Durante quatro dias, o Centro de Eventos da PUCRS foi sede de um dos maiores eventos de software livre do mundo. O 12º Fórum Internacional Software Livre – fisl12 reuniu participantes de 12 países, que concentraram em Porto Alegre o que há de mais desenvolvido em software livre atualmente.
No fisl12, debates, palestras, troca de informações e experiências, entre grupos de usuários, desenvolvedores, empresas públicas e privadas movimentaram 6,914 mil pessoas.
A capital gaúcha confirma, mais uma vez, que é um dos principais centros de discussão e expansão do software livre e sua utilização no mundo.
Na cerimônia de encerramento, realizada na noite de sábado, o coordenador geral, Ricardo Fritsch, salientou o verdadeiro papel dos hackers. "Nosso maior objetivo é colaborar com o desenvolvimento de softwares para melhorar a vida de cada um neste planeta", disse.
A edição deste ano se destacou pela grande cobertura de veículos de imprensa de todo o país. Foram concedidas 201 entrevistas e consolidadas 87 reportagens, realizadas por jornalistas, blogueiros e estudantes de jornalismo que acompanharam o evento pessoalmente, ou à distância, por site, telefone ou redes sociais.
O fisl12 também teve uma expressiva participação de pessoas que acompanharam as atividades pelo website, alimentado diariamente pela aquipe da comunicação. Foram contabilizadas 36.625 visitas à página, somando mais de 1,75 milhão de pageviews.
O fisl13 já tem data para acontecer. Será de 25 a 28 de julho de 2012, em Porto Alegre.
Confira os números do fisl12:
- 6.914 participantes, vindos de 12 países.
- 480 atividades
- 44 caravanas
- 161 pessoas envolvidas na organização, entre integrantes da ASL, voluntários, assessorias contratadas e serviços