Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Eventos

4 de Agosto de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Publique oficinas, mostras, palestras, encontros ou tudo aquilo que vc gostaria de anotar na sua agenda para se organizar e participar. Os eventos entram automaticamente no calendário da rede.

Como publicar aqui: Basta fazer uma publicação a partir do seu perfil, criando um post no seu blog pessoal, no formato “evento”, ou um artigo e usar o recurso “divulgar”. Lá, escolha a comunidade Ponto por Ponto. A equipe Ponto por Ponto recebe uma notificação da sua publicação e, em seguida, a redireciona para este espaço. 


A estética de Augusto Boal

28 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Oprimidocapa O último livro escrito por Augusto Boal, A Estética do Oprimido (veja a capa no anexo), será lançado no dia 29 de setembro, às 19 horas, no Centro de Teatro do Oprimido, no Rio de Janeiro, instituição que Boal criou em 1986 e onde trabalhou nos últimos 23 anos. Em São Paulo, o lançamento acontece no dia 1° de outubro no Teatro de Arena Eugênio Kusnet. O livro, publicado em parceria pela editora Garamond e pela Funarte/MinC, é considerado por muitos como o testamento estético do autor.

O evento de lançamento será produzido pela editora Garamond e pela Funarte, em parceria com o Centro de Teatro do Oprimido, que apresentará a intervenção "Viva Boal!", com cenas representativas da dramaturgia de Boal, exposição de produtos da Estética do Oprimido, fotos, livros etc.

Fruto de experimentações práticas em laboratórios teatrais no Centro de Teatro do Oprimido, hoje também Pontão de Cultura, e da sistematização teórica de seminários, A Estética do Oprimido ganhou forma ao longo de oito anos de trabalho de pesquisa coletiva, sendo finalizado pelo autor em janeiro de 2009.

Fundador do Teatro de Arena e precursor do Teatro do Oprimido, Augusto Boal foi um dos principais teatrólogos dos últimos tempos, considerado por muitos tão importante quanto Brecht e Stanislawisk. Pouco antes de falecer, chegou a ser condecorado Embaixador Mundial do Teatro pela Unesco e em 2008 foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz. A obra reflete o engajamento político de Boal. Através da arte, ele propõe uma teoria do pensamento sensível para o uso prático, isto é: como instrumento transformador da realidade. O livro convida todos a apostarem na potência mais radical do pensamento: a potência criadora de realidades possíveis.

Trata-se da sedimentação de mais de 50 anos de prática e reflexão sobre arte, indivíduo e sociedade. Uma visão ideológica – e inevitavelmente filosófica – de um artista que soube, como ninguém, conjugar o verbo mudar em todos os tempos e em todas as pessoas. Um obra fundamental para a continuidade e o desenvolvimento das ideias defendidas por Boal no campo da arte, que tem uma marca especialíssima: a coerência política de quem  dedicou sua arte à transformação da vida.

Serviço
Lançamento do livro “A Estética do Oprimido”
Dia 29 de setembro no Rio de Janeiro:
Centro de Teatro do Oprimido, Av. Mem de Sá 31, Lapa/RJ. (21) 2232-5826
Dia 1 de outubro em São Paulo: Teatro de Arena Eugênio Kusnet, Rua Teodoro Baima 94, Centro. (11) 3256-9463

Para conhecer mais sobre o Teatro do Oprimido, clique no site oficial do CTO



Pensando a Cultura e a Transformação Social - SP

28 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O II Congresso de Cultura Ibero-Americana – Cultura e Transformação Social  é uma iniciativa do Ministério da Cultura do Brasil, do SESC São Paulo e da Secretaria Geral Ibero-Americana (SEGIB), a ser realizado de 30 de setembro a 3 de outubro de 2009, na cidade de São Paulo. O evento reúne 22 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela) e da Península Ibérica (Andorra, Espanha e Portugal). Sua primeira edição ocorreu em 2008 na Cidade do México, tendo como tema “O Cinema e a Produção Audiovisual”. Neste ano, com o tema “Cultura e Transformação Social”, o encontro ressaltará as potencialidades da cultura ibero-americana a partir do intercâmbio de conceitos e práticas, muitas dessas práticas reconhecidas como Pontos de Cultura, que contribuem para a formação e o fortalecimento de políticas públicas que considerem a cultura como campo fértil para o desenvolvimento econômico e social, a serem discutidas por meio de conferências, mesas de debate, relatos de experiências, além de contar com uma programação cultural na qual se destacarão apresentações artísticas, mostra audiovisual e exposições.

