Com a câmera ligada registrou tudo, inclusive as ameaças que sofreu por policiais
"Aproximadamente 11h da manhã, desta terça-feira (13), eu fazia uma reportagem na Feira Livre de Gavião, 260 km de Salvador, quando percebi uma concentração de pessoas e três carros de polícia. Fui informado que se tratava de mais uma blitz da Polícia Militar para apreender motos em situação irregular.
Resolvi então realizar uma matéria sobre o assunto e comecei a filmar. O Soldado Robério percebeu o fato veio em minha direção, pegou no meu braço e me conduziu para a viatura. Falei a ele que se tratava de imprensa. Neste momento a câmera estava desligada. Imediatamente liguei o equipamento e continuei a filmar dentro do veículo.
O carro é uma range plotada com a MARCA TERRA DE TODOS NÓS do Governo do Estado. Em Gavião não tem viatura. Depois de começar a desfilar ao redor do Centro de Abastecimento por pelo menos 100 metros, pararam o carro.
No momento mais de 200 pessoas acompanhavam a operação. Várias motos já tinham sido apreendidas. Exatamente 3 minutos depois o policial Geovânio me retirou de dentro do carro e pediu desculpas.
Alguns minutos depois a TVE me ligou pedindo para avisar aos moradores do Peixe que a reportagem que eu tinha produzido iria ao ar ao meio dia. (assista aqui)
Como muitas pessoas sabem sou radialista desde 1997. Atuo na Região Sisaleira e já passei por diversas rádios prestando serviços e contribuindo para melhorar o jornalismo comunitário.
Sou formado em Rádio e TV pela UNEB e atualmente trabalho em Gavião como Assessor Geral de Comunicação da Prefeitura local. Sou coordenador e repórter do Núcleo Pensar Filmes, que tem sede em Pintadas e produz reportagens para a TVE-BA nos municípios da Bacia do Jacuípe.
Alguns amigos da imprensa como Marcus Aurélio da Globo, José Ferraz da Jacuípe, Nilton Feliz da Sisal e Valdemi de Assis da Calila Notícias já se manifestaram e eu agradeço o apoio de cada um.
Um detalhe importante a viatura (foto - o policial que me levou pra o carro é esse que dirige) que aparece no final da gravação é de Barreiros, localidade onde nasci e tenho meus familiares ainda morando. A Associação da Rádio Comunitária Bareiros FM foi a organização local que lutou para levar o pelotão e aviatura pra lá. E eu fui um dos fundadores da associação.
É lamentável, mas aconteceu comigo. Policiais desqualificados, sem formação e muita arrogancia continua a intimidar pessoas de bem.
Perguntas que ficam no ar:
Seria porque sou negro de cabelos black power?
Seria para esconder o que estavam fazendo?
Porquê não pediram identificação?
Porquê me levar para a delegacia? Seria pra dar porrada e apagar a gravação?
O que quis dizer o PM quando falou "me dei a câmera por bem"?
Porquê a operação não prende os ladrões de motos?
Paulo Marcos
Assista o vídeo e comente.
4646 comentários
Enviar um comentárioFALTA DE COMUNICACAO E PROFISSIONALISMO...
É lamentável o que aconteceu com você
É lamentável o que aconteceu com você e que infelizmente também acontece com outras pessoa de bem. Nem parece que nós estamos nos século 21.
A verdade é que a polícia ainda está completamente despreparada. Repleta de policiais sem nenhuma instrução, sem educação
e cheios de prepotência, arrogância e outros adjetivos mais. Até quando vamos ter que conviver também com a parte podre da polícia? Sabemos que existem bons policiais, mas pelo jeito é minoria, como acontece na política
e em outros setores da nossa sociedade. Lamentavelmente... Saudações!
Jorge Luiz da Silva -Serrinha
despreparados ou incopetentes?
Ópinião
Sou Policial Militar.
Assisti seu vídeo e li seu texto. o Senhor, como todo cidadão que se sentir lesado por prepostos da Polícia Militar pode procurar a Corregedoria do 16 Batalhão para se queixar que o fato será apurado, afinal estamos em um estado de direito.
Quanto ao seu texto, permita-me um pequeno comentário: Quando o senhor finaliza perguntando "Porquê a operação não prende os ladrões de motos?" posso garantir ao senhor que se soubermos quem são esses ladrões e onde estão, dentro do que é permitido em lei, iremos prendê-lo. Contamos inclusive com sua participação, como representante de meio de comunicação para nos informar sobre tais meliantes, quando tiver conhecimento. Por outro lado, a apreensão de motos nas cidades é amparada por lei, o que não é permitido é que os agentes da lei tratem as pessoas mal. As motos irregulares. Por mais que seja uma medida impopular, as motos ou seus condutores estão circulando de forma irregular.
Conto com sua participação no combate à criminalidade ou qualquer outra violação de leis, pois assim teremos uma sociedade melhor. Obs. Esse ponto de vista não reflete necessariamente a opinião institucional da Polícia Militar da Bahia e sim, a minha como cidadão policial. Se quiser divulgar, não precisa, só quis ter um diálogo som o senhor.
Abraços
forçs
sabemos da dificuldade que é, a policia precissa te mas educação, e treinamentos, é uma falta de vergonha isso
ele estao ali pra proteger. e nao fazem o trabalho certo
mas força cara qualquer coisa estamos a sua dispossição
Isso é Brasil.
PM e a cultura institucional na Bahia de Todos Nós
FALTA DE INFORMAÇÃO
feliznilton
Força Paulo
Quando vi a matéria pensei " só Paulo Marcos mesmo para estar dentro de uma viatura e ainda ter coragem para ligar uma câmera e não se deixar intimidar". Lhe parabenizo pela sua coragem, creio que poucos comunicadores sejam tão ousados assim. Concordo com o policial Ricardo Junior, de que não devemos generalizar, mas também sei que ainda existem muitos policiais que se sentem deuses por usarem uma farda. Mas de uma coisa eu tenho certeza: nós que nos colocamos a serviço da comunicação não podemos deixar de mostrar o que acontece na nossa sociedade, de nos indignar com esses desrespeitos que nossa sociedade vive a cada momento. Não falo apenas de policiais, mas de um modo mais amplo, de todos que cospem na cara de quem faz direito. Acho que se existissem mais algumas dezenas de Paulos Marcos espalhados no Brasil, nossa comunicação seria melhor, a sociedade receberia tratamento mais digno quando os "todos poderosos" soubessesm que suas ações seriam divulgadas.
Parabéns P. muita paz
LAMENTÁVEL!
Interessante