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PROPOSTA EDITORIAL - PORTAL CARTOLA (BRASIL)

29 de Abril de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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2.1.1 - qual a proposta editorial. descreva

Existem uma infinidade de grupos culturais que trabalham com o
audiovisual nas favelas, trabalhos respeitáveis estão sendo feitos em
várias comunidades. A proposta de se trabalhar o audiovisual em um
modelo de multimidia, ou seja, video, audio, gráfico, em conjunto, na
operação de um sistema que atenda as necessidades de compartilhamento
de informações, colaboração na área de criação, troca de conhecimentos
livres... voltados para a rede de sites, entidades ou grupos culturais
que trabalham na área do samba, colocando no ar uma produção
inteligente e diversificada - com um trabalho de resgate da memória de
nossas tradições culturais, folclóricas e artísticas, compondo com a
produção regular de notícias, matérias sobre o que está acontecendo de
novo, fomento a realização de filmes e séries (sobre o carnaval, o
samba, as tradições religiosas, personalidades...).

A midiocracia é fruto da liberdade de expressão e do midiativismo,
deve ser exercida com responsabilidade na geração de noticias,
informação e conhecimentos, que tenham potencial transformador, porém,
sempre existirá possibilidades de práticas que venham a prejudicar
através de interesses que não sejam de uma midia livre, então é
importante a participação social - transformando esses veículos
comunitários em vias de articulação e mobilização organizada,
legitimando-se assim em interlocutores políticos com autonomia e
independência partidária, religiosa, financeira, e como se consegue
isso? através de conselhos pedagógicos, editoriais e de gestão, que
dêem margem para a pluralidade e rotatividade de seus membros.

A parceria público-privada em tal modelo, vai de encontro as propostas
de atualização tecnológica constante e do equilibrio no financiamento
para que um modelo como esse não fique a mercê dos interesses de
grupos privados comerciais, de publicitários e sua mentalidade
mercantil ou de governos, pois trata-se de uma política de estado e no
caso específico desse sistema-samba, até de relações exteriores de
nosso país. A midia das periferias tem um campo imenso de
possibilidades de crescimento, a formação de uma rede de redes é
horizontalizar a produção, no sentido de não se ter uma produção
engessada a padrões cristalizados, ou seja, vertical (com um chefe lá
em cima dizendo o que vai ser feito), mas um modelo em que cada um se
sinta dono também, com o execício da liberdade de criação.


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2.1.2) Quais são as temáticas mais recorrentes? Descreva.


O samba tem uma infinidade de possibilidades de criação a partir de
seu universo, tanto em histórias de ficção, como em documentários,
como em textos históricos que ajudam a explicar nossa cultura a partir
de olhares diversos, sem falar na música. A programação voltada para
nosso universo cultural, surgido desse cadinho de mistura que forma o
povo brasileiro, fomentada por uma rede de comunicação mais
diversificada a partir de um novo modelo de tv digital, que amplie o
acesso do povo a informação de qualidade e que seja democrática ao dar
voz aos territórios de invisibilidade.

A questão do desfile das escolas de samba, que é uma superprodução
mundial, exibida em mais de cem países pelo canal internacional da
rede Globo, merece transmissão com o alto padrão de qualidade e
tecnologia que é feito. A idéia do portal Cartola é dar continuidade a
essa inserção internacional da cultura brasileira, porque o samba não
é só o desfile das escolas de samba no carnaval, a riqueza das outras
formas de samba, suas matrizes e derivações, precisam aproveitar essa
inserção internacional e transformá-la em espaço internacional
continuado o ano todo, como um duplo da transmissão dos desfiles, só
que abordando por uma via mais cultural, que forme público para a arte
e as tradições brasileiras em todo o mundo.