Em paralelo, será realizada de 1 a 4 de outubro uma programação cultural paralela, com artes cênicas, cinema, música e artes visuais. O SESC Vila Mariana exibe, a partir do dia 01 de outubro, a mostra “Transformar Com Arte”, de Bené Fonteles; o CineSESC sedia, de 1 a 4/10, a Mostra de Documentários Doc.TV Ibero-Americano; e o SESC Pompéia recebe, no dia 02/10, a partir das 20h30, o espetáculo teatral “El Quijote”, com o Grupo Pombas Urbanas e artistas pertencentes a grupos teatrais comunitários da Ibero-América, além de show com o grupo colombiano La Republica, para marcar o lançamento da Rede Latino-Americana de Teatro Comunitário.

O CineSESC apresenta, de 1 a 4 de outubro, a Mostra de Documentários Doc.TV Ibero-Americano (programação abaixo). São treze documentários lançados em 2007, no I Doc.TV Ibero-Americano, quatro longas-metragens cubanos, o lançamento especial do filme “O Rosto no Espelho”, de Renato Tapajós e a pré-estréia de “Dawson - Ilha 10”, produção chileno-brasileira dirigida por Miguel Littín.

No 2 de outubro, a partir das 20h30, o SESC Pompéia recebe o espetáculo “El Quijote”, adaptação do clássico de Miguel de Cervantes, escrita por Santiago Garcia. Produzido pelo Grupo Pombas Urbanas em conjunto com artistas de 13 países da Ibero-América, constitui um marco pelo desafio em si de encenar Cervantes sob os princípios do teatro comunitário. Haverá também um show com o grupo musical colombiano La Republica, marcando o lançamento da Rede Latino-Americana de Teatro Comunitário, criada por coletivos teatrais de diversos países da América Latina que compartilham experiências de transformação social e humana por meio do teatro em comunidade.

Inscrições e programação no site oficial do evento II Congresso de Cultura Ibero-Americana – Cultura e Transformação Social



Cia Sansacroma Inaugura o 1º Espaço de Dança Contemporânea da Zona Sul - SP

24 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 1Um comentário

Cia Sansacroma Inaugura o 1º Espaço de Dança Contemporânea da Zona Sul

No próximo sábado, 26 de setembro, marca-se uma data importante no calendário histórico da produção cultural de São Paulo. Será inaugurado o Ninho Sansacroma, primeiro espaço dedicado à produção de artes do corpo na zona sul da cidade. A festa contará com a participação de grupos renomados como Balé da Cidade de São Paulo, Cia Diversidança, Grupo Pé de Lama, Saída de Emergência Cia de Dança, Rascunhos Cia de Dança, Jorge Garcia e Cia, Umoja, entre outros. O evento começa às 15h e tem entrada gratuita.

A festa conta com a participação do Balé da Cidade de S. Paulo, Jorge Garcia e Cia, Umojá, Grupo Pé de Lama, Cantos do Bairro, entre outros. Por estar inserida nesta geografia – Jardim Ângela, Capão Redondo, Jardim São Luiz e Campo Limpo -, a Cia Sansacroma conhece o entorno com propriedade, possibilitando um trabalho focado na propagação da dança contemporânea, como de outras artes. O objetivo do Ninho Sansacroma é descentralizar a produção das artes do corpo, enfatizando a dança contemporânea e promovendo maior acesso às artes na região.

Programação
15h – Cia Diversidança
16h – Grupo Pé de Lama
17h -  Saída de Emergência Cia de Dança
18h – Rascunhos Cia de Dança
18h30 – Coreografia: “Colóquio”
19h – Edições Toró
20h – Balé da Cidade de São Paulo – Cia 2
21h – Jorge Garcia e Cia
22h – Apresentação do conceito do Espaço Ninho Sansacroma e vídeo da Cia Sansacroma
22h30 – Umoja e Coquetel

O Espaço Ninho Sansacroma esta situado na Rua Dr. Luis da Fonseca Galvão, 248 – Parque Maria Helena – próximo à Estação Capão Redondo do Metrô, São Paulo, SP



'MOSTRA CULTURAL ENRAIZADOS' - RJ

24 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Três em um. Assim será a MOSTRA CULTURAL ENRAIZADOS no dia 26 de setembro, sábado, um grande evento organizado pelo Movimento Enraizados, em MORRO AGUDO, Nova Iguaçu, RJ. O Movimento Enraizados é uma organização de juventude que trabalha em rede, está presente em 17 estados brasileiros e em 10 países, utiliza além das artes integradas do hip hop, o áudio-visual, o teatro e a comunicação alternativa como ferramentas para exigibilidade de direitos humanos. Atualmente, tem como objetivo principal a formação e orientação de militantes e grupos artísticos em novas bases institucionais com foco no protagonismo juvenil, para que juntos possam interferir no processo social para o combate às desigualdades.

