Seu Mac está lento para resolver o endereço local? Solucione já.
Desenvolvedores web utilizam o endereço localhost para trabalhar localmente. Este endereço é conhecido como loopback e sempre aponta para o IP 127.0.0.1 dentro do computador. Assim a velocidade de resolução deste nome deveria ser extremamente rápida. Deveria.
Mas em máquinas Mac isso não é verdade devido algumas “questões paralelas” de como o Mac OS X gerencia o DNS. Resumindo: a resolução é extremamente lenta e improdutiva para quem está programando localmente.
Mas isso tem solução! Depois de uma procura grande e testes realizados, descobri que o Mac OS X tentar resolver ANTES para um endereço IPv6 e somente depois de um determinado tempo, ele tenta resolver para IPv4. Consequentemente existe esta demora para a resolução de nomes.
Como resolver
Existem diversas abordagens para resolver o problema, sendo necessário fazer testes para descobrir qual se aplica ou ainda se todas se aplicam. Em meu caso resolvi desligando a resolução para IPv6, que pode ser realizada da seguinte forma:
# listar as interfaces de rede e seus nomes: networksetup -listallnetworkservices# desabilitar o IPv6 na interface de rede: networksetup -setv6off Ethernet
O primeiro comando lista as interfaces de rede disponíveis no sistema conjuntamente com seus nomes. Já o segundo, desabilita o IPv6 em uma determinada interface (no meu caso, a placa ethernet).
Outra possível solução é adicionar as configurações de proxy da interface de rede alguns endereços que não devem ser resolvidos (ou tentados). Para isso é necessário abrir as preferências do sistema (System Preferences) e alterar as configurações de rede (Network). O vídeo a seguir mostra estas configurações.
Finalmente, verifique o arquivo hosts em busca da linha que resolve o endereço localhost. Este arquivo deve estar assim:
Se não estiver, acrescente esta linha no arquivo hosts com o seguinte comando:
#sudo vim /etc/hosts
O editor Vim é mostrado e você então podem editar o arquivo. Se não faz idéia de como o Vim trabalha, leia um tutorial básico clicando aqui.
Sem trocadilhos, agora você deve resolver corretamente o localhost.
0sem comentários ainda