O carnaval começou com as saturnálias romanas, em nosso carnaval temos
a influência de várias culturas - a dança da côrte de Luis de França,
o luxo de Veneza, a herança portuguesa... é nessa linha que poderemos
trabalhar além da musica, mas também com documentários ou ficções que
falem das heranças culturais comuns através do carnaval, trata-se do
amálgama, do "melting pot", o caldo de mistura global. As hierarquias
de gênero, devem ser observadas e trabalhadas no sentido afirmativo e
libertador, fazendo mudanças a partir da identidade,  e a produção
multimidia  deve dar suporte a uma construção do imaterial que leve em
conta o relacional, a linguistica, a cooperação social... na
construção de um capital comum a todos os brasileiros, a expansão da
circulação, determina sua capacidade de produção imaterial.

2.1.3) Qual a dinâmica de gestão, produção e difusão da iniciativa? Descreva.

A produção do cognitariado/precariado é hoje o que a fábrica foi para
o operariado, traduz-se em um movimento de libertação das amarras de
um modelo de capitalismo que tende a transformar-se de uma situação de
subordinação dos criativos, em indústria  de geração de renda, onde as
diferentes noções de política, devem ser utilizadas para construir
autonomia e poder através de formas gregárias na transformação das
práticas sociais.

A questão da multiprogramação é facilitada pela interatividade e pelo
compartilhamento de infra estrutura, no sistema operacional Cartola,
já está delineado a convergência de midias, pois nessa estrutura estão
previstos a atividade de todas as midias (radio, tv, gráfico...). Para
conseguirmos a multiprogramação, temos a produção horizontalizada, ou
seja, todas as entidades participantes dessa rede, estarão produzindo
conteúdos e realizando intercâmbio para troca de conhecimentos livres.

A infra-estrutura compartilhada, é bem vinda, quando pensamos em um
modelo plural, não excludente e socializante. Existem uma infinidade
de possibilidades de exploração desse novo modelo. A questão da
educação pública e da convergência da tv digital com as escolas
públicas é fundamental para o avanço do nivel de educação no país, por
exemplo, uma tele é importante para a inclusão digital, pois dispõe de
capital e infra-estrutura tecnológica para alavancar uma série de
ações que vão incorporar a mão-de-obra técnica formada pelos nucleos
profissionalizantes em audiovisual, entretanto, jamais as teles serão
responsáveis pela formação de conteúdo multidisciplinar, O que se
propõe, é um modelo que incorpore a interatividade ao ensino, será
muito mais prazeroso e em matéria de sinergia uma verdadeira
transformação social.

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2.1.4) Por que o material produzido é relevante para o público a que
se destina? Descreva.

A proposta de uma central pública do samba, é dar acesso a
equipamentos de produção, divulgação, exibição, ou seja, o
compositor/cantor, terá a facilidade de encontrar parceiros e obter -
através de propostas que estejam de acordo com os principios da tv
Cartola e de seus parceiros - os subsidios necessários para a
divulgação de suas obras. As informações sobre atividades nacionais e
internacionais será constante, através de compartilhamento, se uma
escola de samba da Inglaterra, por exemplo, produzir um determinado cd ou dvd de samba, poderá através da rede fazer sua divulgação...

Esta política democratiza o acesso em todas as fases da cadeia de
produção, pois teremos uma escola voltada para a formação técnica
(câmeras, editores, jornalistas,radialistas...), gerando sinergia com
os músicos e compositores e com os sites especializados em samba e
esses aspectos da cultura brasileira, uma rede de correspondentes em
todo o mundo a partir das escolas de samba internacionais (tem escolas de samba até na Finlandia), teremos a possibilidade de distribuir e divulgar suas criações a partir de nossa radio digital e nossa tv digital, poderemos disponibilizar textos sobre a história de nossas manifestações culturais ou ficar sabendo dos preparativos das escolas de samba para os desfiles do carnaval.

