Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

Umuarama: Sistemas de informação comemora sucesso de jornada

16 de Junho de 2010, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1366 vezes

N14322_20100616141049

Estimular a sede por conhecimento e proporcionar aos seus acadêmicos oportunidades de crescimento, agregação cultural, desenvolvimento de habilidades e contato com as novidades do mercado. Estas são preocupações constantes da Universidade Paranaense – UNIPAR.

Seguindo esse objetivo, no Campus-Sede, o curso de Sistemas de Informação promoveu o 15º Ciclo de Atualização em Informática de Umuarama (entre os dias 5 e 10/4).

O evento reuniu 170 estudantes nos anfiteatros da Universidade, que durante a semana participaram de palestras e oficinas e tiveram, ainda, a oportunidade de participar do Circuito Paraná de Software Livre.

O circuito é promovido pela Celepar (Companhia de Informática do Paraná), sediada em Curitiba. O evento está em sua quinta edição e percorre as cidades da região, oferecendo palestras e oficinas para promover a troca de experiências sobre os programas de computador de código aberto. A abertura oficial do circuito aconteceu durante o Ciclo com a presença do Diretor do Campus, professor Nilvio Ourives dos Santos. As atividades foram desenvolvidas nos dias 09 e 10.

Palestras e Palestrantes
As palestras ministradas buscaram discutir a realidade do mercado regional e nacional de tecnologia e colocar os acadêmicos a par das novidades.

No primeiro dia, o mestre em Ciências da Computação pela UFSC, gerente de redes da prefeitura de Londrina e professor de cursos de pós-graduação, Edson Carlos da Silva, ministrou a palestra Computação nas Nuvens: Uma visão sobre tendências tecnológicas.

A segunda noite ficou por conta do MCPD, consultor e desenvolvedor de soluções Web e Móbile e um dos autores do livro ‘Desenvolvendo para Web com Visual Studio´, Eduardo Spaki. Ele abordou o tema Visual Studio 2010.

Rede de Sensores sem fio: Oportunidades, desafios e aplicações foi o assunto abordado pela doutora em Ciência da Computação pela UFMG, atuante na área de pesquisa e desenvolvimento em Computação Autonômica, Computação Ubíqua e Rede de Sensores Sem Fio, Linnyer Beatriz Ruiz.

Gabriel Costa e Silva, graduado em Sistemas de Informação pela UNIPAR, Campus Paranavaí, mestre em Ciência da Computação e professor em instituições de ensino superior, ministrou a palestra Fatos que o profissional da computação deve conhecer: mercado de trabalho, certificação e língua inglesa, no quarto dia do evento.

No quinto dia, Cláudio Crossetti Dutra, diretor de tecnologia da informação da Companhia de Informática do Paraná, realizou a abertura do Circuito Paraná de Software Livre.

Ao longo do último dia do Ciclo, os estudantes assistiram às palestras ‘Webdesign com Software Livre’ e ‘Framework Django: Desenvolvimento Ágil para a Web’, ministradas por Marcelo Ricardo Minholi, professor e funcionário da UNIPAR, e Aguiar Carneiro da Silva, respectivamente (ambos palestrantes da Celepar). Oficinas também foram oferecidas aos acadêmicos no decorrer da semana.

A coordenadora do curso, professora Izabel Mioranza, comemora o sucesso do Ciclo e elogia os palestrantes, que atenderam com precisão às propostas do evento. “As palestras foram muito boas, atingindo o objetivo de disseminação do conhecimento. Também agradaram pelas novas áreas de atuação apresentadas”, ratifica a coordenadora.


Tags deste artigo: fisl2010

Eventos de Software Livre no Brasil