Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Empresa lança notebook para hackers

18 de Março de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5373 vezes

Thumb6_328445_1

A Qi Hardware lançou nesta semana um computador voltado especialmente para hackers. O “Ben NanoNote” é um notebook feito com software livre e hardware Copyleft. Assim, todos os projetos do computador estarão sob a licença “Creative Commons”, que permite que qualquer um possa editar e realizar quaisquer mudanças que quiser na máquina.

Com processador MIPS de 400 Mhz e tela LCD de 3 polegadas, o computador tem 64 MB de memória RAM, 2GB de memória flash e um mini teclado QWERTY, que pode ser usado só com os dedões.

O “Ben NanoNote” pesa apenas 126 gramas, e seu uso pode ser definido para o que seu usuário quiser. Um site foi criado especialmente pela empresa para disponibilizar o código-fonte do sistema operacional e instruções sobre como regravar o firmware.

A empresa também irá divulgar uma lista com todos os componentes e equipamentos necessários para que qualquer empresa ou pessoa interessada possa fabricar seu próprio computador. Para copiar o modelo, basta creditar a Qi Hardware e utilizar a mesma licença da empresa. A máquina custa apenas US$ 99,00.


Tags deste artigo: copyleft hardware software notebook hackers

1Um comentário

Eventos de Software Livre no Brasil