Para que esse modelo seja viável, precisaremos da participação de
todas as associações, que trabalhem com nossa arte popular de matriz
africana (próximas aos ritmos ligados ao samba) e da atuação ativa dos
artistas de mais expressividade internacional, que tenham o objetivo
de divulgar a arte e a cultura brasileira e fomentar novos talentos.
Dessa forma poderemos ter um modelo de parceria público-privada em nossa formação, um modelo que ligue todos os aspectos citados com a venda de conteúdos a partir de contratos flexiveis que levem em conta o estágio de desenvolvimento do criativo (consagrado, inicio de carreira...) e a constituição de financiamentos por institutos
voltados para o desenvolvimento de projetos digitais que trabalhem com arte popular, de organismos públicos ou internacionais.


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2.1.5) Qual é o perfil da equipe? Descreva.

A capacitação no modelo que está proposto no sistema Cartola, será
feita em todas as áreas, teremos câmeras, redatores, editores,
jornalistas comunitários, radialistas (com a temática samba)... esse
modelo facilita para todos os pontos de midia da rede, a
potencialização de suas atividades e a autonomia de produção, pois
terão seus profissionais  capacitados e em atualização constante
dentro do sistema e com assistência técnica e teórica.

A educação é matéria séria para a evolução de uma nação, estou falando
que mesmo que existam sistemas privados de ensino, temos a
oportunidade de aqui no Brasil agora, tornar àgora (local de encontro
público), o espaço público virtual, pela modelação do sistema público
de rádio e televisão às necessidades de alfabetização, segurança
pública, saúde... estimulando sempre os debates em torno das questões
mais polêmicas e utilizando a opinião pública para sustentar, através
de consultas interativas, feitas a partir de esclarecimentos que
estejam não no modelo publicitário, mas nos modelos históricos,
geográficos, sociológicos...  dessa forma teremos uma educação
dinâmica que envolva a todos através das discussões públicas e das
explicações a partir de modelos multidisciplinares.

Os novos modelos de construção de conhecimento e consequentemente de
pensamente vão diluir os padrões estabelecidos de ensino que são
praticados por nossa academia, a internet e seus instrumentos
colaborativos, a constituição de interclasses de aula, ou seja, niveis
mais avançados junto a niveis elementares, vai possibilitar uma nova
construção na passagem de saberes, pois quando as referências
acadêmicas de conteúdo forem buscadas no que está disponibilizado no
ciberespaço, conseguiremos modelar um sistema de ensino novo, alunos
serão professores de outros alunos e ampliarão seus conhecimentos
pelas próprias perguntas formuladas pelos de niveis menos avançados,
assim os atuais professores passarão a se dedicar a pesquisa. Quando
um grupo estiver praticando essa metodologia já não restará pedaço de
papel, a verificação de nivel se dará pela própria capacidade de
formulação e realização.

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2.2) QUALIDADE ESTÉTICA

2.2.1) Descreva a proposta de linguagem e conceitos estéticos
desenvolvidos na sua iniciativa? Qual a relação entre sua estética e
seu público? Descreva.


Construiremos um painel suficientemente denso e amplo, com o
repertório apresentado pela midia brasileira sobre o samba, através de
uma abordagem crítica e construtiva, no sentido de colocar o
sistemático e padronizado em contraponto ao insubmisso e inquieto,
provocando o espectador a pensar e fazer uma reflexão sobre os
caminhos que nossa sociedade utilizou para construir as manifestações
culturais que se vê nos dias de hoje. Propomos a metalinguagem com que
foi produzido ao longo desses anos, intercalando o discurso tirado dos
próprios conteúdos (novelas, telejornais, programas de auditório...)
com "lettering" situando épocas.


Mosaico estatístico/quantitativo: pretendemos fazer um mapeamento da
utilização da tecnologia digital no Brasil e no mundo, situando as
áreas mais avançadas e as que precisam de maior estímulo para seu
desenvolvimento em nosso país. Para isso recorreremos a gráficos e
estudos de institutos de pesquisas na área de televisão, assim como na
área do samba.


Videografismo e cartelas: o programa utilizará todos os recursos de
narração. Contruiremos o discurso narrativo-questionador, utilizando
palavras em formatos de vários tipos, manipulação de cor e arte
gráfica.