O lançamento do projeto da Biblioteca Enraizados, que pretende disponibilizar 25 mil livros para a população periférica IGUAÇUANA, incentivar a leitura e uma nova forma de pensar a biblioteca pública em comunhão com o espaço urbano. "Durante o lançamento, vários personagens da cena artística apresentarão versos e poesias e participarão de um Sarau, chamando os presentes para fazerem uso da palavra ou melhor da poesia.", avisam os organizadores.

A primeira exibição do documentário IGUAÇU-MESNIL, como parte da mostra de resultados do projeto de INTERCÂMBIO DO MOVIMENTO ENRAIZADOS NA FRANÇA. Este é um filme feito pelo cineasta francês Bruno Thomassin, que mostra toda a caminhada dos enraizados por cidades francesas como Nancy, Blanc Mesnil, Medon e Paris. E fechando o evento, a  entrega oficial do Título de Utilidade Pública Municipal, votado na Câmara de Vereadores - Projeto do Ver. Ferreirinha.

'MOSTRA CULTURAL ENRAIZADOS’
26 setembro, sábado, das 14h a 23h
Espaço Enraizados -   Rua Thomaz Fonseca nº 508. Morro Agudo - Nova Iguaçu, RJ
Mais informações: www.enraizados.com.br
Fone: (21) 2768-2207



Tipóia Festival - 10 anos não é brinquedo! - PE

24 de Setembro de 2009, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Em Tracunhaém, PE, Tipóia é o nome do festival que há dez anos realiza e sugere novas oportunidades para artistas da Zona da Mata Norte Norte, além de propor o intercâmbio de informações e sensibilizar o público da região às novas expressões.

Os músicos Siba e Fuloresta, Orquestra Experimental de Olinda, Alessandra Leão, Ticuqueiros, Treminhão, Favela Reggae e Ódium são alguns dos nomes que vão migrar para a Mata Norte nos dias 25, 26 e 27 de setembro. Lá, integram-se com as novidades da movimentação cultural da região, nascedouro e berço de grande parte das manifestações culturais e populares do estado - e que forma, cada vez mais, projetos artísticos da contemporaneidade pernambucana.   

De 1999 para cá, o idealizador/ produtor do evento, Sidclei Marcelino já colocou na programação do Tipóia artistas como Zé Brown, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Fábio Trummer, Isaar, Maciel Salu, Almir de Oliveira, Hannagorik, Orquestra Contemporânea de Olinda, Lula Cortes, Ortinho, Carfax, Tiger entre outros. “Tracunhaém tem uma história com a música. Na década de 70 recebeu grandes artistas, ainda em início de carreira. Entre eles Fagner, Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo”, complementa Sidcley. O Tipóia foi pensado e é realizado especialmente para jovens, estudantes, desempregados, cortadores de cana e artesãos da cidade. A programação é apontada e escolhida pela população, que nos dias do evento comparece com um público de cerca de mil pessoas.

SERVIÇO
Tipóia Festival - 10 anos não é Brinquedo!

De 25 a 27 de setembro com shows na Praça Costa Azevedo, Tracunhaém, Zona da Mata Norte, PE, fica a 70 quilômetros do Recife
G ratuito
Informações: www.myspace.com/tipoiafestival
producaotipoiafestival@gmail.com


PROGRAMAÇÃO
25 de setembro, sexta-feira

Palco 1
20h Orquestra Filarmônica 22 de Novembro (Condado)
22h Alessandra Leão (Recife)
00h Ticuqueiros (Nazaré da Mata)

Palco 2
21h Coco Popular de Aliança (Aliança)
23h Trio Beija Flor (Tracunhaém)
01h Favela Reggae (Recife)

26 de setembro, sábado
16h às 18h Palestra sobre a Cannabis Sativa no Centro de Ação Social
18h Campeonato de b.boys no Mercado
20h30 Maracatu Pavão Dourado (Tracunhaém) em frente aos Correios

Palco 1
20h Ítalo Pay (Goiana)
22h Siba (Recife/Nazaré da Mata)
00h Raadistae (Olinda)
02h Forró de Cana (Olinda/Recife)
04h Banthus Reggae (Recife)

Palco 2
21h Rubros e Turvos (Nazaré da Mata)
23h Obscurity Tears (Vitória de Santo Antão)
01h Insano (Timbaúba)
03h Ódium (Recife)

27  de setembro, domingo
16h Mamulengo Brasileiro (Tracunhaém)
16h Bloco Andaluza (Tracunhaém) Saída em frente aos Correios
17h Treminhão (Recife)
18h Orquestra Experimental de Olinda (Olinda), na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
21h Isaar