O coletivo Argonautas Ambientalistas da Amazônia participaram da 1a. Desconferência que aconteceu na Rede Social dos Pontos de Cultura, no dia 17 de junho. Entidade gestora do Pontão Rede Juvenil (www.redejuvenil.com.br) , projeto pelo qual foram realizadas as oficinas de ComCom (Comunicação Comunitária), o pontão é claramente um espaço para experimentação virtual e comunicacional. Tanto que as oficinas foram realizadas em telecentros públicos do GESAC ou Infocentros do Navegapará, programa de inclusão digital do Governo do Estado, o que as viabilizou diante do pouco recurso previsto no projeto.
Os oficinas tem como objetivo:capacitar jovens, colaboradores de pontos de cultura e de movimentos e organizações juvenis a usar software livre para produzir conteúdos audiovisuais para publicação na internet e outras mídias digitais; promover a comunicação comunitária como iniciativa de mídia livre em oposição ao monopólio da comunicação;construir uma nova imagem da comunidade tendo como foco o envolvimento de cidadãos e comunidade no reconhecimento de si mesmos e do seu mundo como agentes de um processo permanente de comunicação; e fortalecer vínculos comunitários.
Os integrantes do coletivo articularam junto com as oficinas ComCom, outras atividades complementares ao plano de ação da Rede Amazônica de Protagonismo Juvenil como: a jornada de “Caravana Digital: Juventude Conectada pela Cidadania” e a Oficina “Linguagem e Processos de criação em Cinema”, esta realiza em parceria com a escola de Cinema Darcy Ribeiro, do Rio de Janeiro. A parceria articula uma rede de pontos de cultura, organizações não-governamentais, governamentais e movimentos socioculturais do Pará que tenham interesse em audiovisual com vistas à formulação de projetos e políticas públicas para o setor. A iniciativa foi apoiada pela Rede Amazônica de Protagonismo Juvenil e pelo Instituto de Artes do Pará, um dos parceiros da Rede. Um desdobramento de sustentabilidade dessa ação é articular de uma rede de comunicadores comunitários (Redecom), agora ampliada para os participantes do projeto “Caravana Digital: Juventude Conectada pela Cidadania”.
“Também coletamos depoimentos para o videodocumentário “Vozes Jovens da Amazônia”, uma das atividades da Rede, avisa Nilton Silva, um dos integrantes do coletivo. Um dos objetivos desta ação é estimular os jovens a fazer narrativas de vida usando a plataforma virtual do Museu da Pessoa. "O video está sendo finalizado e será disponibilizadas nas redes de audiovisual”, explica Nilton.
Na mitologia grega, Argonautas eram tripulantes da nau Argo que, segundo a lenda foi até à Cólquida em busca do Velo de Ouro. Como na mitologia grega as oficinas de ComCom foram realizadas nos quatro pólos da Rede Amazônica de Protagonismo Juvenil. Os municípios-sedes foram Marituba (Pólo Metropolitano); Santarém (Pólo Trans-Xingu-Tapajós); Soure/Belém (Pólo Marajó); Marabá e Rondon (Pólo Sudeste).
Uma rede de Argonautas – Pontão Rede Juvenil, AM.
23 de Junho de 2009, 0:00 - sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 341 vezes
0sem comentários ainda