Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Comunidade d...
Tela cheia Sugerir um artigo

PostgreSQL 9.4

18 de Dezembro de 2014, 13:21 , por Euler Taveira de Oliveira - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 609 vezes

O Grupo de Desenvolvimento Global do PostgreSQL anuncia o lançamento do PostgreSQL 9.4, a última versão do líder mundial em sistema de banco de dados de código aberto. Esta versão adiciona várias funcionalidades novas que melhoram a flexibilidade, escalabilidade e performance do PostgreSQL para diversos tipos de usuários de banco de dados, incluindo melhorias no suporte a JSON, replicação e performance de índices.

Flexibilidade

Com o novo tipo de dado JSONB para PostgreSQL, usuários não tem que escolher entre armazenamento de dados relacional e não-relacional: eles podem ter ambos ao mesmo tempo. JSONB suporta consultas rápidas e expressões de busca simples utilizando Índices Invertidos Genéricos (GIN). Várias novas funções de suporte permitem aos usuários extrair e manipular dados JSON, com um desempenho que corresponde ou supera os mais populares bancos de dados de documentos. Com JSONB, dados de tabelas podem ser facilmente integrados com dados de documentos para um ambiente de banco de dados totalmente integrado.

"JSONB traz o PostgreSQL para a comunidade de desenvolvimento JavaScript, permitindo que dados JSON possam ser armazenados e consultados nativamente. Node.js e outros frameworks JavaScript do lado do servidor podem se beneficiar da segurança e robustez do PostgreSQL, enquanto continuam a armazenar dados no formato sem esquema que eles preferem", disse Matt Soldo, Gerente de Produtos, Heroku Postgres.

Escalabilidade

Na 9.4, Decodificação Lógica fornece uma nova API para leitura, filtragem e manipulação do fluxo de replicação do PostgreSQL. Esta interface é o fundamento para novas ferramentas de replicação, como Replicação Bidirecional, que permite a criação de clusters PostgreSQL com múltiplos mestres. Outras melhorias no sistema de replicação, tais como entradas de replicação e réplicas atrasadas no tempo, melhoram a administração e utilidade de servidores réplica.

"A principal razão por trás da nossa adoção imediata do PostgreSQL 9.4 é a nova funcionalidade Decodificação Lógica", disse Marco Favale, Gerente de Produção Cartográfica da Navionics. "A capacidade de escrever plugins de saída personalizados e flexíveis nos permitirá coletar mudanças em tabelas selecionadas de maneira transparente e replicá-las como quisermos, removendo a pesada - e mais complexa de gerenciar - solução de replicação baseada em gatilhos."

"Zalando confia na estabilidade e performance de centenas de servidores de banco de dados PostgreSQL para servir continuamente milhões de clientes em toda Europa", disse Valentine Gogichashvili, Líder do Time de Operações em Banco de Dados na Zalando Technologies. "Nós estamos animados para executar servidores em espera atrasados no tempo que funcionam imediatamente, e avaliaremos as novas ferramentas de replicação bidirecional assim que elas forem lançadas."

Performance

Versão 9.4 introduz também múltiplas melhorias de performance que irão permitir usuários obter mais ainda de cada servidor PostgreSQL. Estas incluem:

  • Melhorias em índices GIN, tornando-os até 50% menores e até 3X mais rápidos.
  • Visões materializadas atualizáveis paralelamente com rapidez para relatórios mais atuais.
  • Rapidamente recarrega a cache do banco de dados após reinício utilizando pg_prewarm.
  • Escrita paralela com rapidez do log de transação do PostgreSQL.

"Definitivamente nos beneficiaremos da atualização concorrente de visões materializadas, servidores em espera atrasados no tempo (que farão a nossa recuperação de desastre ainda mais robusta) bem como as melhorias de performance habituais que cada nova versão traz", complementou Marco Favale.

Links

Sobre PostgreSQL

PostgreSQL é um sistema de banco de dados líder de código aberto, com uma comunidade global de milhares de usuários e colaboradores e dezenas de empresas e organizações. O Projeto PostgreSQL foi construído ao longo de 25 anos de engenharia, iniciando na Universidade da Califórnia, Berkeley, e tem um ritmo inigualável de desenvolvimento hoje. Conjunto de funcionalidades maduras do PostgreSQL não só se igualam aos principais sistemas de bancos de dados proprietários, mas os supera em funcionalidades avançadas, extensibilidade, segurança e estabilidade. Saiba mais sobre o PostgreSQL e participe da nossa comunidade em http://www.postgresql.org.


Tags deste artigo: postgres 9.4 lançamento

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.