Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Sistema operacional Insigne rompe a barreira dos 3 milhões de PCs

15 de Março de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1929 vezes

A Insigne Software do Brasil, fornedora de sistema operacional de código aberto para PCs projetados para o mercado de massa, comemora a marca de 3 milhões de cópias do sistema Insigne, distribuído exclusivamente através de grandes fabricantes brasileiros.

O resultado acompanha o aumento das vendas de PCs no Brasil, que, segundo a Abinee, somou mais de 12 milhões de unidades em 2009, colocando o Insigne com 8,5% deste mercado total. Quando a referência é o mercado de sistema operacional de código livre, o Insigne pode chegar a mais de 35% do mercado, segundo estimativa da própria Insigne, uma vez que o número de unidades comercializadas a partir do programa Computador para Todos do Governo Federal ainda não foram mensurados.

De acordo com João Pereira da Silva Jr., presidente da Insigne, a maior parte dos fabricantes tem mais de 60% de sua produção baseada no SO de código livre. “Trata-se de uma estimativa, mas a participação do Insigne é realmente grande, levando-se em conta que as vendas dos PCs populares representam uma boa fatia do faturamento dos fabricantes e dos magazines”, comenta.

Para atingir a marca dos três milhões o Insigne levou dez anos, mas foram nos últimos quatro anos de existência do programa Computador para Todos que as vendas aumentaram significadamente. Até o início do programa de Inclusão Digital do Governo Federal, em novembro de 2005, o Insigne tinha 250 mil unidades distribuídas, aos cinco anos de participação de mercado.

O sistema levou mais dois anos para atingir um milhão de cópias (em outubro de 2007) e no ano seguinte (outubro de 2008), atingiu 1,5 milhão de unidades distribuídas. Em 2009, atingiu mais de 2,8 milhões no total.

“Nestes quatro anos de Computador para Todos foram treinados mais de seis mil profissionais e usuários, com resultado impressionante no modo como as pessoas mudaram sua visão sobre os PCs com sistema operacional que não fosse da Microsoft”, comenta o executivo.

Outra iniciativa da empresa foi a parceria com a Dr. Micro, empresa especializada em projetos de capacitação profissional online em Tecnologia, na qual a Insigne liberou um curso online gratuito que ensina como utilizar todas as funcionalidades do sistema operacional Insigne (www.drmicro.com.br/insigne).

 

Fonte Convergência Digital


Tags deste artigo: abinee insigne software pcs livre

1Um comentário

  • 85ebf0af435130b842016235eea5c60b?only path=false&size=50&d=404Paulo de Oliveira(usuário não autenticado)
    16 de Março de 2010, 14:10

    Parabéns pela iniciativa

    Parabéns a Insigne, esta marca demonstra que temos no Brasil empresas com competência para prover uma alternativa de sistema real e acessível aos brasileiros.É um desafio constante romper com os paradigmas no uso de sistema de código aberto que não seja o convencional, Este paradigma é fruto da falta de alternativas viavéis nos últimos 30 anos.
    Será bom que outras empresas sigam este modelo de atuação desenvolvido pela Insigne.
    Porém ainda é preciso que empresas deste porte tenham apoio de orgãos governamentais no sentido de prover recursos para o financiamento de pesquisa e desenvolvimento.


Eventos de Software Livre no Brasil