Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

FISL

16 de Fevereiro de 2012, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Comitê de Implementação de Software Livre do Governo Federal busca ampliar o uso de SL no país

27 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

O Comitê de Implementação de Software Livre do Governo Federal, na palestra homônima ocorrida hoje, dia 26 de junho, no fisl10, apresentou seus projetos envolvendo a tecnologia de código aberto. Na ocasião, os membros da mesa mostraram como o Governo Federal vem utilizando o SL e como pretendem ampliar o uso desta tecnologia.

"Criamos uma política de colaboração e implantação de software livre, agora queremos saber quais ações devemos fazer para atingir toda a sociedade e tornar o SL proveitoso economicamente para o país." afirmou o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

Na ocasião foram apresentados os públicos que mais utilizam o Software Livre dentro dos órgãos governamentais e os investimentos feitos para a ampliação de usuários.

" Ao invés de apenas utilizar o Software de código aberto, queremos interagir e estamos propondo a implantação de uma política pública de uso de software livre" disse o coordenador do Comitê Executivo do Programa Serpro de Software Livre, Deivi Kuhn.

No painel também foram apresentados os objetivos futuros do Comitê de Implementação de Software Livre do Governo Federal, além de mostrar a estratégia adotada para alcançar os mesmos.

" O objetivo do comitê de implantação de software Livre do Governo Federal é transferir o investimento feito em software livre para sociedade." falou Marcos Mazoni. O painelista Deivi Kuhn ainda acrescentou que quanto mais mais pessoas usarem o software livre, mais pessoas tendem a buscar esta tecnologia.

Participaram da Palestra Marcos Mazoni, Deivi Kuhn, o membro do GT Capacitação do Comitê, Ézyo Lamarca e  o gestor do Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC), Djalma Valois.

O 10° Fórum Internacional de Software Livre se encerra amanhã, dia 27 de junho.



Lula diz que projeto Azeredo é censura na Internet

27 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje em Porto Alegre, no
O presidente chegou acompanhado da Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, do reitor da PUCRS, Joaquim Clotet, ministros e vários parlamentares, e foi recebido pelo coordenador-geral do fisl10, Marcelo Branco. Após passar pelo que considerou "um corredor polonês", quando visitou a exposição e a área destinada aos grupos de usuários, onde distribuiu autógrafos, abraços e pousou para fotos, Lula falou para um grupo de aproximadamente 300 pessoas, num dos auditórios do evento.

Antes do pronunciamento do presidente, falaram Marcelo Branco e a ministra Dilma. Branco afirmou que "a revolução que estamos vivenciamos não é apenas tecnológica. É uma verdadeira mudança de atitude nas pessoas. O conhecimento não está mais apenas concentrado dentro das grandes corporações, visto que pode ser acessado de qualquer lugar pela Internet".

Muito aplaudida pelo público, a ministra Dilma Rousseff ressaltou em seu discurso os investimentos do governo federal em tecnologias livres. Segundo ela, mais de R$ 370 milhões foram economizados com a implantação de softwares que não exigem o pagamento de licenças. Ressaltou, ainda, que este dinheiro gera investimentos em importantes ações sociais."As semelhanças que nos unem são muito maiores do que as diferenças. Estamos voltando a afirmar que um outro mundo é possível. E ele está sendo construído, aqui, por vocês", afirmou.

Sobre o Blog do Planalto, a ministra Dilma informou se tratar de uma moderna ferramenta que se adapta a uma nova realidade. "No Brasil, existem cerca de um mihão de blogs, produzidos por jovens com menos de 25 anos. É com este público que queremos dialogar", explicou.

Carismático, o presidente Lula divertiu o público, com suas habituais metáforas. "Agora que o prato está pronto, é fácil comer. Mas, elaborar este prato não foi brincadeira", disse, referindo-se à idealização da cultura do software livre. "Foi quando decidimos se iríamos para a cozinha preparar o nosso prato, com nossos próprios temperos, ou iríamos comer o prato que a Microsoft queria que a gente comesse, que decidimos pela liberdade", frisou, recebendo empolgados aplausos.

Para o presidente, o software livre proporciona aos brasileiros a oportunidade da inovação, respeitando a criatividade e a particularidade do povo. "Estamos descobrindo que ninguém é melhor do que nós. Apenas precisamos de oportunidades".



Franklin Martins diz que é contra a Lei Azeredo

27 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

Minutos antes do pronunciamento do presidente da República no projeto-lei cybercrimes, proposto pelo senador Eduardo Azeredo, que está na Câmara dos Deputados.