Entrevistas livres: buscaremos a opinião dos espectadores e das
pessoas que utilizam os recursos digitais nos dias de hoje e para a
realização de enquetes e pesquisas, sempre estimulando o debate em
locais de trabalho, ruas, famílias e instituições sociais. A câmera
terá movimentos rápidos, sempre buscando alcançar as reações dos
participantes às opiniôes de outros.


Entrevistas com especialistas: iremos produzir uma narrativa
dialética, na questão das teorias no campo digital e da formação da
cultura brasileira, revelando as diversas formas de "olhar" dos
pesquisadores e profissionais que trabalham com experiências que
mereçam nossa atenção e o nosso esforço de interpretação. Convidaremos
estudiosos de alto nível para pensar o universo "web" (tv e rádio),
ciberespaços de navegação, a livre circulação de obras, medidas legais
de regulação do mercado, possibilidades econômicas, controle da
informação e o que se poderá produzir em termos de linguagem, discurso
e tecnologia.


Trilha sonora: faremos visitas a web-rádios (que trabalhe com samba e
suas derivações), com a intenção de provocar a manipulação de sons que
estão disponibilizados livremente e assim construir interativamente um
jogo sonoro, que atue como troca de arquivos de música e na
colaboração criativa.


Artistas/Realizadores: a mostra de trechos de trabalhos audiovisuais,
realizados em vários suportes digitais, será uma constante na dinâmica
do portal. Preferimos selecionar obras que explorem tratamentos
visuais alternativos, ou seja, novas texturas, jogos cromáticos,
cortes inusitados ou outras maneiras singulares e inteligentes de
expressão.


Cibercultura: propomos investigar e mostrar o que há de novo sendo
produzido no ciberespaço, incorporando ao universo do portal aquilo
que for interessante para nossa construção narrativa-questionadora,
estabelecendo raciocínios críticos ou interrogativos.

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2.2.2) Qual é a principal mídia utilizada na sua iniciativa? Descreva.

O mundo muda quando aparecem novas tecnologias, foi assim com a
invenção da tipografia - quando surgiu a imprensa, com a invenção da
câmera fotográfica e do cinema, quando o cinema surgiu, os irmãos
Lumiére não percebiam todas as formas de amplitude dessa magnifica
invenção. Os meios de produção do audiovisual, que depende de
equipamentos para sua realização, vão evoluindo e de repente
equipamentos que eram a última palavra em tecnologia ficam obsoletos e
são substituidos pelos mais avançados e é isso o está acontecendo, não
só em termos de maquinaria, mas em compreensão intelectual e em modos
de produção.

A grande questão que se apresenta neste momento, é que existe um
parque tecnológico que deve ser trocado para acompanhar as mudanças
que se aproximam com a chegada da tv digital, as propostas que surgem
nesse limiar de mudança e aparecem incorporando as novas tecnologias e
consequentemente um novo pensamento e um modelo mais completo e barato
- pois é possibilitado através de equipamentos acessíveis, de modo
operacional mais fácil e atual em sua constituição plural,
possibilitada por uma maior facilidade de reprodução - nascem livres
das amarras do dispendioso padrão analógico que vai ter que ser
trocado pelos atuais canais de televisão, por isso nascem soltos,
vibrantes e conscientes.

O software livre, barateia os custos e dá possibilidade de
desenvolvimento constante. A formação de um canal inteiramente
digital, com web-radio, web-tv e jornal on-line tendo a mesma
importância na constituição do portal, não é caro, seu modo operante
será formado publicamente e democraticamente através de seminários,
palestras, workshops...  não posso deixar de ressaltar a convergência
de midias que esses novos padrões tecnológicos possibilitam e do ganho
de escala com a formação de centrais públicas de multimidia com todas
as midias em produção, formando uma população informada e inteligente.

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2.3) GRAU DE INTERATIVIDADE

2.3.1) Como o público interage com o material produzido? Há espaços
específicos destinados para essa participação? Descreva.

