Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Por que projeto de fomento ao #SoftwareLivre continua parado na Câmara Federal?

8 de Junho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2189 vezes

Em 22 de novembro de 2007, o Deputado Federal do PT de São Paulo, Paulo Teixeira, protocolou o Projeto de Lei que dispõe sobre o financiamento público de Software Livre, PROJETO DE LEI Nº 2469/2007. O objetivo é garantir 20% dos recursos do Fundo Setorial para Tecnologia da Informação – CT-Info do Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT,  seja destinado à produção de tecnologias abertas (software livre).

O projeto traz grande novidade, que para além de empresas, universidades, institutos tecnológicos, centros de pesquisa, também poderão solicitar recursos do CT-Info, cooperativas e comunidades desenvolvedoras.

A novidade significa que a comunidade em geral ou jovens associados oriundos de projetos de inclusão digital ou de pontos de cultura, que desenvolvem software livre também poderão solicitar recursos para desenvolvimento.

Mas, infelizmente o projeto está parado. E gostaria de deixar aqui um questionamento: Porque esse importante projeto não tramita na câmara dos deputados? Como o projeto trata de um fundo do CT-Info do MCT, me parece evidente que se o MCT apoiasse politicamente  o projeto, este tramitaria no legislativo, e nós já teríamos no Brasil um projeto de financiamento público de desenvolvimento de tecnologias livres.

Por isso, penso que é oportuno questionar o Secretário do CT-Info – Ministério de Ciência e Tecnologia, Augusto Gadelha, sobre o projeto: O que pensa sobre o PL-2469/2007, e o que faz para levar a iniciativa adiante?

Gostaria que a resposta do Secretário Gadelha fosse de apoio total, e além disso é claro, que suas políticas de financiamento pudesse ser livre dos interesses de tecnologias proprietárias e dos interesses da Micro$oft, que inclusive o levou aos EUA na sede da empresa no início de 2008. Consulte a notícia: http://www.microsoft.com/latam/presspass/brasil/2008/abril/gadelha.mspx . Ou seja, que os recursos pudessem manter equilibrio entre financiar tecnologias proprietárias e tecnologias livres.
Ao consultar o site do MCT, podemos notar que  as chamadas públicas ou editais para o CT-info não acontecem a 2 anos. Portanto, deixo mais uma questão: Como é o processo de gestão deste fundo? http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/9932.html

Por Everton Rodrigues – Projeto Software Livre Brasil, Movimento Música para Baixar e Blog Brasil Autogestionário


Tags deste artigo: software livre projeto
Fonte: Everton Rodrigues

22 comentários

  • Ca2c4c4c1ce42f04f429e46a7580670d?only path=false&size=50&d=404Eloy(usuário não autenticado)
    9 de Junho de 2010, 8:06

    Fomento ao Software Livre

    Parabéns pela sua atenção ao andamento deste projeto de lei. Sugiro a você, se ainda não o fez, que envie suas perguntas também para outros portais, de maneira a divulgar esta proposta do deputado Paulo Teixeira para a maioria das pessoas. Acho também que você poderia postar esta pergunta no próprio site do Portal do Software Livre do governo federal. Um abraço!


  • Portrait big minorGnuEverton
    9 de Junho de 2010, 17:44

    Fomento Software Livre

    Olá Eloy. Obrigado.
    Já enviei para para Br-Linux, Revista Fórum e Observatório do Direito à Comunicação que ainda não publicaram. O cultura digital.br publicou. Tens outras sugestões?

    Jomar me avisou que tem também outro projeto dos padrões abertos (odf) que irei ver em que pé anda...


Eventos de Software Livre no Brasil