XIV Fórum Goiano de Software Livre acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2017
20 de Outubro de 2017, 22:09Criado em 2003 pela Comunidade de Software Livre do Estado de Goiás, o FGSL - Fórum Goiano de Software Livre aborda desde sua primeira edição o tema "Socialmente justo, economicamente viável, tecnologicamente sustentável", discutindo as questões que permeiam o uso, a produção e a difusão do Software Livre (SL) em todo o Estado de Goiás.
O evento, palco escolhido para o intercâmbio do conhecimento tecnológico e colaborativo entre os membros das diversas comunidades de Goiás, ocorre anualmente sempre com chamadas de patrocínio e de local públicas. Essa ação é uma maneira de tornar o evento e suas filosofias itinerante e acessível a qualquer fomento.
A missão do FGSL compreende o cumprimento dos seguintes objetivos:
- Divulgar e reforçar os conceitos de software livre, estimulando o seu uso como base para programas de inclusão digital e para negócios nas áreas de Tecnologia da Informação;
- Dar visibilidade, capacitar e atender profissionais e interessados de todos os níveis de conhecimento em software livre;
- Mostrar e demonstrar que é possível fazer uso do SL sem grandes dificuldades;
- Promover o intercâmbio do conhecimento e a aproximação entre pesquisadores das diversas áreas da tecnologia e produção da informação inovadoras;
- Estimular o uso e o desenvolvimento do software livre e dos códigos abertos;
- Investir na produção e na qualificação do conhecimento, a partir de um paradigma de desenvolvimento sustentado e de uma postura que prima pela inclusão social e pela igualdade de acesso aos avanços tecnológicos.
A XIV FGSL - Fórum Goiano de Software Livre acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2017 na Universidade Federal de Goiás em Goiânia - GO.
11ª RubyConf Brasil acontecerá dias 17 e 18 de novembro em São Paulo
20 de Outubro de 2017, 21:23A 11ª RubyConf Brasil terá uma programação cheia de novidades e com palestrantes de peso no mercado de TI que trarão conteúdos para desenvolvedores que querem ampliar seus conhecimentos sobre Ruby, Ruby on Rails, Técnicas Ágeis, Devops e outras tecnologias como Elixir, Clojure, Go, Rust e Crystal.
Desde a sua estreia, como Rails Summit, a RubyConf Brasil ganhou novos formatos e já é uma das principais referências na área de tecnologia no Brasil.
A 11ª RubyConf Brasil acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro de 2017 na FecomercioSP em São Paulo - SP.
A Linux Developer Conference Brazil com uma proposta inédita acontecerá em 11 de novembro de 2017
20 de Outubro de 2017, 13:03A Linux Developer Conference Brazil tem como objetivo elevar a comunidade brasileira de desenvolvimento Linux ao nível internacional. Seja você um curioso interessado em entender o ecossistema do Linux, alguém buscando contribuir com projetos open source ou mesmo um veterano colaborador, essa conferência é para você.
O escopo do evento engloba o desenvolvimento upstream de projetos como Linux Kernel, systemd, containers, wayland, Gstreamer, gcc, llvm, MESA, gdb, bootloaders, qemu, kvm, ChromeOS, tracing, segurança ou qualquer outro componente low level do mundo Linux. Em seu programa, a conferência tem como prioridade a diversidade de temas em variados graus de profundidade, buscando garantir que colaboradores veteranos possam trocar experiências e reforçar seus laços com a comunidade ao passo que novos desenvolvedores também aprendam e se beneficiem dos conhecimentos expostos.
Linux Developer Conference Brazil acontecerá em Campinas - SP no dia 11 de novembro de 2017 na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas.
2ª PotiCon acontecerá dias 04 e 05 de novembro de 2017 e você pode ajudar
18 de Outubro de 2017, 11:42A PotiCon - Conferência Potiguar de Software Livre é um evento organizado pelo pessoal da PotiLivre - Comunidade Potiguar de Software Livre que tem o objetivo ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as ferramentas livres de desenvolvimento, distribuições GNU/Linux e como anda o mercado atual do Software Livre, com isto o público poderá trocar experiências e impressões sobre os projetos inovadores de código aberto existentes no país. A proposta do PotiCon é reunir um amplo conteúdo de informações para que estudantes, professores, pesquisadores, profissionais e especialistas compartilhem os seus conhecimentos no mesmo ambiente.
