Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

 Voltar a Audiovisual
Tela cheia Sugerir um artigo

Vencedores da 5ª Mosca 2009

21 de Julho de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 899 vezes
Infelizmente não pudemos acompanhar toda a Mostra de Cinema de Cambuquira - a Mosca. Semana passada era o fechamento do Fundo Estadual de Cultura e estávamos enfurnados no processo de montagem do projeto que enviamos. No domingo, fomos conferir, Eu e Andressa, o último dia do evento. Ficamos com uma vontade de ter participado de tudo, pois os encontros foram bastante produtivos. Pelo menos, pudemos acompanhar a apresentação dos curtas premiados, o que já foi um alento. Eis os vencedores.

O anão que virou gigante


O vencedor da categoria Melhor Animação e Melhor Filme foi "O Anão que Virou Gigante", produção do animador Marão (imagem daqui). É uma história divertida que traz a frustração de um anão de 1,20m de altura, que não consegue chamar a atenção de ninguém e é desprezado por garçons, jornaleiros, mulheres e todo mundo a seu redor. Com um olhar crítico sobre os "diferentes", o personagem vai narrando as desventuras do dia-a-dia. De repente, já depois dos vinte anos, o simpático protagonista começa a crescer. Vai mudando sua visão de mundo, e tenta até resolver algumas injustiças que tinha percebido. Foi uma boa escolha. Vale a pena assistir.

Hiato: passeio no Shopping




Vencedor da categoria Documentário, Hiato: passeio no shopping, mostra a manifestação pacífica de trabalhadores sem-teto do Rio de Janeiro, que aconteceu em agosto de 2000. A turma da periferia resolve conhecer um shopping center da zona sul carioca, o que causa estranheza de vendedores e da classe média. A imprensa compareceu para cobrir o manifesto, com certeza na expectativa de que houvesse algum confronto. No entanto, os visitantes só queriam ver as vitrines, experimentar roupas e sapatos, e comer pão com mortadela na praça de alimentação. Exercer o direito de ir e vir. Filmado sete anos após o acontecimento, o documentário repercute a iniciativa e discute a distância entre os pobres e o mundo de consumo da classe média-alta, com suas regras invisíveis de conduta, de aparência e de status. Confira a entrevista do diretor Vladimir Seixas para a revista Fórum.


Em uma tarde de abril em Cambuquira

Vencedor da categoria experimental. Realizado por Alexandre Félix, o vídeo traz de forma poética uma chamada geral na população da nostálgica Cambuquira. Ficar olhando o tempo passar, lembrando-se dos tempos áureos da cidade ou partir para a ação e dinamizar a cidade outra vez? Eis um questionamento que inquieta durante a exibição.

Bicho
Outro curta-metragem muito divertido, vencedor da categoria infantil. Dirigido por Vitor Brandt, conta a história do menino Carlos, que adora criar bichos de tudo quanto é tipo (galinha, grilos, calangos, lagartixas) dentro de casa. A mãe não aceita a mania do filho. Na escola, ele é alvo de perseguição pelos coleguinhas. Carlos, no entanto, se apega aos animais. Dá nomes de gente a eles, cria fantasias na sua cabeça. Vale a pena também conferir essa produção, que está disponível no sítio Porta-Curtas.

A exibição dos vencedores foi antecedida da apresentação dos trabalhos da oficina de produção audiovisual. O tema foi o telejornalismo e os participantes fizeram um belo trabalho relacionando a história de Cambuquira com fatos das décadas de 60, 70, 80 e dos dias atuais. Ainda não encontrei estes vídeos na rede, mas o pessoal da Mosca deve colocá-lo na rede. As produções dos anos anteriores podem ser conferidas no sítio da Mostra.

A sensação é de que eventos como o de Cambuquira levam estimulam a produção em todos os níveis - desde adolescentes que fazem coisas novas, até os mais velhos que voltam ao cinema para assistir filmes que tenham a nossa cara. A retomada do cinema brasileiro, potencializada pelas novas mídias, depende de projetos como este para dar certo.

Fonte: http://www.viraminas.org.br/2009/07/vencedores-da-5-mosca-2009.html

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.