Com a câmera ligada registrou tudo, inclusive as ameaças que sofreu por policiais
"Aproximadamente 11h da manhã, desta terça-feira (13), eu fazia uma reportagem na Feira Livre de Gavião, 260 km de Salvador, quando percebi uma concentração de pessoas e três carros de polícia. Fui informado que se tratava de mais uma blitz da Polícia Militar para apreender motos em situação irregular.
Resolvi então realizar uma matéria sobre o assunto e comecei a filmar. O Soldado Robério percebeu o fato veio em minha direção, pegou no meu braço e me conduziu para a viatura. Falei a ele que se tratava de imprensa. Neste momento a câmera estava desligada. Imediatamente liguei o equipamento e continuei a filmar dentro do veículo.
O carro é uma range plotada com a MARCA TERRA DE TODOS NÓS do Governo do Estado. Em Gavião não tem viatura. Depois de começar a desfilar ao redor do Centro de Abastecimento por pelo menos 100 metros, pararam o carro.
No momento mais de 200 pessoas acompanhavam a operação. Várias motos já tinham sido apreendidas. Exatamente 3 minutos depois o policial Geovânio me retirou de dentro do carro e pediu desculpas.
Alguns minutos depois a TVE me ligou pedindo para avisar aos moradores do Peixe que a reportagem que eu tinha produzido iria ao ar ao meio dia. (assista aqui)
Como muitas pessoas sabem sou radialista desde 1997. Atuo na Região Sisaleira e já passei por diversas rádios prestando serviços e contribuindo para melhorar o jornalismo comunitário.
Sou formado em Rádio e TV pela UNEB e atualmente trabalho em Gavião como Assessor Geral de Comunicação da Prefeitura local. Sou coordenador e repórter do Núcleo Pensar Filmes, que tem sede em Pintadas e produz reportagens para a TVE-BA nos municípios da Bacia do Jacuípe.
Alguns amigos da imprensa como Marcus Aurélio da Globo, José Ferraz da Jacuípe, Nilton Feliz da Sisal e Valdemi de Assis da Calila Notícias já se manifestaram e eu agradeço o apoio de cada um.
Um detalhe importante a viatura (foto - o policial que me levou pra o carro é esse que dirige) que aparece no final da gravação é de Barreiros, localidade onde nasci e tenho meus familiares ainda morando. A Associação da Rádio Comunitária Bareiros FM foi a organização local que lutou para levar o pelotão e aviatura pra lá. E eu fui um dos fundadores da associação.
É lamentável, mas aconteceu comigo. Policiais desqualificados, sem formação e muita arrogancia continua a intimidar pessoas de bem.
Perguntas que ficam no ar:
Seria porque sou negro de cabelos black power?
Seria para esconder o que estavam fazendo?
Porquê não pediram identificação?
Porquê me levar para a delegacia? Seria pra dar porrada e apagar a gravação?
O que quis dizer o PM quando falou "me dei a câmera por bem"?
Porquê a operação não prende os ladrões de motos?
Paulo Marcos
Assista o vídeo e comente.
4646 comentários
Enviar um comentárioComunicóloga
Absurdo
Esses caras sem formação nem uma, tem apenas o 2º grau concluído, mas mesmo assim são ignorantes.
Você tem que fazer uma matéria e enviar para ser divulgada na TVE e nas outras emissoras de TV.
tem meu apoio meu amigo.
Truculência Policial
Em primeiro lugar quero lhe dizer que sou candidato a Deputado pelo PTC da Bahia e tenho como uma de minhas propostas a criação do Conselho Nacional de Polícia para que nesses casos como o seu, o assunto seja levado para julgamento e os bandidos serem expulsos da corporação a bem do serviço público.
É inadimissível que esses bandidos travestidos de policiais, pagos com o nosso dinheiro, não tenham o mínimo de respeito pelo cidadão de bem.
Em Brasília acontece o mesmo. Quer ter uma prova, quando vier a Brasília de avião e descer no aeroporto, veja como as pessoas que vão ali vão buscar um parente, um amigo em seus veículos são tratadas por criminosos arrogantes, travestidos de políciais militares, ávidos para sacanear o cidadão de bem, aplicando-lhe multas de trânsito.
Quero a sua permissão para publicar essa sua matéria em meu site: www.ptcdecoribe.com.br
0000
Que absurdo!
Liberdade de Imprensa
Att...
www.bahiaemfocos.com
uma vergonha
tremendo absurdo
Só hoje, ao abrir o meu email é que pude ver mais um absurdo praticado contra a liberdade de imprensa. E eu que pensava que ja estavamos livre disso. Mais uma vez mostra a falta de preparo da policia militar é claro que foi um fato isolado de alguns policiais, mais que infelismente envolve toda a coorporação
Nos solidarizamos com voce e continue desenvolvendo o seu belissímo trabalho em pró da comunidade. Um forte abraço
Radio Comunitaria Cruzeirofm - Tucano-Ba
Hipocrisia
Obs. Muitos policiais são negros, e maioria do povo brasileiro inclusive eu, é descendente.
A APARENCIA
MEU NOBRE VIVEMOS NUM PAIS DEMOCRATICO, MAS PRINCIPALMENTE AQUI EM NOSSO INTERIOR APARENCIA CONTA MUITO.
CADA UM SABE O QUE FAZ DA VIDA, MAS COMO VC DIZ SER ESSE BICHO TODO FORMADO PELA UNEB, TRABALHA EM UNS 400 LUGARES TE PERGUNTO??? TU JÁ VIU ALGUM REPORTER OU APRESENTADOR DA GLOBO COM UM CABELO COMO ESSE SEU??? LEMBRANDO A GLOBO AINDA É A TV MAIS ASSISTIDA DO BRASIL...
PORTANTO AQUI VAI UM CONSELHO... ANDE NORMAL COMO OS DEMAIS, APAREÇA DE OUTRA FORMA... E CORTE ESSE CABELO...
ABRAÇOS!!!
Bom trabalho
Parabens pelo seus trabalhos o território
abuso de autoridade