A 2ª PotiCon acontecerá nos dias 04 e 05 de novembro de 2017 no Instituto Metrópole Digital na UFRN em Natal - RN.
Vaga Desenvolvedor Linux em Curitiba/PR
4 de Outubro de 2017, 15:56Experiência para atuar no desenvolvimento e manutenção de software OEM. Responsável por desenvolver e customizar um sistema operacional Linux OEM para diversos tipos de computadores desktops, all-in-one, notebook e netbook. Para atuar nesta posição é desejável que o profissional tenha conhecimentos de distribuições Linux e domínio de linguagens de programação como Shell Script, Python, C e/ou C++. As atividades envolvem a customização e eventual desenvolvimento nos mais diversos componentes chave do sistema operacional como o Kernel e device drivers, Xorg, Systemd, Udev, dbus, pm-utils e o ambiente gráfico KDE.
Assine a petição europeia Public Money, Public Code
26 de Setembro de 2017, 14:05A FSFE - Free Software Foundation Europe, criou uma campanha para conseguir aprovar uma legislação que garanta que todo software financiado com dinheiro público seja lançado como Software Livre. O título e slogan são:
Dinheiro público, Código público - uma campanha para liberar software financiado publicamente como Software Livre.
Para fortalecer a campanha a FSFE lançou o site https://publiccode.eu explicando toda a proposta onde está escrito:
Por que o software criado usando o dinheiro dos contribuintes não é lançado como Software Livre?
Queremos uma legislação que exija que o software financiado publicamente desenvolvido para o setor público seja disponibilizado publicamente sob uma licença de Software Livre e de Código Aberto. Se é dinheiro público, também deve ser um código público.
O código pago pelas pessoas deve estar disponível para as pessoas!
No site existe uma carta aberta direcionada aos legisladores que solicita:
Implementar legislação que exija que o software financiado publicamente desenvolvido para o setor público deve ser disponibilizado publicamente sob uma licença de Software Livre e de Código Aberta.
14º Latinoware acontecerá de 18 a 20 de outubro de 2017 em Foz do Iguaçu
22 de Setembro de 2017, 13:55Um dos maiores eventos de software livre do mundo. Assim é definido o Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) , organizado pela Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil. Realizado desde 2004, o Latinoware oportuniza momentos de debate e troca de conhecimento sobre a evolução das tecnologias abertas e as suas aplicações com um público diversificado: comunidade, usuários, desenvolvedores, estudantes, pesquisadores, representantes governamentais e da iniciativa privada.
Em três dias de evento, os participantes conferem palestras, novas ferramentas, oficinas, sessões técnicas e acompanham casos de sucesso e principais iniciativas, que são apresentadas por especialistas e representantes de órgãos públicos e privados de diversos países da América Latina.
Entre os objetivos do evento, está oportunizar um espaço para discussões e reflexões sobre a utilização do software livre e a décima quarta edição do Latinoware promete ser o local para que o público possa encontrar as principais novidades da área. O evento será realizado de 18 a 20 de outubro de 2017, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), localizado na Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu - PR.
PythonBrasil[13] acontecerá de 06 a 11 de outubro de 2017 em Belo Horizonte
22 de Setembro de 2017, 13:39A PythonBrasil[13] acontecerá de 06 a 11 de outubro de 2017 em Belo Horizonte - MG. O evento tem como propósito reunir centenas de pessoas durante 6 dias para discutir sobre software livre, práticas de desenvolvimento e Python.
As atividades consistem em palestras com pessoas de destaque, que compartilharão suas experiências onde mostrarão as tendências e o futuro do Python; minicursos sobre Python e tecnologias relacionadas; sprints onde os participantes se reúnem conectando-se à comunidade Python através de sua contribuição prática na melhoria de um ou mais projetos de código aberto; open spaces que são uma forma de interação importante onde os participantes podem abrir espaços dinâmicos para exposição e discussão de assuntos diversos sem a necessidade de uma programação pré-estabelecida; e job fair que tem por objetivo estimular o mercado de desenvolvimento, principalmente para a comunidade Python.
