Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

PSL Brasil

 Voltar a FISL
Tela cheia Sugerir um artigo

Caixa disponibiliza software livre minuano

24 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3593 vezes

Vice-presidente de Tecnologia assina carta de intenções na abertura do Fórum Internacional de Software Livre

A Caixa Econômica Federal, patrocinadora e participante do 10º Fórum Internacional de Software Livre e representada pela vice-presidente de Tecnologia, Clarice Coppetti, assina hoje (24), às 17h30min, em Porto Alegre (RS), carta de intenções para disponibilização do Software Livre Minuano, desenvolvido pelo próprio banco.

O Minuano é uma solução em software livre para as comunicações organizacionais em áudio e vídeo, com padrões abertos e aderentes à política de software livre do Governo Federal. A aplicação batizada de Minuano, em homenagem ao vento característico do sul do país, foi desenvolvida utilizando código aberto e executada sobre o sistema operacional Linux, a exemplo do Software Livre Curupira, disponibilizado no portal do governo em 2008, durante o 9º Fórum Internacional de Software Livre.

O Minuano consiste em iniciativa e solução de TI CAIXA para as comunicações organizacionais adequada para expansão e aplicação para todo o Setor Público e Governo, seja pelas respectivas Intranet ou mesmo pela Internet, promovendo drástica redução de custos em vista da eliminação e racionalização de grande parte das reuniões presenciais e deslocamentos. O programa é uma ferramenta criada para transmissão de um streaming de áudio e vídeo pela Intranet (case CAIXA), distribuindo o sinal, que é capturado por até duzentos outros pontos da rede por servidor, na forma de broadcast, sem nenhum custo adicional de telecomunicações.

Além da redução de custo, por meio da Solução MINUANO, também é agregada a Racionalização Socioambiental CAIXA, com a redução de emissão de CO2 decorrente da economia de combustíveis, substituindo as reuniões presenciais por aquelas realizadas à distância. A Solução MINUANO possibilita, ainda, a checagem da informação a qualquer momento, uma vez que o arquivo fica disponibilizado e, se autorizado pelo palestrante, pode ser baixado para o PC, note, mp4, etc, servindo de consulta e videoteca gratuita e disponível para reuniões e multiplicação às equipes.

Fonte: Caixa Econômica Federal
Assessoria de Imprensa - Regional Porto Alegre
(51) 3205-6190 / 3205-6191

 


Tags deste artigo: fisl2009

Eventos de Software Livre no Brasil