"Eu, pessoalmente, sou contra a lei de restrições na Internet. A Internet é livre, e deve se ter muito cuidado com o início de restrições para que não se inicie novamente um período de cercamento da liberdade de expressão." afirmou o ministro.



Prefeituras ganham softwares livres para qualificar gestão municipal

27 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

Os municípios são os locais onde o cidadão acessa as políticas

As Prefeituras brasileiras contarão com novos softwares livres voltados à melhoria dos serviços municipais. Neste sábado, dia 27 de junho, duas soluções desenvolvidas pelos Municípios de Bagé (RS) e Fortaleza se tornarão  um bem público disponível livremente na internet. O lançamento dos softwares Marcas e Sinais e Sistema de Atendimento ocorrerá em Porto Alegre, no 10° Fórum Internacional de Software Público (Fisl).

As soluções serão disponibilizadas pelo Governo Federal no Portal do Software Público Brasileiro (SPB)
(www.softwarepublico.gov.br) e estarão acessíveis também no ambiente do 4CMBr - Comunidade, Conhecimento, Colaboração e Compartilhamento. Esse é o primeiro grupo de interesse criado pelo pelo SPB  para atender às demandas municipais na área de Tecnologia da Informação. A iniciativa é coordenada pelo Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.

Desenvolvida pela Prefeitura de Bagé para auxiliar o controle do registro de marcas e sinais em animais criados no município, a solução Marcas e Sinais reduziu de 20 dias para 15 minutos o tempo de consulta dessas informações. Isso porque todas as imagens de marcas utilizadas pelos produtores rurais
foram digitalizadas e estão disponíveis para consulta
na internet.

Em Bagé, uma nova marca somente pode ser autorizada após checagem das existentes já que cada produtor rural deve utilizar imagens distintas em seus animais para facilitar o controle dos mesmos. Segundo o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação de Bagé, Cristiano Cachapuz e Lima, essa consulta era muito demorada porque as informações estavam em arquivos em papel que reúnem dados coletados pela Prefeitura desde 1930.

Outro software que se tornará público no 10° Fisl é o Sistema de Atendimento desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza. O seu objetivo é gerenciar o ambiente de atendimento ao público realizado nos órgãos municipais. A solução gerencia a emissão e a chamada de senhas pelos painéis eletrônicos, além de realizar uma avaliação do atendimento prestado aos cidadãos.

4CMBR
O Governo Federal desenvolveu uma iniciativa que alia a proximidade entre o Estado e a sociedade, inerente aos municípios, às tecnologias da informação e comunicação (TIC) com o objetivo de qualificar a prestação de serviços públicos. Trata-se do 4CMBr - Comunidade, Conhecimento, Colaboração e Compartilhamento.

Vinculado ao Portal do Software Público Brasileiro, esse espaço reúne soluções de TI voltadas à melhoria da gestão municipal e, conseqüentemente, do atendimento à população. Os usuários também podem propor sugestões para a melhoria das soluções porque o ambiente oferece ferramentas de interação como fóruns, chats e ambientes de colaboração.

O coordenador de TI de Fortaleza, Cristiano Therrien, contou que o município é um grande usuário dos softwares públicos disponibilizados pelo Governo Federal. De acordo com ele, a Prefeitura local também disponibilizou seu Plano Diretor de TI e o Plano Diretor de Geoprocessamento no Portal 4CMBr, bem como apóia e desenvolve vários sistemas livres para municípios.

"A Prefeitura de Fortaleza tem consolidado sua opção pelo Software Livre no seu cotidiano administrativo e em políticas públicas de inclusão sócio-digital, promovendo formação em tecnologias livres para milhares de pessoas", disse Cristiano.

A Prefeitura de Arapiraca (AL) é outra usuária do 4CMBr e está implantando o Sistema de Controle de Escolas (I-Educar). Esse é um software para gestão escolar que permite centralizar informações de todas as escolas municipais em um único banco de dados. A solução foi desenvolvida originalmente pela Prefeitura de Itajaí e hoje está disponível à sociedade no Portal do Software Público.

De acordo com o gerente de TI de Arapiraca, Lucas Leão, o I-Educar possibilitará gerenciar a vida acadêmica de cerca de 35 mil alunos, obter  informações gerenciais em tempo real e informatizar as operações das secretarias das 60 escolas da rede municipal de ensino.

"Contamos com o apoio da SLTI que prontamente nos auxiliou no entendimento da solução e do modelo de negócios", destacou Leão. "Confiamos na solidez deste modelo colaborativo de desenvolvimento e acreditamos que esse deve ser o caminho a ser seguido pelas organizações públicas e privadas do país."

