Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Eventos
Tela cheia Sugerir um artigo

Centro Cultural Vila Itororó promove sua “Vilada Cultural”

22 de Setembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 1Um comentário | Ninguém aparecerá a este evento.
Visualizado 689 vezes
26 de Setembro de 2009, 0:00 http://vilaitororo.blogspot.com/ Rua Martiniano de Cravalho, altura do n°287, Bela Vista

No dia 26 de Setembro o Centro Cultural Vila Itororó, comunidade localizada na Bela Vista, no centro de São Paulo, promove a sua primeira “Vilada Cultural” evento com diversas atrações como shows, espetáculos teatrais e projeção de filmes. A iniciativa é mais uma das ações da Associação de Amigos e Moradores da Vila Itororó (AMAVILA) - núcleo que mobiliza a comunidade contra uma ação de despejo da Prefeitura - para comemorar os 80 anos de existência da Vila. As apresentações ocorrem no dia 26, a partir das 13h00, e se encerram com uma grande festa.

Entre os grupos convidados para apresentações estão Trupe do Trapo, Parabelo, 1/2 dúzia de 3 ou 4, projeção de filmes diversos e grupo do Ponto de Cultura Bixigão, tradicional referência no bairro. Os grupos apóiam as iniciativas culturais já desenvolvidas na Vila Itororó: todo sábado, uma atração diferente acontece na comunidade. A exemplo do Teatro Oficina, desde a década de 90 muitos artistas conceituados já participaram de apresentações e intervenções a convite do Centro Cultural Vila Itororó. Todas as atrações são gratuitas e abertas ao público.

A Vila Itororó é composta por 70 famílias, e os cerca 250 moradores estão ameaçados de despejo por um projeto da Prefeitura Municipal de São Paulo, que quer transformar a Vila num centro cultural gerido pela iniciativa privada.

As ações culturais da própria comunidade vão de encontro aos argumentos da Secretaria para essa desapropriação: o projeto da prefeitura ignora a existência de cultura no local e ao mesmo tempo ameaça famílias, muitas com mais de três gerações criadas ali, que construíram suas histórias de vida dentro da Vila Itororó.

A Vilada traz ainda a reflexão de que é possível aliar moradores, arte e patrimônio, sem que nenhum dos lados saia prejudicado, e convida os cidadãos paulistanos a conhecerem os experimentos que já acontecem nesse sentido.


Tags deste artigo: vilada cultural vila itororó

1Um comentário

  • A2092a1bc0f8290adbe4462debd3d637?only path=false&size=50&d=404Samantha(usuário não autenticado)
    7 de Agosto de 2010, 9:59

    Despejo em 90 dias!

    Na última sexta 06/08/2010 o SAJU informou aos moradores da Vila Itororó que todos receberam uma notificação de despejo em 90 dias. O prédio da R. Conde,que seria repassado aos moradores,pelo que dizem, será repassado aos moradores do Galpão que moram em frente ao tal prédio e são invasores. Isso realmente mostra que mesmo em época de eleição não há nem ao menos uma falsidade de iludir moradores de áreas de risco; "não invasores"; com a "Casa Própria".


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.