Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Clic RBS: Para Pau Milá, cloud computing é a bola da vez na informática

26 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2488 vezes

Cloud_computingNão supreende a ninguém dizer que o futuro da informática está na nuvem. Menos ainda, dizer que a nuvem também é livre. O autor de um dos projetos de software livre melhor sucedidos da nuvem, Pau Garcia-Milá, do eyeOS, esteve no Fórum Internacional Software Livre (fisl10) nesta quinta, apresentando o sistema, e convidando programadores para um concurso de aplicações para a plataforma. "No ano que vem o que veremos é cloud computing, cloud computing, cloud computing..." – disse Milá.

A cloud computing, ou computação nas nuvens, consiste em colocar serviços e documentos em servidores na internet em vez de armazená-los no computador. Sites como o serviço de fotos Flickr, por exemplo, podem fazer as vezes de uma pasta Minhas Imagens nos computadores dos usuários.

Páginas como o Google Docs & Spreadsheets também são um exemplo. Nelas, os usuários criam, editam e compartilham documentos de textos, planilhas eletrônicas ou apresentações de slides diretamente do borwser, com a opção de imprimir ou gerar arquivos que podem ser utilizados no desktop depois.

O eyeOS é um sistema operacional que pode rodar diretamente dos servidores da empresa que o mantém, ou pode ser baixado para o computador do usuário. Uma boa alternativa para plataformas móveis, como netbooks ou celulares.

Existem três tipos de eyeOS para celulares, uma versão básica para Nokias sem Symbian, uma intermediária para BlackBerries e Nokias mais modernos, e uma avançada, para iPhone e Android.

Todos podem ser utilizados livremente. Aliás, Milá veio ao fisl10 buscar colaboradores, sejam hackers que desenvolvam para a plataforma, sejam críticos que possam ajudar a aprimorá-la. Essa é a ideia do concurso.

Queremos que todos os desenvolvedores participem. Seria um prazer enviar o prêmio, um lindo netbook, para o Brasil – brincou o palestrante.

Para baixar o sistma operacional de Milá basta acessar o site www.eyeos.org.

 


Tags deste artigo: fisl cloud computing

Eventos de Software Livre no Brasil