O PostgreSQL é um poderoso sistema gerenciador de banco de dados objeto-relacional de código aberto. Tem mais de 15 anos de desenvolvimento ativo e uma arquitetura que comprovadamente ganhou forte reputação de confiabilidade, integridade de dados e conformidade a padrões. Roda em todos os grandes sistemas operacionais, incluindo GNU/Linux, Unix (AIX, BSD, HP-UX, SGI IRIX, Mac OS X, Solaris, Tru64), e MS Windows.
ONG BrOffice: O que está acontecendo?
17 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
Alguns dias atrás, o filhocf postou uma Carta Pública no Br-Linux e em seu blog. A discussão aberta está acontecendo na lista da Revista do BrOffice que ajuda entender um pouco.
Aparentemente, existe duas visões dos objetivos da ONG do BrOffice, a que está noestatuto e uma outra inversa que transformou a ONG em uma empresa privada.
Na última Conferência Brasileira de PostgreSQL, fui um principais incentivadores que o grupo de usuários PostgreSQL Brasil participasse da ONG, pois avaliava que teria uma relação transparente com o PGBR, sendo o suporte legal (juridíco). Infelizmente, estava errado!
Os mais antigos que trabalham e/ou gostam de Software Livre irão lembrar de várias iniciativas de fomento de Software Livre/Código Aberto que, na maioria, não duraram muito no Brasil (lembram da OTUN?). Puxando a memória, lembro-me de duas iniciativas de relativo sucesso: Portal do Software Público e a ONG BrOffice.
O Portal do Software Público é uma iniciativa do Governo Federal e a ONG BrOffice (é) era a única da sociedade cívil que teve um período mais longo de existência. Com a disputa da ONG, fez-me refletir se o Brassil está preparado para iniciativas como a Open Source Initiativeou Linux Foundation. Por enquanto a resposta é não.
Em tempos de Wikileaks e transparência pública, a pior coisa que poderia acontecer para ONG BrOffice e os grupos de usuários que a apoiam é dela não ser transparente com os mesmos e a sociedade. A consequência natural será dos grupos de usuários afastarem-se e deixarem de apoiá-la, levando-a paulatinamente ao ostracismo e como referência negativa para iniciativas de fomento de Software Livre pela sociedade cívil (espero que ainda possam reverter!).
OBS. Ah, estava esquecendo da Associação de Software Livre que é responsável pela organização do Fórum Internacional de Software Livre que está firme e forte por mais de dez anos!
PostgreSQL: Hints que não chegarão nele
14 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
Estava esperando o Telles (poderia traduzir esses post, hein!!!) escrever alguma coisas à respeito mas como não o fez até o momento… Hints é uma funcionalidade do banco de dados Oracle que muitos DBA reclamam que no PostgreSQL não tem. Frequentemente nas listas do PostgreSQL alguém pergunta porque não tem Hints e dá uma confusão danada! No planeta do projeto, alguns desenvolvedores postaram sobre o assunto: Josh Berkusque explica como surgiu o Hints no Oracle e porque o PostgreSQL não tem. Jeff Davis que explica que Hints existe no PostgreSQL mas com uma abordagem diferente. E Robert Treat um pouco mais puto. De tão recorrente, até no FAQ tem uma entrada a respeito. Josh Berkus escreveu uma frase que simplesmente resume tudo: "PostgreSQL não tem dicas de consultas porque não somos uma empresa de fins lucrativos." E você, o que acha?
Índices hipotéticos no PostgreSQL
10 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários aindaApresentamos nos eventos PostgreSQL, tanto da comunidade brasileira (PgConBR 2009 - Campinas/SP) como internacional (PGCon 2010 - Ottawa/Canada), uma extensão ao SGBD PostgreSQL que disponibiliza novos comandos para a simulação da presença de índices na base de dados, visando estudos práticos de desempenho.Pedidos de um sysadmin: 2011
1 de Fevereiro de 2011, 0:00 - sem comentários ainda
Recebi isso de uma pessoa por email, achei interessante o suficente para tirar o blog da poeria: Caro Senhor Noel, Todo ano é a mesma coisa, nessa época meu trabalho aumenta enquanto dos outros diminui. Que diabos eu fiz quando criança? A quantidade de SPAM para controlar aumenta sempre dezembro. Sofro para liberar as madiltas apresentações em Power Point e todo mundo mandando emais gigantes (com imagens, videos e o escambal) de natal que estouram a cota de email. É o patrão, chefe, amigos, família, fornecedores enviando e eu tenho que ser benevolente? Você acha fácil alterar regra de sistema antispam, cota, whitlist e etc? Puta Merda, 11 meses tentando educá-los no chicote e você destrói tudo em um mês! Poderia arrumar substituto para essa época? Estou obrigado a trabalhar de sobreaviso/plantão, sem contar as inúmeras migrações e mudança de sistemas que tenhos à fazer porque os "usuários" estão de férias. E as minhas, nunca mais no fim de ano? Ah, se não for demais, poderia fazer os desenvolvedores programarem direito? Se testarem seus código já ajuda, não tem uma versão que não tenha uma gambiarra ou uma nova versão urgente para corrigir um bug. Traga um pouco de luz aos meus chefes e desenvolvedores, nem sempre a última versão quer dizer que irá funcionar ou corrigir todos os problemas. Eu sempre tenho que resolver alguma coisa que quebrou por causa da "última versão" Sei que é pedir demais, mas poderia fazer que o suporte ao usuário seja um pouco mais esperto? É sempre a mesma coisa, parecem roteadores de problemas. Nunca resolvem, só repassam e dizem que não está mais com eles o problema, – "Fale com o cara da rede"! Juro que é o último pedido! Pode arrumar uns sysadmin's iniciantes que não façam perguntas estúpidas, só precisam ler a droga do manual! Putz! Esqueci do café descente! O do trabalho tem sempre o gosto de café envelhecido, nem com açucar (Café bom é café sem açucar!) disfarça o gosto horrível. P.S. Não esqueça da minha família. Plantão é parte do meu trabalho, não tenho nenhum prazer com ele e façam entender que não vou para farra (ah se pudesse!!!). Obrigado.