Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Governo dos EUA conclui que a maioria dos estudos sobre a pirataria são bobagem

20 de Abril de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2314 vezes

Sabe aqueles estudos financiados pela RIAA, BSA, MPAA e outros representantes dos grandes estúdios e distribuidores de conteúdo? Eles aparentemente acabam de ser desmoralizados por uma instância que talvez tenham que levar a sério: um relatório do GAO, braço investigativo, avaliador e auditor pertencente ao legislativo federal dos EUA.

A matéria do OS News é um pouco longa, e meu resumo traduzido não lhe fará justiça, por isso recomendo que você a leia integralmente, e siga os links dela para mais informações.

Ainda assim, para resumir, o Congresso dos EUA decidiu, há cerca de um ano, mandar o GAO pesquisar sobre a inundação de relatórios das entidades representantes dos estúdios descrevendo os malefícios que a pirataria causa à economia, fartamente reproduzidos na imprensa e certamente influenciando as políticas públicas a respeito.

E a investigação mostrou que (a) estes estudos estão recheados de imprecisões, inverdades e opiniões não comprovadas, e (b) não há certeza de que a pirataria é ruim para a economia como um todo – é até possível que ela traga efeitos positivos gerais, e inclusive para os estúdios.

Uma das afirmações cuja veracidade não foi confirmada pelo relatório é a velha história de que cada música copiada era uma música que deixava de ser vendida. E há muito mais, leia lá!

Mas vale destacar: embora questione todos os estudos que analisou, o GAO não está dizendo que a pirataria não é um problema. Hoje ela é um aglomerado de problemas – especialmente quando ocorre em escala industrial, eu acrescentaria – MAS as quantificações e conclusões já apresentadas sobre ela são falhas, ao contrário do que seus autores querem que eu, você e o governo acreditemos. (via osnews.com)


Tags deste artigo: riaa bsa mpaa pirataria

Eventos de Software Livre no Brasil