João tem 6 anos de idade, disposição de vencedor e pensamento modesto. Ele é o atual Campeão Baiano de Caratê em sua categoria e é o mais jovem atleta da Seleção Baiana que participará da competição no Espírito Santo.
Ao total são 56 competidores de todas as modalidades. O diretor técnico e fundador da Academia Asteskas de Feira de Santana, Oldac Andrade Araújo, diz que a delegação baiana é sempre uma das maiores e nunca obteve resultados ruins. “Nós só tivemos até hoje apenas um quatro lugar. Sempre estamos entre os três melhores estados em termos de resultados coletivos e, em 1997, tivemos a honra de participar da Seleção Brasileira no Campeonato Mundial na Suíça com cinco atletas, que inclusive ganharam o título inédito para o país no Katá-Equipe”, informou o professor, que também é fundador da Federação Baiana de Caratê Shotokan.
A delegação baiana contará com atletas de várias cidades a exemplo de Conceição do Coité, Paulo Afonso, Valente, Barreiras, Irecê e Feira de Santana. João Adolfo é feirense e já se encantou com o esporte, mas segundo ele, ansiedade é muito grande. “Estou um pouco ansioso porque é a primeira vez que vou ao Campeonato Brasileiro. Sempre é assim quando é a primeira vez. Eu chorei na primeira vez que disputei o Campeonato Baiano, antes de começar porque estava nervoso e depois fui campeão”, afirmou a criança.
Apesar da dificuldade de patrocínio, João disse que recebe grande incentivo dos pais, Márcio Mascarenhas e Urânia Santa Rosa. “O que importa é fazer o melhor de si. Pra mim e pro meu pai é isso que vale, mim esforçar e participar”, falou o garoto.
O professor de Caratê, Adriano Araújo é o treinador da Seleção Baiana e espera bons resultados para este evento que terá início sexta-feira (15). A delegação viajará nesta quarta-feira.
Mais fotos:
Blogue do Caratê: karate.paulomarcos.com
0sem comentários ainda