Paulo Marcos Queiroz dos Santos é Comunicólogo (UNEB), especialista em rádio, TV e comunicação digital junto a jovens e lideranças do movimento social. Atua no Terceiro Setor e é repórter e correspondente da TVE-BA, jornais e emissoras de rádio comunitária e comercial da Bahia.
Quixabeira da Feira de Gado e da Arte pela Educação
18 de Novembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaProjeto Arte pela Educação promove encontro municipal em Quixabeira em dia de Feira Livre
Do Sisal surgem as cordas que, neste caso, dão formato a uma rede. A rede faz parte da ornamentação do local que sedia o 8º Encontro Municipal Arte pela Educação, desta vez em Quixabeira-BA.
O artesanato também pode simbolizar a Rede de Arte Educadores da Bacia do Jacuípe na Região Sisaleira da Bahia, que reúne onze municípios.
Segundo, o fazendeiro e ex-prefeito Mário Lima, mensalmente são vendidos em média 1.200 animais.
Além de um café da manhã com beiju, melancia, aipim e outras de delícias do Sertão, no encontro também aconteceram apresentações culturais com a participação do poeta e radialista Beto Lima, que já foi vice-prefeito e é autor do Hino de Quixabeira, e do Grupo de Sambadores Raízes do Samba, que fez uma homenagem ao prefeito Eliezer Costa aniversariante do dia.
Participaram do evento gestores públicos, convidados e professores da rede municipal e estadual de ensino. A programação segue com Arrastão Cultura no fim do dia e oficinas artísticas na sexta-feira.
***
Por Paulo Marcos | Pensar Filmes
***
Vamos pra rede? Siga-nos.
Fotos | Vídeos |
Arte pela Educação conquista educadores de Capela do Alto Alegre
18 de Novembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaO projeto Arte pela Educação conquistou os mais de 200 educadores de Capela do Alto Alegre que participaram do 7º Encontro Municipal realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2010.
Confira o vídeo:
Se preferir acesse o site Pensar Filmes.com
Oficinas criativas conquistam os educadores em Capela do Alto Alegre
18 de Novembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaOs professores se jogam e entregam-se ao prazer da arte. Esta é a constatação numa rápida conversa sobre o resultado das oficinas criativas do Projeto Arte pela Educação no município de Capela do Alto Alegre, nesta terça-feira (26), no Centro Educacional Manoel Geraldo Carneiro.
O Centro Educacional é a escola pública municipal, que tornou-se núcleo da iniciativa e vai desenvolver experiências de arte e cultura no dia a dia escolar.
A professora Iris Silva explica que a proposta é muito bem vinda. Segundo ela, as oficinas desenvolvidas durante todo o dia provam que é possível construir novas ferramentas de ensino, visando atrair a participação ativa dos estudantes.
Já a arte educadora Síntia Santos, do município de Gavião, disse que a ideia tem gerado uma troca de experiência nunca visto antes. "Eu estou muito feliz porque sou apaixonada pela arte. Eu ensino com amor e a arte nos emociona muito", explicou a professora Síntia, que ministra a oficina de Teatro de Fantoche.
Professor Gildo "o homem que cospe fogo" - Foto: Reinaldino Almeida/Rheluz
Também foram realizada as oficinas de Cinema, Artes Circense, Teatro do Oprimido, Teatro em Sala de Aula, Música, Brincadeiras, Contação de História, Cordel e Cultura Afro.
As atividades foram parte do 7º Encontro Municipal do Projeto Arte pela Educação, que iniciou-se na manhã desta segunda-feira (25), em Capela do Alto Alegre.
Saiba como foi a abertura aqui
Por: Paulo Marcos | Pensar Filmes
Capela do Alto Alegre sedia o 7º Encontro Municipal do Projeto Arte pela Educação
18 de Novembro de 2010, 0:00 - sem comentários ainda
- Capela do Alto Alegre. Este nome é muito bonito! - disse a professora Cláudia Vasconcelos -, eu quero conhecer um pouco mais sobre o nome desta cidade.
