Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Imagens
Tela cheia Sugerir um artigo

Os planos para o futuro do Pontão Guaicuru, MS.

16 de Junho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 580 vezes

Pontaocerrado02

O Pontão de Cultura Guaicuru iniciou suas atividades em dezembro de 2008 em Mato Grosso do Sul. De acordo com a coordenadora Andréa Freire, o Pontão Guaicuru tem como objetivo promover o uso das tecnologias da informação e das habilidades desenvolvidas pela Oficina de Criação Teatral.

No Pontão está se articulando uma rede para fomentar ações entre os Pontos de Cultura de MS, e destes com pontos de outras regiões brasileiras, incluindo outros grupos envolvidos no projeto Casa Brasil, “ são comunidades indígenas, comunidades das fronteiras com a Bolívia e com o Paraguai e outros grupos populares que trabalham arte e cultura, direitos de cidadania e realizam atividades de forma cooperativa, colaborativa, solidária e inclusiva”, explica Andréa. O Pontão Guaicuru atua especialmente na capacitação, produção e promoção do acesso em teatro, cinema e audiovisual, além de colaborar para promover encontros desses diferentes olhares, de comunidades muitas vezes caracterizadas por mundos tão distantes uns dos outros.

A seguir um bate papo com a coordenadora Andréa Freire sobre o Pontão Guaicuru, que está na região Centro Oeste e pretende mapear e divulgar a cultura da/na região.

Pontaocerrado03 Quantos são no total? 
N
o MS há somente um Pontão, que é o Guaicuru, creio que há também um em cada estado da região centro-oeste- MT, GO, DF e TO. 

Quais são as ações que o Pontão já produziu?
Está em fase de produção das seguintes atividades: 
Teatro no Ponto – Formação de Núcleos de Teatro em 4 localidades: Campo Grande, Dourados, Sidrolândia e Bonito. Foram selecionados, em média, 30 integrantes para cada núcleo, com encontros semanais para aplicação de aulas básicas de teatro em pesquisa, dramaturgia, produção, montagem e apresentação de espetáculos. O objetivo é olhar a realidade da inclusão / exclusão social em Mato Grosso do Sul através da prática teatral,favorecendo o diálogo entre as experiências.

Portal Guaicuru – Portal na internet que prioriza o uso do Software
Livre, a infra-estrutura de desenvolvimento colaborativo, o envolvimento de agentes de desenvolvimento local, os cursos livres de Educação à Distância do projeto Casa Brasil, o compartilhamento de conhecimentos e difusão da produção dos Pontos de Cultura de MS e demais grupos conectados. Diferentes atividades serão apresentadas de forma a facilitar a interação entre os grupos e destes com a população em geral; feira virtual e e-comércio, depoimentos, artigos e matérias jornalísticas, materiais audiovisuais, produção artística, reflexões e debates. Estará no ar a partir de 22 de julho de 2009.

Cinema Livre - Mostras de filmes de curta e longa-metragem em uma rede de salas de exibição de cinema livre, em Campo Grande, Dourados e Bonito. A programação é composta por obras do catálogo da Programadora Brasil - Central de Acesso ao Cinema Brasileiro; do acervo da Produtora VídeoFilmes, do projeto Direitos do Coração; e filmes e vídeos produzidos pelos pontos de cultura de todo o Brasil.

As atividades seguintes estão previstas  entre julho  e dezembro de 2009:
Audiovisual – Realização de oficinas em diversos módulos: formação de
núcleos de produção, realização de seminários, debates e palestras com
profissionais da área. A proposta é fortalecer o domínio das ferramentas do
audiovisual, capacitar e qualificar as equipes e as produções realizadas
pelos grupos conectados.

Encontro no Ponto - (a melhor distância entre dois pontos é o encontro)
Painel de experiências entre pontos de cultura de todas as regiões
brasileiras, casas Brasil, comunidades indígenas e outros grupos sociais de
MS pretende estabelecer laços e fortalecer o relacionamento dos pontos de cultura da rede MS com a rede da região Centro-Oeste e de outras regiões do País. Oferece oficinas de capacitação em temas como: elaboração de projetos, software livre, audiovisual, sustentabilidade e Griôs. Apresenta diferentes formas de participação através de depoimentos, demonstrações, dinâmicas, palestras, debates, oficinas, mostra audiovisual e mostras de outras produções e manifestações culturais.

Festival das Culturas Populares – Espaço para as manifestações culturais e artísticas dos pontos de cultura, Casas Brasil, povos indígenas, e grupos populares que se expressam em folias, danças e cantos. A idéia é fazer uma ponte entre a tradição e o novo, em que os mais jovens sejam estimulados ao aprendizado e à apreciação do conhecimento dos mais velhos e estes a repassarem seus conhecimentos aprendidos na faculdade da observação da vida humana e da natureza. É composto por um Painel das Culturas Populares, uma feira de produtos artísticos para o comércio, uma mostra de variadas manifestações artísticas de grupos urbanos, rurais e indígenas em variadas localidades de Campo Grande, como escolas, universidades, pontos de cultura, ruas, praças, mercados e feiras-livres.*

Mostra de Teatro e Audiovisual dos Pontos –  Revelar e debater o trabalho realizado pelos núcleos de Teatro e Audiovisual das comunidades conectadas à rede Pontão de Cultura Guaicuru.

Pontaocerrado01

 

Pontão de Cultura Guaicuru, MS
Coordenadora Andréa Freire
Para mais informações no fone: (67) 30266356


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.