Durante a 11ª edição do Fórum Internacional de Software Livre as atividades de Cultura e Multimídia serão mais do que a realização de eventos. Estão previstas oficinas de áudio, de vídeo, de web, palestras, concursos, lançamentos, debates, seminários, shows, mostras e exposições.
Entre as atrações, acontece mais uma edição do Festival de Cultura Livre. Atividade promovida com o objetivo de aproximar usuários, desenvolvedores e artistas para o amadurecimento do software livre como base para uma sociedade baseada nos conceitos da Cultura Livre.
O Festival de Cultura Livre terá também apresentações como roda de Capoeira, dança de rua e outras expressões artísticas dos pontos de cultura da região e contará com a participação do projeto iTeia.
O iTeia acolhe artistas independentes e produtores culturais e incentiva-os a criarem suas páginas e divulgar seus produtos e serviços através de uma nova plataforma web. Durante o evento será lançado o código fonte do novo portal iTeia.
As políticas de cultura e inclusão digital serão apresentadas no encontro dos Pontos de Cultura e Cultura Digital e nos debates sobre Redes de Pontos de Cultura e Pontões, Arte Digital com Software Livre, Cultura Livre e Jornalismo Colaborativo.
Mozilla Drumbeat
Outra novidade é o encontro Mozilla Drumbeat que premiará com cinco mil reais o melhor trabalho nacional hospedado no portal, além de palestras com Mark Surman, diretor executivo da Mozilla Foundation.
Será apresentado detalhes do WebMadeMovies, um laboratório de inovação para transformar o jeito de criar e experimentar vídeos na web.
Em parceria com a Open Video Alliance serão promovidas discussões sobre vídeo livre.
Durante o fisl11 serão realizados vídeos colaborativos e mini-metragens com o produtor canadense Brett Gaylor.
A exibição das produções livres, ao público do fisl11 e da cidade, estará a Mostra de Vídeos Livres de 21 a 25 de Julho, na sala de cinema PF Gastal e no espaço de projeção térreo da Usina do Gasômetro.
Confira em breve a programação completa de cada atividade.