Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Alunos do IFPB desenvolvem projetos para Google

4 de Maio de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2356 vezes

O que dizer sobre fazer parte de uma das maiores e mais bem sucedidas empresas da internet? Dois alunos do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba estão vivenciando essa experiência. Flávio Ribeiro e Diógenes Augusto estão desenvolvendo projetos de software livre para o Summer of Code, um programa de incentivo do Google com financiamento de 5500 dólares por projeto. 

O Google Summer of Code foi criado para promover a participação de estudantes no desenvolvimento de diferentes softwares de códigos abertos de organizações como Mozilla, Ubuntu, BlueZ, dentre outras. Na Paraíba, apenas 11 estudantes estão participando do programa, incluindo os dois alunos do IFPB, que foram escolhidos entre milhares de estudantes de todo o mundo. 

Para isso, o Google abriu inscrições, no início do ano, para a submissão de propostas. Os melhores projetos foram selecionados e há poucos dias começou a fase inicial de desenvolvimento dos softwares, com a liberação de 500 dólares para cada aluno. 

“A idéia central, de fato, é desenvolver ou melhorar um software de código aberto para o Google. A recompensa em dinheiro é boa, claro, mas o importante mesmo é o enriquecimento do currículo profissional. Ter em seu currículo um projeto aceito pelo Google é um salto enorme na profissão”, conta Flávio. 

"A possibilidade de contratação por empresas e organizações que estão envolvidas em programas desse porte é alta. Quando o resultado final é satisfatório, o estudante ganha destaque na comunidade de software livre e passa a ter uma maior importância dentro dos projetos", completa 

O financiamento dos 5500 dólares para cada projeto é pago em etapas: 500 dólares já na fase inicial; em julho são mais 2250 dólares; e em agosto, mês em que os projetos devem estar prontos, são liberados os 2250 dólares restantes. 

Assessoria

 

Fonte ClickPB


Tags deste artigo: google summer of code software livre paraíba ifpb joão pessoa

Eventos de Software Livre no Brasil