Software Público
Segundo o coordenador do 4CMBr, Luis Felipe Costa, a utilização das tecnologias da informação são essenciais para a modernização e eficiência das políticas públicas porque elas permitem reduzir custos e qualificar procedimentos.

Para Costa, uma das grandes vantagens da utilização de softwares públicos é evitar a descontinuação de projetos e programas, além de gastos desnecessários com o desenvolvimento de soluções já existentes. Ele destacou ainda que a criação das comunidades de prática possibilita uma permanente melhoria das soluções.

Lançamento
O lançamento dos novos softwares públicos ocorrerá neste sábado, dia 27 de junho, às 16h na Sala 601, do Prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do RS. Na ocasião também ocorrerá uma apresentação  sobre o ambiente 4CMBr e  casos de sucesso de soluções municipais, além de debate sobre o tema.



Campanha: deslique o seu Access Point no FISL10!

26 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

Network-wirelessVocê já deve ter percebido que a rede wireless do FISL funciona muito bem durante o começo da manhã e no final do dia, não é? Pois é, isso é porquê nesse horários os access points dos participantes não estão ligados! Eu não sou nenhum especialista em wireless, mas do pouco que eu entendo sobre rádio, eu sei que não dá pra transmitir tanta coisa na mesma frequência. O centro de eventos da PUCRS tem uma boa estrutura de wireless, mas com tanto AP ligado ela se torna inútil. Eles até tentam mudar o canal do wireless, mas sempre tem mais um tanto de access points em vários canais.



Transmissão TV Software Livre: Peter Sunde e Teatro Mágico

26 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

A TV e a Rádio Software Livre transmitem a partir das 20h o debate no Bar Ocidente, que terá a presença de Peter Sunde. A partir das 22h, inicia a transmissão do show do Teatro Mágico, que acontece no Bar Opinião.



Blog da Vanessa Nunes: Um mapa colaborativo com a cara do Fisl

25 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

Criar uma ferramenta colaborativa na internet é bem a cara da fantástica comunidade de software livre. Por isso achei bem legal a ideia do estudante de sistemas de informação Matias Schertel, 25 anos, de Porto Alegre. Usou o Google Maps para indicar no mapa pontos que podem ser interessantes para os visitantes do Fisl (imagem acima). Tu ficas sabendo o que há por perto.



Comunidade CACIC se encontra no FISL 10

25 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

A comunidade do programa Cacic, que é o Configurador Automático e Coletor de Informações Computacionais, desenvolvido pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) em parceria com a Secretaria de Logística e Tecnologia da informação (SLTI), reuniu-se na tarde de ontem (24), para discutir inovações e aplicações para o software pioneiro na administração pública federal. Hoje, a comunidade do sistema, que foi o primeiro publicado por uma empresa estatal no Portal do Software Público brasileiro, conta com aproximadamente 18 mil pessoas.



Metralhadora do Pirate Bay dispara no FISL

25 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

Peter-sunde-piratebay-20090625111157Na mais disputada apresentação do FISL, co-fundador do Pirate Bay ataca indústria e conclama: continuem a copiar. Abrindo o segundo dia de palestras do Fórum Internacional de Software Livre, o sueco Peter Sunde levantou a platéia com uma apresentação repleta de ataques ao atual modelo de negócios da indústria cultural. "As gravadoras se negam a achar novo modelo de negócio, diz fundador do Pirate Bay. Você pode cobrar pelo serviço, mas não mais pelo conteúdo. Isso acabou. É como tentar banir uma cor. 'O azul agora é mau'? Isso simplesmente não funciona", disse Sunde um dia antes, em entrevista coletiva para a imprensa local. O sueco, que calçava espalhafatosos tênis amarelos, afirma que não teme os processos e os mandatos de prisão que a equipe do Pirate Bay vem recebendo. "Não entendo como a indústria cultural pode perder dinheiro por nossa causa. É um teatro. É mais uma questão de não nos deixar provar o nosso ponto de vista". Até a tecnologia que dá base de sustentação ao tracker Pirate Bay foi criticada por Sunde. "Espero que o Bit Torrent melhore, pois ele já não é bom o suficiente. Já é algo velho, com uns 6 ou 7 anos. Precisa evoluir."

Pela lotação da sala e pelos comentários nos corredores, essa já foi considerado o melhor momento do Fórum.


 Fonte: Info Online



Fisl 10: Serpro economiza R$ 371 milhões com software livre

25 de Junho de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil

O Governo Federal conseguiu economizar cerca de R$ 371 milhões com a adoção de software livre.



Tags deste artigo: fisl14 fisl event evento

Eventos de Software Livre no Brasil