulgar a idéia de reaproveitamento de máquinas antigas, seja como terminais gráficos "burros", seja com distribuições GNU/Linux (ou *BSD, ou xyz, ou ...) leves.
Inovação tecnológica sim, mas com responsabilidade. Cuidemos melhor de nossa Deusa-Mãe GAIA.
Mas afinal de contas, de que música estou falando? Desta aqui embaixo ("Earth Song", Michael Jackson). Assista, e se rolar uma lágrima (como acontece comigo), não se envergonhe. Torça comigo para que o final poético apresentado no clipe seja possível algum dia.
Abraços a todas e a todos!
Carlão
Carlos José Pereira: Earth Song, Michael Jackson
5 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 365 vezes
0sem comentários ainda