Foi com essa empolgação que a educadora iniciou o debate sobre o ensino de arte nas escolas públicas, na manhã desta segunda-feira (25), na cidade Capela do Alto Alegre. Ela foi uma das palestrantes durante o 7º Encontro Municipal do Projeto Arte pela Educação.
Durante sua "aula" a professora falou sobre os princípios do ensino de arte e cultura no Brasil e convidou os cerca de 200 educadores participantes do evento para um novo desafio. "Neste momento quero fazer este convite a vocês para sair um pouco deste lugar de dono do saber para construir um novo jeito de ensinar. A ideia deste projeto é provocar a implementação das leis que regem o ensino da arte e contribuir para que vocês tenham acesso a outras formas de ensino-aprendizagem", falou Cláudia.
Participaram da abertura do encontro o prefeito Claudiney Novato, o secretário municipal de educação Márcio Nascimento, o secretário municipal de finanças Eduardo Soares, o diretor de municipal de cultura Vandelson Dias, o presidente da Rheluz Jailton Trindade e o coordenador do projeto Rubens França.
A atividade segue até amanhã (26), quando ocorrerá várias oficinas artísticas.
Sobre Capela:
Origem do nome
O nome Capela do Alto Alegre originou-se da junção de três elementos distintos: Capela por ter como marco de sua fundação a primeira missa realizada em uma pequena capela improvisada; do Alto, porque estava situada no ponto mais alto da Fazenda Desabafo. E Alegre, pelo fato de sua gente expressar atitudes de extrema alegria.
População: 12.824 habitantes (2009)
Gentílico: capelense
Área da unid. territorial (Km²): 656
Bioma: Caatinga
Para conhecer um pouco mais sobre a história e cultura do município acesse aqui a nossa página especial.
Fotos: Paulo Marcos | Pensar Filmes
Pesquisa do IBGE mostra que brasileiras adiam a maternidade
16 de Novembro de 2010, 0:00 - sem comentários aindaAs brasileiras estão tendo filhos cada vez mais tarde. Embora a faixa entre 20 e 24 anos ainda concentre o maior percentual de nascimentos, ele caiu de 30,5% em 1999 para 28,3% em 2009. Por outro lado, os grupos etários acima de 25 anos tiveram aumento na proporção, principalmente na faixa de 30 a 35 anos, que passou de 14,8% para 16,8% em uma década. Já entre as mais novas, com idades entre 15 e 19 anos, os registros de nascimento caíram de 20,8% para 18,2% no mesmo período.
A constatação faz parte da pesquisa Estatísticas do Registro Civil de 2009, divulgada nesta sexta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O mapa revelado pelo estudo, no entanto, encontra disparidades entre os estados. No Sul e no Sudeste, estados como São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, a faixa etária de 25 a 29 anos já lidera a proporção de nascimentos. Além disso, há uma concentração maior de nascimentos no grupo de 30 a 34 anos do que os relativos às adolescentes.
Por outro lado, no Maranhão e no Pará a proporção de nascimentos no grupo etário de 20 a 24 anos e de 15 a 19 anos foram os mais elevados. No primeiro estado, 35,5% dos nascimentos registrados diziam respeito a mães com idade entre 20 e 24 anos, e 23,9% a adolescentes. No Pará, o primeiro grupo respondia por 33,7% dos nascimentos e o segundo, por 24,3%.
No Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo, a realidade também era diversa da média nacional, tendo o grupo de mulheres com idades entre 30 e 34 anos registrado mais nascimentos do que o das adolescentes (de 15 a 19 anos). Mas a faixa que mais registrou nascimentos foi a de 20 a 24 anos, tendo sido de 26,1% no Rio de Janeiro, de 26,7% em Minas Gerais e de 28% no Espírito Santo.
Fonte:
Agência Brasil