Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Gabinete Digital do Governo do RS lança nova ferramenta de participação online

10 de Novembro de 2011, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1511 vezes

Todo feito com softwares livres, o Gabinete Digital do Governo do RS lançou, nesta quarta-feira (9/11),  uma nova ferramenta de participação online,  chamada  Governador Pergunta.  Durante o evento de lançamento, transmitido pela internet, o Governador respondeu a perguntas enviadas pela plateia e também através das redes sociais. Mais de 2 mil pessoas assistiram ao lançamento da ferramenta e do novo site do Gabinete Digital pela Internet. O tema da primeira edição do Governador Pergunta é Saúde, e o questionamento feito pelo Governador foi “Como podemos melhorar o atendimento e o acesso à saúde pública?”.

Segundo o Chefe de Gabinete do Governador, Vinicius Wu, o objetivo é facilitar ao máximo a participação do cidadão. Ele explicou que até o dia 24 de novembro qualquer pessoa pode enviar propostas pelo site, que depois de sistematizadas serão disponibilizada para votação da população.  Todo o processo, desde a submissão de propostas até a votação é feito online e os autores das propostas mais votadas receberão um documento de encaminhamentos do governador.

Para o Secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, também presente no evento, receber as ideias dos usuários sobre a saúde permitirá entender o que a população vê como prioridade em cada região do Estado. O Governador Tarso Genro afirmou que esta é mais uma oportunidade para a população participar na definição das políticas públicas.  “Nós valorizamos muito a participação em rede porque acreditamos que são opiniões que provavelmente não receberíamos por outros canais”, afirmou. 

Através de uma parceria com a Companhia de Processamento de Dados do RS (Procergs), uma van equipada com computadores e internet oferece acesso ao Gabinete Digital em pontos da capital e região metropolitana. A entidade também disponibiliza computadores para acesso público em suas regionais no interior e na capital.

O Gabinete Digital já recebeu dois prêmios nacionais, desde o seu lançamento, em maio de 2011. Ao todo são quatro ferramentas de participação disponíveis no site. Para saber mais acesse: http://www.gabinetedigital.rs.gov.br/

Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

 


Tags deste artigo: gabinete digital software livre tarso genro governador pergunta saúde

Eventos de Software Livre no Brasil