Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Presidente Rafael Correa fala sobre Software Livre na Campus Party

21 de Setembro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1523 vezes

Por Carlos Machado e Mariel Zasso

A comunidade software livre brasileira não esquece: em 2009, o presidente Lula, acompanhado de sua então ministra chefe da casa civil Dilma, visitou o Fórum Internacional Software Livre (FISL) em Porto Alegre e pela primeira vez um chefe de estado falava exclusivamente de Software Livre para um público da área de tecnologia. Na última quarta (19), na abertura da Campus Party Quito, o presidente do Equador Rafael Correa protagonizou ato similar.

Em sua visita ao décimo FISL(2009), Lula falou dos benefícios e das vantagens da adoção de SL pelo seu governo e falou ainda de como esse e outros temas são importantes para a sociedade. Naquele período, a chamada Lei Azeredo tramitava no congresso e o presidente foi claro ao dar a entender que não aceitaria leis que cerceassem a liberdade dos cidadãos na Internet.

Na abertura da Campus Party Quito, Rafael Correa discursou sobre Software Livre e sua adoção oficial pelo governo do Equador e também contextualizou o tema com a mais atual ameaça as liberdades no mundo digital: as patentes de Software. O presidente Correa falou a respeito das idiossincrasias já existentes na legislação de patentes internacionais e equatoriana, fazendo analogias e referências históricas à colonização.

Correa ainda deu destaque à iniciativa do Software Livre Internacional, em que o Equador se alia à Argentina, Brasil, Paraguai e outros países, para tornar livre o uso de Softwares de interesse público.

Vale a pena se emocionar com esse discurso (legendas em breve).

Saiba mais:

Blog do Michael Tiemann sobre Lula no FISL

Blog do Maddog sobre Lula no FISL

Relembre:

Lula e Dilma no FISL10


Tags deste artigo: equador rafael correa patentes software livre conhecimento livre soberania nacional

Eventos de Software Livre no Brasil