Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Camaradas

Nenhum(a)

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Bolívia: Mídia Ploítica e Sociedade

3 de Setembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Cinco jornalistas, câmera e roteiro nas mãos. A partir do dia 4 de agosto desembarcamos na Bolívia para produzir um web-documentário. Serão mais de 40 dias rodando o país em busca de personagens e respostas que norteiem o cenário das principais propostas e ações políticas do governo Evo Morales com destaque para quatro temas da atual agenda pública de debate boliviano: a ação do movimento cocalero e a disputa de terra, a ação do movimento dos mineradores e a luta pela exploração do solo, a política de nacionalização dos hidrocarbonetos e a aprovação da nova constituição do país. Acompanhe aqui nossa trajetória.


Latinidad

22 de Agosto de 2007, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
É conhecida a vocação do latino para a autogestão de servicos públicos na ausência de um poder regulador impessoal. Após entrevista com o alcalde (prefeito) de Shinahota, decidimos tomar um táxi de volta a Villa Tunari, nossa base na controversa província do Chapare.

Recomendações nos levaram a uma espécie de terminal de táxis onde diversos tipos bonachoes esperavam clientes para fechar suas luxuosas (sic) lotações. Preco: 5 bolivianos por pessoa, cerca de R$ 1,50. Tássia, Mateus, eu e Vítor lotamos o carro e aguardamos a partida. Que nao aconteceu: nos cálculos do chofer, faltaria mais um'alma, que de pronto se ofereceu a dividir o banco do carona com nossa fotógrafa. Nos recusamos ao aperto com um desconhecido de mochila, atravessamos a rua e esperamos uma conducao dentre as inúmeras que cruzavam nossos olhos.

O olhar atento dos colegas fazia a todos recusar a corrida. A fonte donde beberíamos nosso retorno era taxativa. Famintos, mas briosos, nao demos o braco a torcer. Negociamos com uma van mais afastada, e logramos cinco pesitos por persona. Resolvido.

Mas nosso salvador parecia nervoso, dizendo-se com medo de ser pinchado pelo caminho. Levou 5 minutos até entendermos que seu receio nao era de ter um pneu furado na calada da noite, mas ali mesmo, ao vivo, no meio da estrada. Taxistas revoltados com a quebra de decoro estenderam uma plancha enorme e cheia de pregos no meio da rodovia, obrigando-nos a encostar. O motorista desceu desenxabido para o tribunal.

Seguiu-se uma discussao menos acalourada que o esperado, ao fim da qual fomos autorizados a proceder. Mas pela última vez: ele era de um sindicato diferente, autorizado a percorrer outro trecho da carretera, e fora pego em atitude claramente desrespeitosa com os locais.
A fiscalizacao foi eficiente, e ainda benévola com o infrator.


Evo Morales no Chapare

21 de Agosto de 2007, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda
Villa Tunari, no último domingo. Dessa vez encontramos o presidente sem a pompa do desfile militar em discurso carismático para cerca de 200 pessoas que vivem nessa pacata vila do Chapare, regiao onde nasceu o movimento cocalero, uma das bases que levou Evo Morales a presidência da Bolivia. O presidente assistiu duas partidas de futebol do campeonato universitário e oficializou a entrega de 53 tonelas de asfalto para a regiao.

Falou sobre um acordo de cooperaçao com o Brasil para funcionamento de uma fábrica de papel e um outro acordo com médicos cubanos para implantaçao de um centro oftalmológico para os habitantes da regiao.

Não se estendeu com assuntos políticos e fez questão de cumprimentar todos que vieram ao seu encontro. As mulheres que trabalham no mercado de Villa Tunari ofertaram como saudação de boas-vindas um enfeite feito com verduras, hortaliças e frutas.




A caminho do Chapare

21 de Agosto de 2007, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

São 160 quilômetros de Cochabamba a Villa Tunari. A estrada é sinuosa e quase não há sinalização tampouco acostamento. Em poucos quilômetros é possível atingir cerca de 3.200 metros de altitude. Em alguns trechos da estrada as nuvens ficam tão perto que dá a sensação que falta pouco para tocar o céu. Logo em seguida desce para 280 metros exatamente quando se chega a Villa Tunari.





Em breve, no ar...

20 de Agosto de 2007, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Ontem pegamos a estrada rumo ao nosso terceiro destino: Villa Tunari, uma cidade do Chapare, a região cocalera da Bolívia, onde encontramos, mais uma vez, o presidente Evo Morales. Deixamos para trás as montanhas áridas de Cochabamba e agora estamos inseridos na diversidade do Trópico boliviano, onde predominam as fazendas de coca, além de uma diversidade de frutas citricas e cerca de 120 tipos de batatas. Logo-logo postaremos as novidades, aguardem!



Los niños 3

20 de Agosto de 2007, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Um pouco mais das crianças bolivianas, só para nao perder o hábito e também por levar em conta a satisfaçao de ler os comentários de vocês. Tirada sábado em Cochabamba.