Ir para o conteúdo
ou

Software livre Brasil

0 amigos

Nenhum(a)

0 comunidades

Nenhum(a)

Tela cheia
 Feed RSS

Blogue do PM

27 de Maio de 2009, 0:00 , por Software Livre Brasil - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Paulo Marcos Queiroz dos Santos é Comunicólogo (UNEB), especialista em rádio, TV e comunicação digital junto a jovens e lideranças do movimento social. Atua no Terceiro Setor e é repórter e correspondente da TVE-BA, jornais e emissoras de rádio comunitária e comercial da Bahia.


Inauguração do Comitê da Gente - Neusa 13690

9 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Comite



Nova Fátima recebe o Arte Educação

4 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

O Projeto Arte Educação continua promovendo espaços de debate, mobilização e qualificação de educadores da Bacia do Jacuípe, desta vez o município de Nova Fátima abriu as portas do Colégio Nossa Senhora de Fátima, nos dias 02 e 03 de agosto de 2010, para abrigar o 1º encontro da 2ª fase da iniciativa, que visa sensibilizar a região a importância da arte na escola.

"Agora além dos educadores eu também vou acompanhar os próximos encontros de formação que virão por aí. Adorei e fiquei maravilhada com tudo que aconteceu aqui neste dois dias. Acredito que os professores retornarão às aulas com todo gás e terão meu apoio", relatou a secretária de Educação, Florisvalda Rios.

O Projeto Arte pela Educação no Território da Bacia do Jacuípe é desenvolvido Companhia Artes Cênicas Rheluz, com o apoio da Secult - Secretaria de Cultura da Bahia em parceria com o GT de Cultura, a sociedade civil e o poder público dos municípios do território. "O evento foi significante e superou nossas expectativas", afirmou Rubens França, coordenador do projeto.

REPORTAGEM DE TV

FLICKR

BLOGUE

por Paulo Marcos



Spot - Romaria das Mulheres - Paulo Marcos

4 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Participe da 2ª Romaria das Mulheres, dia 11 de setembro de 2010, em Bom Jesus da Lapa.

Tema: Mulher e Cidadania

Lema: Lutaremos em marcha até que todas sejam livres!

Uma realização da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia

Apoio: Santuário de Bom Jesus da Lapa
Paróquia local e movimento de mulheres do Oeste baiano.

Informações: 71.9198 9409 e 8812 3658 - Ouça

Spot - Romaria das Mulheres (00:49)
Paulo Marcos
Download


Sobre Política e Aranhas - Por Flávia Amâncio

4 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Estava pensando sobre política. E depois de algumas reflexões, cheguei a conclusão que o "fazer" política é parecido ao processo das aranhas em "fazer" a teia. E depois, pesquisando sobre como as aranhas constroem suas teias percebi que existe um tipo de aranha que caracteriza a política atual: é a viúva-negra. Ela produz um tipo de teia com desenhos irregulares, difíceis de se identificar. Totalmente individualizada.

Não se parece geometricamente com uma construção. Exatamente como na política atual. Não estamos construindo nada para o coletivo. Cada construção da teia política é pensando na projeção política “teiológica” de cada um. Existem algumas raras, raríssimas exceções.


Bem, temos outro tipo bem conhecida, a chamada aranha caranguejeira, produz a teia densa e no chão que serve como esconderijo. Todas tem um objetivo, prender suas presas, morar nelas e ter um ninho nupcial. Há algo na política que passa por esse processo, primeiro você tem um processo de encantamento, enamorarmento, passa a “fazer” a política por ideologia, utopia, sonhos, bem coletivo, lutar pelos menos favorecidos, pela poesia da política, depois alguns começam a morar nessas teias, começam a gostar, percebe que muitos sonhos são irreais nessa empreitada.

O que vale mesmo é a negociação, é jogar o jogo que rola, e aí começa a fazer o processo de mumificação das ideologias e tudo o que regia a política ideológica, o bem comum. E passamos para o processo de identificação com os que antes não fazem parte da nossa teia porque temos que fazer parte do processo. Temos que operacionalizar. Então vamos tecer como as viúvas-negras. Traficar influência, negociar postos de trabalhos, favorecer possíveis cabos eleitorais, e muitas ferramentas operacionais que antes não constavam em nosso “modus operandi”.


Por fim, as coitadas das aranhas e suas teias devem estar tristes agora pelo fato da comparação.

 

por Flávia Amâncio - Educadora de Conceição do Coité- BA, formada em Letras (UNEB) e Pós Graduada em Estudos Literários (UNEB).



Participe da 2ª Romaria das Mulheres, dia 11 de setembro de 2010

4 de Agosto de 2010, 0:00, por Software Livre Brasil - 0sem comentários ainda

Romaria04-08



Tags deste artigo: paulo marcos bahia brasil coité nacangaia