Publique oficinas, mostras, palestras, encontros ou tudo aquilo que vc gostaria de anotar na sua agenda para se organizar e participar. Os eventos entram automaticamente no calendário da rede.
Como publicar aqui: Basta fazer uma publicação a partir do seu perfil, criando um post no seu blog pessoal, no formato “evento”, ou um artigo e usar o recurso “divulgar”. Lá, escolha a comunidade Ponto por Ponto. A equipe Ponto por Ponto recebe uma notificação da sua publicação e, em seguida, a redireciona para este espaço.
II Conferência Municipal de Cultura
13 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaO evento acontecerá no Auditório Elis Regina entre os dias 23 e 25 de outubro. As inscrições estarão abertas entre 10 e 22 de outubro. Veja o formulário.
A 2ª Conferência Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, que será realizada nos dias 23 a 25 de outubro de 2009, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, para se integrar ao processo da II Conferência Nacional, convocada pelo Ministério da Cultura (MinC).
O formulário de inscrições ficará disponível até dia 22 de outubro.
Este fórum participativo prevê a reunião de todos os cidadãos interessados nas políticas públicas de cultura, para refletir, formular e deliberar diretrizes e propostas de políticas em âmbito municipal, estadual e nacional.
Serão eleitos na ocasião delegados para participar da Conferência Estadual de Cultura, que será realizada no dia 27 de novembro.
O tema orientador desta Conferencia é "Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento", dividido nos seguintes eixos temáticos:
Eixo I – Produção Simbólica E Diversidade Cultural
Foco: produção de arte e de bens simbólicos, promoção de diálogos interculturais, formação no campo da cultura e democratização da informação.
Subeixos:
1.1. Produção de Arte e Bens Simbólicos
1.2. Convenção da Diversidade e Diálogos Interculturais
1.3. Cultura Educação e Criatividade
1.4. Cultura, Comunicação Democracia
Eixo II – Cultura, Cidade E Cidadania
Foco: cidade como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantia de direitos e acesso a bens culturais.
Subeixos:
2.1. Cidade Como Fenômeno Cultural
2.2. Memória e Transformação Social
2.3. Acesso, Acessibilidade e Direitos Culturais
Eixo III – Cultura E Desenvolvimento Sustentável
Foco: a importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento
Subeixos:
3.1.Centralidade e Transversalidade da Cultura
3.2. Patrimônio Cultural, Meio Ambiente e Turismo
3.3. Cultura, Território e Desenvolvimento Local
Eixo IV – Cultura E Economia Criativa
Foco: economia criativa como estratégia de desenvolvimento
Subeixos:
4.1. Financiamento da Cultura
4.2. Sustentabilidade das Cadeias Produtivas da Cultura
4.3. Geração de Trabalho e Renda
Eixo V – Gestão e Institucionalidade da Cultura
Foco: fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura
5.1. Sistemas Nacional, Estaduais e Municipais de Cultura
5.2. Planos Nacional, Estaduais, Municipais, Regionais e Setoriais de Cultura
5.3. Sistema de Informações e Indicadores Culturais
Atenção: para participar com direito a voz e voto é necessário, além de se inscrever, credenciar-se junto à Comissão Organizadora no primeiro dia da conferência. Para inscrever-se na 2ª Conferência Municipal de Cultura acesse o formulário aqui. As inscrições estarão abertas de 10 a 22 de outubro. Mais informações sobre os temas, acesse aqui o texto-base da Conferência Nacional.
PROGRAMAÇÃO
Local: Auditório Elis Regina – Parque Anhembi
23 de outubro (sexta)
19h – Abertura oficial e apresentação dos objetivos e formato da 2ª Conferência Municipal de Cultura.
20h30 – Aprovação do regimento da Conferência.
24 de outubro (sábado)
9h às 13h– Palestras sobre os eixos constitutivos da Conferência.
14h às 18h– Trabalhos em grupos (por eixo temático).
25 de outubro (domingo)
9h às 16h - Plenária – Votação das diretrizes que irão compor o documento final da 2ª Conferência Estadual de Cultura e escolha dos delegados para a Conferência Estadual.
16h – Encerramento
Serviço: 2ª Conferência Municipal de Cultura.
Dias 23, 24 e 25 de outubro de 2009
Auditório Elis Regina
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, nº 1.209 - Parque Anhembi
Informações: 3397-0032 (das 14h às 18h)
4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
9 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaO desafio foi lançado em dezembro de 2006: celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos por meio da voz, luz, magia e movimentos do cinema. Foram quatro cidades nesse ano. Passaram a oito em 2007, a doze em 2008. E a 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul estende-se a dezesseis capitais em 2009, renovando mais uma vez a proposta de combinar a arte libertadora de Chaplin, Eisenstein e Glauber Rocha com o sonho da igualdade na diversidade.
