O Tabuleiro Digital é um projeto de inclusão digital, foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O trabalho tem o objetivo de favorecer a inclusão sociodigital e sua organização está centrada na lógica das redes, de forma que o acesso seja feito de forma plena e intensa. O nome Tabuleiro Digital foi dado devido aos suportes para os computadores, parecerem com os tabuleiros das baianas que vendem acarajé.
Criado em janeiro de 2004, o projeto completou cinco anos de trabalho em 2009, ele tem a proposta de acesso aberto, gratuito e comunitário à internet. Há no total três centros de acesso à Web no âmbito do Tabuleiros Digitais – dois na UFBA e um no bairro de Pirajá, em Salvador.
Além do acesso a rede, a idéia é também ter um compromisso político com a divulgação e utilização de Software Livre (sistemas operacionais que permitem a liberdade de executar, estudar, modificar e distribuir o programa). O projeto é fruto de uma parceria entre a UFBA, a Fundação ADM e a Petrobrás, com apoio do Liceu de Artes e Ofícios e do Projeto Software Livre da Bahia.
Visite o site do Tabuleiro Digital
Por Rosivaldo Mercês
0sem comentários ainda