A rede social
Reúne Pontos de Cultura, instituições e pessoas interessadas na constituição de uma comunicação compartilhada, colaborativa e democrática que permeia o interesse e o trabalho desses grupos sobre diversas temáticas.
Desenvolvida em software livre - plataforma Noosfero – com a intenção de contribuir com o aprimoramento técnico de projetos colaborativos, é uma iniciativa do Pontão de Cultura Instituto Paulo Freire, em parceria com o Ministério da Cultura.
Objetivos
Contribuir com o diálogo entre os Pontos, suas redes de colaboradores e demais atores, estimulando a construção coletiva de experiências e de novos saberes.
Proporcionar a mobilização social de grupos, instituições, movimentos e pessoas, com base na troca, no aprendizado coletivo e na criação conjunta.
Nossas ações
Neste espaço virtual, é possível conversar, postar e trocar textos, vídeos, áudios e imagens, conteúdos estes que fomentam debates com a intenção de fortalecer ainda mais suas ações e seus laços costurando ponto por ponto.
E a partir também de seminários, desconferências e oficinas está sendo possível tecer conhecimentos sobre assuntos como democratização e compartilhamento da comunicação, conjuntura e perspectiva do software livre na atualidade, a interculturalidade no contexto das redes sociais, distribuição de conteúdos culturais alternativos, entre outros que virão.
Por que Ponto por Ponto?
Entendemos que o nome traduz as diferentes formas de interação entre os Pontos espalhados pelo Brasil, conectados de forma sistêmica em redes de colaboração, sem hierarquia, mas com responsabilidades compartilhadas.
A vida dela e o seu dinamismo são frutos de relações de agentes que têm experiências, afinidades e/ou interesses em comum, mas que prezam a diversidade nas suas mais variadas manifestações. Aberta, ela se consolida quando os seus participantes se apropriam e interagem de forma livre, colaborativa, solidária e compartilhada, promovendo o intercâmbio de conhecimento, para além da plataforma tecnológica.
Por que Comunicação Compartilhada ?
“Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”. (Artigo XIX da Declaração dos Direitos Humanos).
A comunicação é um direito humano e temos a comunicação compartilhada como uma das dimensões para a sua democratização, conceito que vem sendo amadurecido por pessoas e veículos na ambiência do Fórum Social Mundial desde 2001 (Porto Alegre-RS). Ela tem em sua essência a resistência à lógica neoliberal de gestão controlada ao contrapor a troca solidária às práticas competitivas e ao abordar temas sócio-político-econômico-culturais sem o viés mercantilista utilizado pela grande mídia. A sua prática encontra espaço no jornalismo alternativo e crítico, mas também permeia outras áreas - como, a cultura e a educação - fundamentais para o exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia.
De acordo com essa perspectiva, a rede visa à interlocução entre os(as) comunicadores(as) culturais, responsáveis por divulgar as ações além dos limites dos seus Pontos, contribuindo para garantir a visibilidade e a consolidação do trabalho cultural.
Navegue e participe!
www.pontoporponto.org.br
Mais informações
Instituto Paulo Freire
Rua Cerro Corá, 550, 1o andar, sala 10
05061-100 l São Paulo l SP
T: 55 11 3021 5536 F: 55 11 3021 5589
pontoporponto@paulofreire.org
1010 comentários
Enviar um comentárioconexao felipe camarao
Vera Santana.
Espaço Fundamental para traca de conhecimento
fraco ou forte,mas seja certo,concreto,de alento...
certo da vida que vibra em sua comunicação...
que possibilita interação e encontros cuja próspera e sonora musica num profundo exitir ,constuir novo pensar,novo mundo ir...
Veja Brasil da Humanidade:seus filhos e filhas olhando por ti
viajam por suas terras querendo novamente seu povo unir.
Continuamos assim
Paz. Sempre votos de prosperidade e alcance de vossos objetivos Projeto Canto da Floresta
Paz da Floresta
ubfica@gmail.com
Ao futuro
Mercadoria Valiosa
2% do orçamento para cultura, veio o corte e caiu para 0,6%. Já para o bolsa família foi acrescido
2,1 bi.
Mendocino County Fair fun in Boonville this weekend
Risa nocturna | Noticias Uruguay y el Mundo actualizadas
Rijke Chinees geïnteresseerd in duurste huis van Nederland - China
'Democratie lijkt verworden tot een slaapverwekkend en tijdrovend ritueel' - opinie
Interview: EU-Kommission will Gesetzgebung ändern |
بوابة فيتو: "برادلي" يطالب لاعبي المنتخب بتجهيز أحذية المطر