Plataforma Livre Agroecologia Saberes e Práticas será apresentada no Congresso Latino-americano de Agroecologia
8 de Setembro de 2017, 13:44A plataforma Agroecologia Saberes e Práticas é uma ferramenta que permite o mapeamento e registro de iniciativas, experiências e práticas em Agroecologia em todas as suas vertentes. A agroecologia é o estudo dos agroecossistemas abrangendo todos os elementos humanos e ambientais e a proposta desta plataforma é potencializar estes aspectos através de interações entre os diversos fomentadores destes sistemas agroecológicos.
Vídeos, fotos e textos da palestra do Stallman em Curitiba em 2017
5 de Setembro de 2017, 15:01Richard Stallman (RMS), fundador do movimento Software Livre, do Projeto GNU, e da Free Software Foundation (FSF), e um dos autores da Licença Pública Geral GNU (GNU GPL) palestrou no dia 02 de junho de 2017 no auditório Prof. Ulysses de Campos do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná.
A vinda do Stallman foi organizada pela Comunidade Curitiba Livre e pelo Centro de Estudos de Informática (CEI), teve o patrocínio da empresa Ambiente Livre e os apoios do Departamento de Informática da UFPR, do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL), e da Celepar.
A organização realizou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar a contratação da tradução simultânea e custear outras despesas. A campanha foi um sucesso, a lista de doadores e a prestação de contas podem ser vistas no site http://rms.curitibalivre.org.br
Vídeos da palestra - vários formatos e áudios em inglês e português (tradução simultânea):
http://stallman-brasil.softwarelivre.org/2017/curitiba-ufpr
Fotos:
https://www.flickr.com/photos/curitibalivre/sets/72157684615095686
Textos publicados sobre a palestra:
UFPR: Criador do Movimento Software Livre, Richard Stallman faz palestra para auditório lotado na UFPR
Jornal Comunicação UFPR: Quem controla o seu computador? Confira palestra do criador do sistema GNU em Curitiba
Gazeta do Povo: Todos os olhos em você
A Free Software Foudation publicou em seu site uma notícia sobre a vinda do Stallman para o Brasil e as palestras nas cidades de Belo Horizonte, Campinas, Curitiba e Brasília.
https://www.fsf.org/blogs/rms/photo-blog-2017-may-june-campinas-curitiba-brasilia
FISL18 está adiado para julho de 2018
23 de Agosto de 2017, 14:23Caras e Caros apaixonadas e apaixonados, evangelistas, desenvolvedoras e desenvolvedores, difusores, entusiastas e usuários do Software Livre no Brasil:
Vocês foram os únicos responsáveis por dezessete edições do Fórum Internacional Software Livre. Vocês foram não apenas a razão de ser destas edições de quase duas décadas, mas também as pessoas que sustentaram cada uma delas, com suas milhares de inscrições e muitas centenas de patrocínios estimulados por seus movimentos e relações. Vocês foram as pessoas que deram a cada uma de suas edições, vida, alma, energia e razão para acontecer.
Em síntese, esse Movimento é de cada um de vocês, tem o crédito, a assinatura e a cara de cada um de vocês, com presença ano após ano, ou intercalados, ou episódicos, não importa. Mais que isso, ele é, e continuará sendo, o que cada um de nós estiver disposto a fazer com que ele seja.
Muitos acham que este Fórum Internacional Software Livre, carinhosamente chamado por todos nós de FISL, deveria ter outros formatos, outros tamanhos, outras finalidades.
Que ele deveria mudar e tornar-se mais parecido com este ou aquele evento, mais dinâmico, mais empreendedor, mais focado.
Talvez pelo fato de ter perdido o apoio financeiro dos governos federal, estaduais e municipais, combalidos pela crise econômica mundial, apesar da ironia de que justamente um investimento público maior e sistemático em softwares livres pudesse ajudá-los a mitigar, contornar ou mesmo encaminhar o problema da economia deste país.
Ou, talvez pelo fato de que as empresas, agora em situação dramática, cortam todas as suas despesas "supérfluas", esquecendo que muitas vezes cresceram e muitas vezes saíram da crise com o uso silencioso do software livre em seus processos, ou em seus serviços.
Desde o princípio, nós fizemos a opção pela liberdade. E dado que desejamos preservar nossa missão e radicalizar em nossos propósitos, fazendo o uso, a defesa e a difusão cada vez mais efetivos dos softwares livres, precisamos perseguir a independência total e absoluta de fornecedores.