Existem uma série de institutos que trabalham com dados e estatisticas
sobre o impacto da televisão, do meio audiovisual e da internet na
vida da população, esses estudos possibilitam uma atuação
transformadora no desenvolvimento de estruturas e interferências
eficazes em problemas conjunturais. Quando um portal consegue modelar
e instalar um moderno sistema de comunicação em seu território a ponto
de estabelecer uma rapidez de atuação dos serviços que atendem às
necessidades públicas e ao mesmo tempo consegue um modelo inteligente
de produção de conhecimento e sustentação de sua cultura, sem dúvida,
você terá orgulho de pertencer a essa rede.

O mosaico que surgirá dessas pesquisas históricas e sociais irá
contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes, por
meio de apoio a iniciativas educacionais no âmbito da produção
cultural, abrindo espaço para a criação, o fazer artístico, mas também
a ampliação das oportunidades de difusão, estimulando a democratização
da arte, da cultura e da produção musical fora da visibilidade do
mercado, formando platéias para a arte brasileira em todo o mundo,
através de todas as formas de samba e manifestações da cultura
brasileira que estejam em um contexto de proximidade com nossas raízes
e suas derivações. Trabalhamos pela promoção da cidadania e do vínculo
social e educativo que se manifesta na capacidade de contribuir para a
difusão de repertórios coletivos, preservar e promover o conhecimento
da cultura brasileira em todo o mundo.

Os aspectos que estão inseridos na proposta de trabalho com o lúdico
na resolução de conflitos, atração de investimentos, reformulação de
práticas nefastas aos interesses do estado e da vida em comum,
transferência de renda e uma série de outras possibilidades, podem ser
colocadas em prática através de programas que ao mesmo tempo em que
ensinam (utilizando ferramentas colaborativas como wiki,
video-conferências...), proporcionam pela via da interatividade, uma
participação popular, ampliando a inteligência coletiva.


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2.3.2) Há espaço para publicação de material produzido pelo público da
sua iniciativa? Quais as ferramentas utilizadas e como estas facilitam
a interação com o público da sua iniciativa? Descreva.

A conscientização sobre a importância do comunicar-se, da reflexão
coletiva a respeito da necessidade de fixação de estruturas de
mecanismos sociais baseados em políticas públicas consistentes, que
não sejam dissolvidas pelas questões conjunturais, desenvolvendo
mecanismos de diálogo permanente através de tecnologias
sócio-digitais, vem arrefecer as diferenças que surgem da extrema
polarização de classes no ambiente da pólis...

A função estética que nos rodeia, podem perceber, em tudo está envolto
alguma forma para que possamos obter a compreensão do conteúdo: na
moda, na arquitetura, na sinalização, é nessa urgência de comunicação
que se instala o efêmero - o caso de um ator com uma atriz, a opressão
dos comerciais de novos produtos, que fazem com que as pessoas
entendam que só serão respeitadas se tiverem vestindo um terno Armani
(sem duvida que é de bom gosto, mas não é o que define um homem), o
fato de abordarmos possibilidades reais de reconstrução social a
partir da educação de qualidade e da cultura como elemento reflexivo e
expressivo de nosso mundo, nos tornará pessoas melhores.

O que a equipe do portal Cartola vê, é a possibilidade de
aproveitarmos com inteligência uma mudança de padrão tecnológico para
desenvolver o nosso país, sem radicalismos e exercitando a democracia
ao dar margem para diversos tipos de entendimento do mundo, ou seja,
religiosidade, pensamento político... Quanto mais nos aproximarmos da
participação de todos nas escolhas que devemos ter para mudar, melhor,
pois assim todos se comprometem com essas mudanças e a utilização da
comunicação, seja ela através da midia (rádio comunitária, tv
comunitária e jornal on-line comunitário), da arte ou de grupos de
trabalho é fator fundamental. O aproveitamento dos recursos digitais e
da web em particular é a chave

 


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