Depois da plenária do Território da Bacia do Jacuípe agora só faltam dois eventos para concluir a consulta do PPA e a previsão é que os 26 territórios de identidade juntos somem 2 mil propostas
Com as plenárias do Recôncavo na quinta-feira (26), em Cruz das Almas e da Região Metropolitana na sexta-feira (27), em Salvador, a consulta pública do PPA-Participativo 2012-2015 será concluída reunindo cerca de duas mil propostas para implementação de políticas públicas através do Governo do Estado da Bahia. Plano Plurianual (PPA) é o planejamento do governo para quatro anos. Nele estão definidas as diretrizes, objetivos e metas que serão detalhadas posteriormente nas Leis Orçamentárias Anuais.
Em Riachão do Jacuípe – Cerca de 200 pessoas de 14 municípios da região encontraram-se no sábado (21), no município de Riachão do Jacuípe para definir suas necessidades, problemas e sugestões para o Plano Plurianual Participativo 2012-2015 do Território de Identidade da Bacia do Jacuípe. O evento ocorreu no Clube Lira Oito de Setembro e no Colégio Maria Dagmar de Miranda.
O vereador Pedro Lima Neto (PT) de Baixa Grande disse que o fórum do PPA-P é muito importante porque assim o governo ouve as necessidades dos municípios.
Áudio – Vereador Pedro Lima Neto (PT) de Baixa Grande
Avaliação
O economista Matheus Martins informou que o Governo da Bahia atendeu 15% das propostas do PPA 2008-2009 na região da Bacia do Jacuípe. Ele foi o primeiro a se pronunciar durante a abertura da Plenária do PPA 2012-2015 do Território, Matheus é um dos integrantes do CAPAA – Conselho de Acompanhamento do PPA e afirmou que o percentual não é desanimador. Para ele “esses 15% significam muito dentro do contexto histórico e político da Bahia”, argumentou.
Marcelo Rocha, coordenador do PPA da Bacia do Jacuípe e Assessor Especial da Seplan – Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia, informou que muitas ações do Governo do Estado que estão nos PPAs Territoriais foram implementadas a nível estadual e não entram na conta regional, mas reconheceu que o Estado pretende ampliar a implementação das ações vindas deste debate. Marcelo aponta que este PPA-P foi preparado numa nova metodologia e afirma que o documento será melhor aproveitado. Áudio – Marcelo Rocha, coordenador do PPA da Bacia do Jacuípe
A presidenta do Codes Jacuípe, Joilma Rios, falou que o Território agora tem um Plano Territorial de Desenvolvimento e que precisa ser considerado. “Se nós estamos aqui em pleno sábado é porque queremos construir coletivamente as ações do Estado”, comentou.
Deputada Neusa diz que o Governo Wagner prioriza o povo
A deputada estadual Neusa Cadore (PT) é a única parlamentar eleita no Território da Bacia do Jacuípe. A ex-prefeita de Pintadas um dos 14 municípios da região tem experiência de atuação em comunidades e já experimentou a construção coletiva de propostas em seu governo. Agora enquanto deputada estadual do Partido dos Trabalhadores Neusa Cadore tem tranquilidade ao falar sobre a valorização da participação da população na definição das prioridades.
Prefeito de Capela quer a construção da estrada da integração
Visando integrar a BA 052 e a BR 324 o prefeito de Capela do Alto Alegre, Claudinei Novato (em primeiro plano na foto) apresentou a proposta de priorizar a construção da estrada que liga Capela a Pintadas.
Educação deve ser prioridade no Jacuípe – O prefeito de Quixabeira Eliezer Costa (PT) disse que o governo precisa priorizar as políticas territoriais. Costa informou que isoladamente cada município está bem servido, mas agora é a hora de ampliar as ações para um conjunto de municípios.
Áudio – Eliezer Costa, prefeito de Quixabeira, quer educação como prioridade no Jacuípe
A professora Valmirete Carneiro Rios da cidade de Pé de Serra afirma que o evento foi bem positivo e também aposta que educação deve ser o grande mote dos próximos anos.
Áudio – Valmirete C. Rios, professora de Pé de Serra
Participação dos prefeitos na gestão territorial precisa ser ampliada – O prefeito de Baixa Grande, Gilvan Rios, disse que para a aplicação do PPA-P do Território da Bacia do Jacuípe ter mais sucesso precisa da participação constante dos gestores nas decisões regionais. Ele fez uma avaliação positiva do encontro de prefeitos, vereadores e secretários municipais durante a plenária do PPA em Riachão do Jacuípe, neste sábado (21).
Áudio – Gilvan Rios, Prefeito de Baixa Grande
Pela primeira vez uma mulher assume a coordenação do Codes da Bacia do Jacuípe
Pela primeira vez uma mulher assume a coordenação do Codes – Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável do Território da Bacia do Jacuípe. A professora Joilma Rios (foto) assumiu a liderança do colegiado neste mês de maio e fez uma avaliação positiva da plenária do PPA. Ela disse também que o ex-coordenador, prefeito de Pintadas Valcyr Rios, fez uma ótima gestão do Codes.
Áudio – Joilma Rios, coordenadora do Codes Jacuípe
Participe – A participação popular no PPA está sendo viabilizada pelo uso de diversos canais de atendimento. Além das plenárias, que já ocorreram em 24 territórios de Identidade, o cidadão pode participar por meio da Internet – no site www.ppaparticipativo.ba.gov.br -, pelo telefone da Ouvidoria (0800-284-0011), nos SAC’s e Centros Digitais de Cidadania (CDC’s) em todo o Estado.
Mande seu comentário aqui
Redes Sociais
Ascom Mandato da Gente – Paulo Marcos
0sem comentários ainda