Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Associação brasileira elege Firefox 3.5 como o melhor navegador

18 de Fevereiro de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3057 vezes

A PRO TESTE Associação de Consumidores testou os principais navegadores de Internet disponíveis no mercado e descobriu que o melhor programa para navegação é gratuito, simples e com grandes possibilidades de navegação. O eleito do teste foi o navegador Firefox 3.5.

Segundo a organização, o programa possui rápida inicialização, é versátil e tem grande capacidade de personalização devido as milhares de extensões disponíveis. É compatível com os padrões da internet e integrado a sites de busca.

Além disso é muito simples de usar sem necessidade de um guia de usuário porque seu design é bem parecido ao Internet Explorer.

O desempenho do tradicional Internet Explorer também foi analisado. A versão 6.0 do programa não é recomendada por ser insegura e não possuir recursos básicos, como navegação por abas e integração com mecanismos de busca. Já a versão 7.0 é aceitável mas é considerada obsoleta se comparada a outros programas.

A melhor opção é a versão 8.0 que possui navegação por abas, um bom número de extensões e gerencia bem sites de busca e feeds RSS. Além disso, possui bons recursos de segurança e privacidade. O problema está no tamanho do programa que ocupa muita memória do computador.

A análise realizada pela PRO TESTE testou, ainda, os navegadores Opera 10, Chrome 3.0., Flock 2.5 e Safari 4.0.

As alternativas ao Firefox, porém, não são ruins. Em um computador antigo ou simples (por exemplo, um netbook) é possível utilizar navegadores mais leves como o Opera –que consome pouca memória -  ou o Chrome, que tem rápida inicialização.

Para quem utiliza as redes sociais a dica é utilizar o Flock.  O programa  possui um botão que já acessa as contas de sites como Facebook, Twitter e YouTube. O navegador também é integrado aos principais sites da web e traz um campo para pesquisas mas não é tão fácil utiliza-lo. É  preciso tempo para aprender.

O navegador  Safari 4.0 é indicado para quem prioriza a segurança durante a navegação. É simples e fácil de usar mas se comparado a outros navegadores continua atrás em termos de utilização de recursos do PC.

Na escolha de um novo programa a dica é ter sempre alguma alternativa instalada no computador para acessar aquele site que não abre corretamente no novo browser ou mesmo no caso de mudar de ideia se o seu novo navegador não o satisfizer.

Fonte Blogs Infoesfera


Tags deste artigo: firefox pro teste brasil navegador

Eventos de Software Livre no Brasil