O estudante Paulo Marcos é o responsável pela pesquisa que irá mostrar as histórias de vida e experiências de radiojornalistas de nove emissoras
Tony Sampaio entrevista Paulo Marcos na Rádio Valente FM (2005)
O Projeto de Pesquisa “Os radiojornalistas da Região Sisaleira da Bahia” pretende produzir um livro-reportagem sobre como funciona a produção do noticiário radiofônico de nove emissoras de rádio da região a partir das histórias de vida e experiências dos seus profissionais. A iniciativa do estudante Paulo Marcos dos Santos é o trabalho de conclusão do Curso de Rádio e TV da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), desenvolvido em Conceição do Coité, e deverá ficar pronto até dezembro deste ano.
O livro avaliará através da atuação e experiência dos profissionais se o radiojornalismo da região possui características que o diferencie da atividade de produção e divulgação de notícias radiofônicas. A ideia também é conhecer os radiojornalistas das principais emissoras de rádio da região, a relação dos comunicadores com a direção das emissoras e identificar as principais fontes e critérios noticiosos.
Para Paulo Marcos o fundamental é que “este estudo sobre a atuação dos profissionais desta área poderá contribuir também com a formação de novos radialistas servindo de fonte de pesquisas e para a comunidade como meio de entender o outro lado do rádio, que é a produção”, enfatiza. O estudante informou também que irá observar como se dá o cumprimento da legislação e dos tratados como Código de Ética e Manual do Radialista dentro dos programas produzidos e/ou apresentados pelos entrevistados.
Experiência - Com 17 anos de radiojornalismo Vilmara de Assis não abre mão do trabalho coletivo no rádio. "Eu não mim adaptei ao estilo de fazer jornalismo em Serrinha, antes eu fazia tudo em equipe e com reportagens bem elaborada e lá é muito comentário", conta ela.
Depois de uma longa caminhada na Rádio Sisal AM de Conceição do Coité a radialista foi demitida e até hoje não recebeu nenhuma explicação. Foi contratada pela Rádio Regional AM de Serrinha onde apresenta um programa de entretenimento dedicado ao público feminino. Vilmara é uma das entrevistadas da pesquisa e afirma que “é um trabalho muito importante e que poderá mostrar a função do rádio no desenvolvimento da região”, acredita.
33 comentários
Enviar um comentárioPionerismo no Rádio na região do Sisal
www.carlosmirandareporter.blogspot.com
www.GoldBarsforSales.com