Foi por esta principal razão que solicitamos não uma mera inscrição, mas uma doação equivalente a possibilidade de cada uma e cada um, em favor do PSL.Br . Um grande esforço nacional e coletivo para a preservação de uma grande ideia.
No entanto, a crise que atinge a nós todos tem provocado retrações e comedimentos de todos, sem exceção, fazendo com que não alcançássemos até aqui, a meta mínima necessária para garantir o evento, sem solução de continuidade para a ASL.Org e para o Projeto.
Nos cumpre informar, contudo, que não esmoreceremos!!!
O FISL está adiado para julho de 2018, na data de costume e por absoluta imposição da conjuntura.
Continuaremos em nosso esforço de captação de doações e patrocínios, assim como continuaremos a organização do temário em conjunto com todas as comunidades que representam esse maravilhoso movimento, mundo a fora.
Além disso, fruto da importância imperiosa de discutirmos acerca de nosso destino e de novas estratégias, no período anunciado de 01 a 04 de outubro, em Porto Alegre, faremos um sério debate, para o qual estão convidados desde já todas e todos que se sentem compromissados com a causa do software livre, para refletirmos sobre "O futuro do software livre no Brasil e no mundo", com o propósito de lançar as bases para a construção de novas estratégias que nos permita avançar na próxima década.
Venha com a gente, faça parte dessa construção.
Saudações livres!
Coordenação da ASL.Org
Software Livre - A tecnologia que liberta
Fisl18 - Fórum Internacional Software Livre
"Informação e comunicação abertas para a sociedade."
11 a 14 de julho de 2018 - Centro de Eventos da PUCRS - Porto Alegre - Brasil
Instâncias hispanófonas do GNU Social - 2
22 de Agosto de 2017, 16:40Listo abaixo as instâncias da rede federada GNU Social dedicadas principalmente ao espanhol, com detalhes sobre cada uma. Deixei de fora social.undernet.uy pois nela há apenas bots de sites comuns de notícias, então não serve pra usar como comunidade de interação humana.
Não existem instâncias significativas dedicadas à língua portuguesa. As instâncias foram descobertas em Fediverse.org , mas este site não inclui todas as informações que eu desejava.
4 razões para o linux ser o sistema operacional que mais cresce no mundo
22 de Agosto de 2017, 16:21No início dos anos 90, Linus Torvalds, o criador do Linux, anunciou que tinha criado um sistema operacional livre, mas que só era um hobby. Naquele momento ele nem imaginava que este se tornaria um dos mais importantes sistemas operacional do mundo e que o Linux receberia o crédito de fazer decolar a internet, a cloud computing e a Internet das Coisas.
Projeto opensource 100% brasileiro (precisamos de colaboradores)
22 de Agosto de 2017, 16:21Bom dia. Sou desenvolvedor e mantenedor de um sistema OPENSOURCE para provedores de telefonia IP, que desde 2014 passei o projeto para OPENSOUCE. Projeto 100% brasileiro.
Atualmente na versao 5 com a versao 6 BETA prontinha para sair um "release".
Trabalho praticamente sozinho neste projeto a 10 anos. Chegamos ja a um bom numero de usaurios pelo mundo a fora, mas lamentavelmente nenhum colaborador para transformar este projeto brasileiro maior do que ja é.
O começo do GNU Social
22 de Agosto de 2017, 16:21Este post é baseado no artigo What is GNU social and is Mastodon Social a “Twitter Clone”?, por Robek World.
Em 2007, Evan Prodromou desenvolveu o "esqueleto" do que eventualmente se tornaria o GNU Social. Na época de sua concepção, ele era conhecido como Laconica, e era utilizado em um serviço de microblogging chamado Identi.ca. Após ser financiado, Prodromou renomeou Laconica para StatusNet e começou o desenvolvimento do serviço. A ideia por detrás da StatusNet era que qualquer um pudesse baixar o software e rodar seu próprio serviço de microblogging. O nobre objetivo estava embrulhado em estratégia de marca, e buscas corporativas, na esperança de um dia levar o microblog para as massas (tanto marcas quanto indivíduos) tal qual WordPress fez para os blogs. Várias pessoas contribuíram código para a StatusNet e o projeto cresceu.