Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

Mozilla vai apostar pesado nos add-nos

24 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1071 vezes

Mozilla-fisl-20090624121217

Fundação Mozilla prepara projetos para facilitar o desenvolvimento e a divulgação dos plug-ins para Firefox.


Em keynote  no décimo Fórum Internacional de Software Livre, hoje, na capital gaúcha, Nick Nguyen, líder de desenvolvimento de addons, apresentou os planos da Mozilla para o futuro dos acessório de browser. E eles não são poucos.


"As funções que vemos hoje como add-nos, serão as funções dos browsers do futuro. Isso aconteceu com o recurso para salvar sessões de navegação, por exemplo, e vai acontecer com muitos outros", destacou Nguyen. O desafio agora é apresentar esse admirável mundo novo para mais usuários.


De acordo com a Fundação, os add-ons já foram baixados 15 bilhões de vezes, por mais de 150 milhões de usuários. Só que apenas 5% dos plug-ins respondem por 80% dos downloads. Isso quer dizer que muita coisa nova fica escondida.


Para contornar isso, além do remodelado site para baixar extensões, lançado faz duas semanas, a comunidade de desenvolvedores receberá incentivos para continuar a produzir e divulgar seus projetos.


A Mozilla pretende facilitar a doação e a conversa entre usuários e desenvolvedores. Haverá um perfil do desenvolvedor na própria página de add-nos, em que o usuário poderá doar dinheiro e também fazer sugestões e críticas. "A meta é energizar o ecossistema do Firefox com ajuda do modelo de user supported software". 


Outra iniciativa é a criação do projeto Jetpack, uma plataforma simplificada para a criação de add-ons."Qualquer desenvolvedor  poderá criar plug-ins de forma tão fácil quanto como cria uma página para web", prometeu Nguyen.

Fonte:Info Online


Tags deste artigo: fisl2009

Eventos de Software Livre no Brasil