Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Projeto GNU completa 29 anos

27 de Setembro de 2012, 0:00 , por Gabriel Galli - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1082 vezes

27 de setembro de 1983 foi a data em que Richard Stallman enviou o primeiro e-mail para um grupo contando como funcionaria sua ideia de construir o Projeto GNU. Hoje, a iniciativa completa 29 anos.

Stallman sentia-se indignado pelos rumos ao qual a indústria de software estava tomando. As empresas exigiam que os programadores mantivessem em segredo o código-fonte dos softwares, o que não era algo padrão na época. Um momento marcante foi quando uma impressora do laboratório onde trabalhava no MIT (Massachussets Institute of Technology) apresentou problemas e o colega que possuía o código não podia compartilhá-lo para que o grupo arrumasse por ter assinado um contrato de exclusividade com a empresa que produziu o equipamento.

Richard se deu conta que para continuar trabalhando como programador teria que achar uma alternativa que não fosse contra suas convicções. “Eu considero que a regra de ouro requer que se eu gosto de um programa eu tenho que compartilhá-lo com outras pessoas como eu. Eu não posso, com a consciência limpa, assinar um contrato de não-divulgação de informações ou um contrato de licença de software”, disse na carta.

Foi Stallman quem disseminou pela primeira vez os quatro ideais que dão ao movimento em prol do Software Livre, que ele fundou. Liberdade para usar um programa para qualquer propósito, liberdade para estudar seu funcionamento e modificá-lo caso queira, liberdade para copiar e distribuir o produto (e ao contrário do que se pensa, é possível cobrar, sim, pelo software), e liberdade para aprimorá-lo.

Saiba mais sobre o Projeto Gnu


Tags deste artigo: aniversário gnu 2012

Eventos de Software Livre no Brasil