Em seguimento à experiência de 2008, a curadoria é de Francisco César Filho. A partir de uma chamada pública, amplamente divulgada, e de cuidadosa pesquisa junto a realizadores de dez países, ele selecionou 39 filmes, separados no catálogo em quatro blocos.
Este ano, entre os dias 5 de outubro e 10 de novembro, em 16 capitais brasileiras (Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro,
Salvador, São Paulo e Teresina), a 4º. Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, organizada pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.
A 4ª Mostra é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com patrocínio da Petrobras e produção da Cinemateca Brasileira, contando com apoio do SESC/SP, da TV Brasil e do Ministério das Relações Exteriores.
Começa neste final de semana a etapa Rio de Janeiro. Clique aqui e acompanhe a programação completa com os horários e locais de exibição dos filmes na sua cidade.
Desafio regulatórios no cenário de convergência das comunicações
8 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários ainda1º Fórum Paulista de Cultura Digital
8 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários ainda1º Fórum Paulista de Cultura Digital
de 9 a 11 de Outubro em São Carlos
O 1º Fórum Paulista de Cultura Digital é uma construção coletiva e colaborativa que reúne diversas experiências no Estado de São Paulo. Ele surge da confluência entre três demandas principais, sendo elas: a intenção do Pontão Nós Digitais de realizar um encontro entre os pontos de cultura que desenvolvem ações de cultura digital no estado; a definição da Comissão Paulista de Pontos de Cultura de realizar além do Fórum Paulista, a Teia e um evento estadual de Cultura Digital; a realização, por setores da UFSCar, do 3º Contato – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica.
A confluência destas três demandas proporcionou a concepção de um encontro de caráter estadual que tivesse como mote central a discussão e produção de cultura digital. A articulação destas demandas com as atividades da Ação Cultura Digital do MinC, assim como o alinhamento de intensões com as discussões de surgimento do Portal Fórum da Cultura Digital Brasileira consolidaram a perspectiva deste encontro ser denominado 1° Fórum Paulista de Cultura Digital.
Este Fórum já nasce de forma articulada e se propõe intencionalmente a contribuir com a discussão e mobilização em torno da cultura digital no Estado de São Paulo e no Brasil. Consolidando a construção colaborativa do Fórum Brasileiro de Cultura Digital.
Objetivo
O principal objetivo do evento é a integração e articulação de grupos do estado de São Paulo que trabalham com cultura digital, visando contribuir na construção e consolidação de políticas públicas assim como do Fórum Brasileiro de Cultura Digital.
Para mais informações acesse:
http://culturadigital.br/forumpaulistadeculturadigital/sobre/
Mais informações em breve!
Novo projeto de livro e leitura
6 de Outubro de 2009, 0:00 - sem comentários aindaNesta quarta-feira, dia 7 de outubro, será realizado o Fórum Nacional Mais Livro, Mais Leitura nos Estados e Municípios, promovido pelos Ministérios da Cultura (MinC), da Educação (MEC) e pelo Instituto Pró-Livro (IPL), com a participação do Plano Nacional do Livro e leitura (PNLL). O evento acontecerá durante todo o dia, a partir das 9h, em Brasília, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, localizado no Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Lote 1, Conjunto A.
Na ocasião, será lançado o projeto A Leitura e o Livro nos Planos Municipais e Estaduais (PMLL e PELL), criado com o objetivo de fomentar a elaboração desses trabalhos e a sua implantação nas localidades. Durante o evento, destinado aos dirigentes estaduais e municipais de educação e cultura, parlamentares, prefeitos, representantes das entidades do livro e especialistas na área, haverá palestras e mesas de debates que discutirão acerca da formulação de políticas públicas do livro e leitura, e sobre a importância da democratização do acesso a esses meios como condição para a inclusão social, o exercício pleno da cidadania e a melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano nos municípios e estados brasileiros.
A criação de planos estaduais e municipais de livro e leitura é um dos principais objetivos do PNLL, que desde a sua criação, em agosto de 2006, previa um prazo de três anos para o início dessa estratégia de ação. Espera-se que, até o final de 2009, a maioria dos estados e municípios tenha aderido ao projeto e, com isso, esteja desenvolvendo os seus planos.
Ferramenta
Um novo portal na internet e a edição de um guia fazem parte do projeto e oferecerão informações completas sobre o assunto. Por meio do site será possível a capacitação à distância. Ambos serão apresentados durante o fórum.
