O PostgreSQL é um poderoso sistema gerenciador de banco de dados objeto-relacional de código aberto. Tem mais de 15 anos de desenvolvimento ativo e uma arquitetura que comprovadamente ganhou forte reputação de confiabilidade, integridade de dados e conformidade a padrões. Roda em todos os grandes sistemas operacionais, incluindo GNU/Linux, Unix (AIX, BSD, HP-UX, SGI IRIX, Mac OS X, Solaris, Tru64), e MS Windows.
PGBR 2011 (4ª Conferência Brasileira de PostgreSQL) lançado
23 de Março de 2011, 0:00 - Um comentárioJá está no ar o site do PGBR2011. O evento ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro em São Paulo, SP, no Hotel Century Paulista. Este ano iremos contar com 4 palestrantes internacionais convidados, entre eles já estão confirmadas as vindas de Bruce Momjian e Álvaro Herrera.
Alem disso a grade contará com tutoriais, casos de sucesso e palestras de nível básico, intermediário e uma sala exclusiva para palestras avançadas.
PGBR2011 ou "4ª Conferência Brasileira de PostgreSQL" lançada.
23 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaJá está no ar o site do PGBR2011. O evento ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro em São Paulo, SP, no Hotel Century Paulista. Este ano iremos contar com 4 palestrantes internacionais convidados, entre eles já estão confirmadas as vindas de Bruce Momjian e Álvaro Herrera.
Alem disso a grade contará com tutoriais, casos de sucesso e palestras de nível básico, intermediário e uma sala exclusiva para palestras avançadas.
Por que Perl?
2 de Março de 2011, 0:00 - sem comentários aindaO Breno publicou um excelene texto sobre Perl no São Paulo Perl Monges. Mesmo você que odeia Perl, leia desarmardo.
ONG BrOffice: O que está acontecendo?
17 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
Alguns dias atrás, o filhocf postou uma Carta Pública no Br-Linux e em seu blog. A discussão aberta está acontecendo na lista da Revista do BrOffice que ajuda entender um pouco.
Aparentemente, existe duas visões dos objetivos da ONG do BrOffice, a que está noestatuto e uma outra inversa que transformou a ONG em uma empresa privada.
Na última Conferência Brasileira de PostgreSQL, fui um principais incentivadores que o grupo de usuários PostgreSQL Brasil participasse da ONG, pois avaliava que teria uma relação transparente com o PGBR, sendo o suporte legal (juridíco). Infelizmente, estava errado!
Os mais antigos que trabalham e/ou gostam de Software Livre irão lembrar de várias iniciativas de fomento de Software Livre/Código Aberto que, na maioria, não duraram muito no Brasil (lembram da OTUN?). Puxando a memória, lembro-me de duas iniciativas de relativo sucesso: Portal do Software Público e a ONG BrOffice.
O Portal do Software Público é uma iniciativa do Governo Federal e a ONG BrOffice (é) era a única da sociedade cívil que teve um período mais longo de existência. Com a disputa da ONG, fez-me refletir se o Brassil está preparado para iniciativas como a Open Source Initiativeou Linux Foundation. Por enquanto a resposta é não.
Em tempos de Wikileaks e transparência pública, a pior coisa que poderia acontecer para ONG BrOffice e os grupos de usuários que a apoiam é dela não ser transparente com os mesmos e a sociedade. A consequência natural será dos grupos de usuários afastarem-se e deixarem de apoiá-la, levando-a paulatinamente ao ostracismo e como referência negativa para iniciativas de fomento de Software Livre pela sociedade cívil (espero que ainda possam reverter!).
OBS. Ah, estava esquecendo da Associação de Software Livre que é responsável pela organização do Fórum Internacional de Software Livre que está firme e forte por mais de dez anos!
PostgreSQL: Hints que não chegarão nele
14 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
Estava esperando o Telles (poderia traduzir esses post, hein!!!) escrever alguma coisas à respeito mas como não o fez até o momento… Hints é uma funcionalidade do banco de dados Oracle que muitos DBA reclamam que no PostgreSQL não tem. Frequentemente nas listas do PostgreSQL alguém pergunta porque não tem Hints e dá uma confusão danada! No planeta do projeto, alguns desenvolvedores postaram sobre o assunto: Josh Berkusque explica como surgiu o Hints no Oracle e porque o PostgreSQL não tem. Jeff Davis que explica que Hints existe no PostgreSQL mas com uma abordagem diferente. E Robert Treat um pouco mais puto. De tão recorrente, até no FAQ tem uma entrada a respeito. Josh Berkus escreveu uma frase que simplesmente resume tudo: "PostgreSQL não tem dicas de consultas porque não somos uma empresa de fins lucrativos." E você, o que acha?