Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Blog coletivo
Tela cheia Sugerir um artigo

Ponto de Cultura Piaba de Ouro faz aniversário - PE

14 de Setembro de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1471 vezes

Piabadeouro Na próxima sexta-feira, 11 de setembro, o Maracatu Piaba de Ouro comemora 32 anos. Sem um de seus fundadores, Manoel Salustiano (falecido em 31 de agosto de 2008), a agremiação demonstra que está pronta e disposta para prosseguir por muitas outras décadas. E o motivo é simples: o legado construído por Mestre Salu é mantido pelos 15 filhos e pela comunidade de mais de 250 maracatuzeiros e folgazões. Na sede do grupo, em frente ao Ilumiara Zumbi, na Cidade Tabajara (Olinda), crianças e jovens seguem os passos dos mais velhos e aprendem com a tradição oral e o reforço de oficinas, como as de dança e bordados.

O maracatu de baque solto Piaba de Ouro foi fundado em 11 de setembro de 1977, por Manuel Salustiano Soares, Augustinho Pires e Manoel Mauro de Souza. Nascidos na Zona da Mata pernambucana, criaram o ‘brinquedo’ para relembrar e manter as tradições e reafirmar na capital o valor cultural da região. Sob o comando do Mestre Salu, o Piaba de Ouro ultrapassou fronteiras com apresentações em outros estados do Brasil. Chegou ao exterior, em países como Cuba, França e EUA. Além disso, conquistou, entre muitos títulos, o de campeão do carnaval pernambucano por sete anos consecutivos.

O Maracatu Piaba de Ouro é referência para outros 104 grupos de maracatus que existem no estado de Pernambuco. É uma entidade sem fins lucrativos e desenvolve um trabalho cultural, voltado para a formação de cidadãos, que envolve vários segmentos da cultura Popular, entre eles o mavalo-marinho, mamulengo, ciranda, forró de rabeca, caboclinho e o próprio maracatu de baque solto. Atualmente, o Piaba de Ouro conta com cerca 250 componentes, entre maracatuzeiros e folgazões e é presidido por Manoel Salustiano Soares Filho (Manoelzinho Salustiano).

Como Ponto de Cultura Formação Continuada, desenvolve oficinas de danças, música, canto, bordados e adereços com jovens e adultos, sem restrições de idade. O trabalho foi reconhecido e nos últimos cinco anos ganhou o 2º lugar no Prêmio Cultura Viva na categoria Pontos de Cultura; o Prêmio Escola Viva e o Prêmio Cultura Populares 100 anos de Frevo Maestro Duda, todos promovidos pelo Ministério da Cultura.

Confira a programação
Aniversário do Piaba de Ouro – 32 anos
11 de setembro (sexta-feira), a partir das 14h
14h - Abertura do Evento com a exposição de adereços de maracatu e lançamento do site do Piaba de Ouro.
14h – Bate papo sobre maracatu de Baque Solto.
15h - Bate papo sobre Cavalo Marinho para o público em geral.
16h30 - Bate papo sobre Dança de Sambada de Maracatu de Baque Solto.
17h30 - Lançamento do 2º DVD do Maracatu Piaba de Ouro.
20h - Apresentação Bacamarteiros Mandacaru, de Abreu e Lima.
20h30 - Apresentação do maracatu Piaba de Ouro.
21h - Apresentação do Maracatu Batuque Estrelado.
21h30 - Apresentação do Ponto de Cultura Maracatu de Baque Virado Leão Coroado - Olinda
22h - Apresentação do Coco do Ponto de Cultura Estrela Brilhante de Igarassu
23h - Apresentação do Cavalo Marinho Boi Pintado de Aliança.

Onde: Sede do Maracatu Piaba de Ouro e Praça Ilumiara Zumbi - Rua Curupira, 125, Tabajara, Olinda, PE

Mais informações:
(81) 3372.5986


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.