O Fórum Nacional dará início aos fóruns e oficinas regionais que terão a missão de mobilizar governos estaduais e municipais de todo o Brasil para a importância das políticas públicas e das ações voltadas ao fomento à leitura e ao acesso ao livro. O Portal Mais Livro e Mais Leitura, que integra o projeto, será uma grande ferramenta para divulgação, informação e credenciamento, mas principalmente para o monitoramento, formação de agentes públicos e assessoria à distância para a implantação dos planos, além de um intercâmbio e rede social de colaboração.
Os agentes dos estados e municípios e todos os envolvidos terão à disposição, também, vídeos-conferências, palestras e participarão de chats para dirimirem possíveis dúvidas. O guia para o desenvolvimento e a implantação dos PELL (Plano Estadual do Livro e Leitura) e PMLL (Plano Municipal do Livro e Leitura) apresentará o “passo a passo” e será oferecido nas versões impressa e digital.
Alguns temas
A união do governo, da sociedade civil e do setor produtivo para o desenvolvimento da leitura no Brasil é um dos temas que serão debatidos durante o fórum. Outro tema que chamará a atenção será Leitura, Educação e Cidadania: O poder transformador da leitura, a ser desenvolvido na parte da tarde, a partir das 14h, pelo professor e escritor Afonso Romano de Sant’Anna.
O Fórum Nacional conta com o apoio do Consed, Undime, Fórum dos Presidentes dos Conselhos Estaduais da Cultura, Fórum dos Dirigentes Estaduais e Municipais da Cultura, Frente Parlamentar Mista em Defesa da leitura e representantes do legislativo; Unesco, Unicef , OEI, e das entidades fundadoras do Instituto Pró-Livro (Abrelivros, CBL e SNEL) . O patrocínio é do Instituto Pró-Livro.
Confira a programação completa do Fórum:
9h às 10h30 - Abertura Oficial
• Juca Ferreira – Ministro da Cultura
• Fernando Haddad – Ministro da Educação
• Alexandre Padilha – Subchefe de Assuntos Federativos da SRI da Presidência da República
• José Castilho – Secretário Executivo do PNLL
• Jorge Yunes – Vice-presidente do Instituto Pró-Livro
• Dep. Maria do Rosário Nunes – Presidente da Comissão da Educação e Cultura da Câmara Federal
• Dep. Marcelo Almeida – Presidente da Frente Parlamentar Mista de Leitura
• Maria Auxiliadora S. Rezende – Presidente do CONSED
• Carlos Eduardo Sanches – Presidente da UNDIME
• Jandira Feghali – Presidente do Fórum Nacional dos Secretários de Cultura das Capitais
10h40 às 12h – Programa “A leitura e o livro nos planos estaduais e municipais”
“O conceito do programa e sua execução”
Fabiano dos Santos – Diretor de Livro, Leitura e Literatura da SAI/Minc
“A centralidade do plano no desenvolvimento das políticas de livro e leitura”
José Castilho Neto – Secretário Executivo do PNLL
“Apresentação da Logística: Guia e Portal”
Zoara Failla e consultores – Instituto Pró-Livro
14h às 14h30 - Painel: Leitura, Educação e Cidadania: O poder transformador da leitura
Palestrante: Prof. Affonso Romano de Santanna
14H30 às 15h45 – O PNLL: Estado e sociedade atuando no desenvolvimento da leitura no Brasil
“Plano Nacional do Livro e de Leitura”
José Castilho – Secretário Executivo PNLL
“Programa Mais Cultura”
Silvana Meireles – Secretária de Articulação do MinC
“As políticas e ações de livro e leitura do MEC”
Maria do Pillar – Secretaria de Educação Básica do MEC
André Lázaro – Secretaria de Educação Contin. Alfab. e Diversidade do MEC
“As políticas e ações de livro e leitura do MinC”
Fabiano dos Santos – Diretor – DLLL/SAI/MinC
16h15 às 17h – Mosaico: Ações exitosas de fomento à leitura:
“Casas da leitura”
Daniel Q. de Santana – Presidente Fund. de Cultura e Comunicação do Acre
“Caminhos da Leitura”
Bolívar A. Pasqual – Secr. Munic. Educação de Farropilha – RS
“Clube da Leitura”
Léo do Peixe – Piedade – MG (Sociedade civil)
Coordenação
Jane Cristina da Silva – Coord. Geral Livro Didático – SEB / MEC
17h – 17h30 – ENCERRAMENTO
• José Castilho Neto – Secretário Executivo do PNLL
• Sônia Jardim – Presidente do Instituto Pró-Livro
• Fabiano dos Santos – Diretor – DLLL / SAI / MinC
SERVIÇO
Fórum Nacional dos Planos Estaduais e Municipais de Livro e Leitura
Dia 7 de outubro, das 9h às 17h, no Brasil 21 Centro de Eventos e Convenções - SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A – Brasília, DF
Mais informações: www.prolivro.org.br