Publique oficinas, mostras, palestras, encontros ou tudo aquilo que vc gostaria de anotar na sua agenda para se organizar e participar. Os eventos entram automaticamente no calendário da rede.
Como publicar aqui: Basta fazer uma publicação a partir do seu perfil, criando um post no seu blog pessoal, no formato “evento”, ou um artigo e usar o recurso “divulgar”. Lá, escolha a comunidade Ponto por Ponto. A equipe Ponto por Ponto recebe uma notificação da sua publicação e, em seguida, a redireciona para este espaço.
Centro Cultural Vila Itororó promove sua “Vilada Cultural”
22 de Setembro de 2009, 0:00 - Um comentárioNo dia 26 de Setembro o Centro Cultural Vila Itororó, comunidade localizada na Bela Vista, no centro de São Paulo, promove a sua primeira “Vilada Cultural” evento com diversas atrações como shows, espetáculos teatrais e projeção de filmes. A iniciativa é mais uma das ações da Associação de Amigos e Moradores da Vila Itororó (AMAVILA) - núcleo que mobiliza a comunidade contra uma ação de despejo da Prefeitura - para comemorar os 80 anos de existência da Vila. As apresentações ocorrem no dia 26, a partir das 13h00, e se encerram com uma grande festa.
Entre os grupos convidados para apresentações estão Trupe do Trapo, Parabelo, 1/2 dúzia de 3 ou 4, projeção de filmes diversos e grupo do Ponto de Cultura Bixigão, tradicional referência no bairro. Os grupos apóiam as iniciativas culturais já desenvolvidas na Vila Itororó: todo sábado, uma atração diferente acontece na comunidade. A exemplo do Teatro Oficina, desde a década de 90 muitos artistas conceituados já participaram de apresentações e intervenções a convite do Centro Cultural Vila Itororó. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público.
A Vila Itororó é composta por 70 famílias, e os cerca 250 moradores estão ameaçados de despejo por um projeto da Prefeitura Municipal de São Paulo, que quer transformar a Vila num centro cultural gerido pela iniciativa privada.
As ações culturais da própria comunidade vão de encontro aos argumentos da Secretaria para essa desapropriação: o projeto da prefeitura ignora a existência de cultura no local e ao mesmo tempo ameaça famílias, muitas com mais de três gerações criadas ali, que construíram suas histórias de vida dentro da Vila Itororó.
A Vilada traz ainda a reflexão de que é possível aliar moradores, arte e patrimônio, sem que nenhum dos lados saia prejudicado, e convida os cidadãos paulistanos a conhecerem os experimentos que já acontecem nesse sentido.
Teia Regional dos Pontos da Grande São Paulo
17 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaNos dias 26 e 27 de setembro a Comissão Paulista de Pontos de Cultura irá promover pela primeira vez uma mostra artística dos Pontos da Grande São Paulo, realizando assim sua TEIA Regional. A TEIA visa garantir a expressão da pluralidade brasileira na construção de uma memória presente, através das novas possibilidades de difusão e acesso à cultura.
Nesses dias de encontro, os participantes trocam experiências, interagem entre si, vivenciando a cultura paulistana de todas as formas. O encontro regional dos Pontos de Cultura também tem a perspectiva de envolver a comunidade local, contribuindo para gerar raízes e dinamizar a produção cultural local e sua atuação em rede.
Este evento é uma realização em parceria da Comissão Paulista de Pontos de Cultura, com o Ministério da Cultura e a FUNARTE.
Durante os dias 26 e 27 de setembro utilizaremos a Estação de Trem de Sabauna, distrito de Mogi das Cruzes,SP, com exposições, espetáculos musicais e teatrais, exibição de filmes, danças, e outras possíveis manifestações artísticas dos Pontos de Cultura da Grande São Paulo.
CONEXÃO SOLIDÁRIA - 1ª MOSTRA NACIONAL DE PRODUTOS E SERVIÇOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
16 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaNo período de 28 a 31 de Outubro de 2.009, realizaremos no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo – SP, a “1ª Mostra Nacional de Comercialização dos Produtos e Serviços da Economia Solidária – 2.009” com previsão de reunir cerca de 3.000 pessoas dentre Centrais de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários, representantes de entidades públicas e privadas, representantes de Instituições e Movimentos Sociais, parceiros nacionais e internacionais em projetos da Economia Solidária, representantes de Governos Municipais, Estaduais e Federal, representantes de empresas privadas e estatais, representantes de instituições financeiras e de crédito, representantes de redes atacadistas e varejistas, etc. Este evento deverá ser um espaço para exposições, palestras, oficinas, workshops, programas de capacitação e formação, atividades culturais, ações sociais e ações institucionais relativas a projetos desenvolvidos para os mais variados setores da Economia Solidária. O evento abrirá ainda oportunidades para rodadas de negócios por setor, de modo que os convidados possam conhecer e se for o caso, efetuar pedidos e encomendas, em primeira mão, dos produtos e serviços oferecidos pelos expositores.
Saiba mais, acessando o site www.conexaosolidaria.net.
Cultura Periférica - SP
16 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários ainda Todos estão convidados para participar no sábado, 19 de setembro, do II Encontro Cultural - O Movimento é Cultural e a Politica é Pública. Espaço que garante a reflexão e a ação no que toca a produção cultural da região. A idéia é refletir sobre o fazer cultural na periferia (suas tendências, referências, seu lugar na cena cultural da cidade e etc.).
Dia 19 de Setembro de 2009 - Sábado - Das 14hs às 18hs
Local: CEU Vila Rubi - Rua Domingos Tarroso, 101 Vila Rubi, São Paulo, SP
(próximo ao Extra da Av. Teotonio Vilela, em frente ao Bingo)
Oficina de Capacitação de multiplicadores na cultura da brincadeira
16 de Setembro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaConvidamos para a Oficina de Capacitação de multiplicadores na cultura da brincadeira-
Projeto Cirandando Brasil
Dia: 18 de Setembro das 8h às 17h
Local: na Sala 124 do Bloco B da FEUSP (Faculdade de Educação da USP)
Inscrições: Gratuitas pelo site
www.labrimp.fe.usp.br/pontao
Vagas Limitadas
Por favor divulguem também para outros interessados a oficina
Pontão de Cultura "A Cultura Lúdica e a Formação do Brincante"
e-mail: cultiludi@usp.br - (11)3091-2080