- Levantamento de critérios de avaliação para classificar as outras tecnologias de componentes que existem. O foco dessa classificação é entender os processos de implantação de cada tecnologia. Não encontramos nenhum survey nos periódicos, portanto parece-nos ser de grande valia para outros trabalhos nessa área.
- Reuso de uma solução para empacotamento para gerir as dependências estáticas entre os componentes e artefatos nativos da plataforma ou linguagem. Tipicamente, as tecnologias de componentes não possuem um suporte adequado para instalar as dependências a artefatos externos ao modelo de componentes. Escolhemos o LuaRocks e o adaptamos para as nossas necessidades multi-linguagem. Assim, definimos que cada componente precisa ter um pacote referente que agrupa seus artefatos, portanto, usando o LuaRocks é possível dizer que um componente X depende de outros pacotes como dependências externas à modelagem de componentes ( = dependências estáticas segundo Szyperski ).
- Proposta de serviços que facilitam a implantação por níveis graduais de detalhamento sobre o mapeamento físico necessário. Nossos serviços ajudam programadores iniciantes a não precisarem lidar diretamente com a infra-estrutura de execução. Assumimos uma fase de planejamento e uma API padrão (em linguagem imperativa) que implementa todas operações da implantação (como deploy, activate, deactivate, undeploy - e outras que serão implementadas no futuro como suspend e resume).
Amadeu Junior: Acabei o mestrado!
29 de Agosto de 2009, 0:00 - sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 899 vezes
A primeira coisa a dizer é: FOI SENSACIONAL
A apresentação da minha dissertação aconteceu no dia 27/08/2009 e tudo ocorreu muito bem. Yuri Ki me ajudou a filmar toda apresentação e já publiquei no vimeo.com. Os slides também estão disponíveis: http://www.tecgraf.puc-rio.br/~amadeu/mestrado-slides.pdf.
O tema é "Implantação de Componentes de Software Distribuídos Multi-Linguagem e Multi-Plataforma". Temos 3 contribuições principais:
0sem comentários ainda