O humorista Barthô da rádio Metropolitana FM passou vários trotes para rádios estrangeiras
Ancorado na personagem Beby, o Programa Chupim é o humorístico líder de audiência.
O Chupim conta como atração principal, o entretenimento com o ouvinte, através de trotes telefônicos e participações ao vivo; além de tudo isso, Beby atende os telefonemas com improviso, onde o ouvinte fala exatamente tudo o que quer e ainda ganha diversos prêmios.
"O Chupim é um programa único que revoluciona o rádio brasileiro", diz o site da emissora. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira das 18h às 20h (em São Paulo) e das 20h às 21h (em Praia Brava e Vale do Paraíba).
confira o hotsite deste programa
Ouça aqui trechos dos trotes em três rádios:
Os humoristas da Rádio Metropolitana de São Paulo
Rádio de Angola
Rádio de Mocambique
Rádio da Autrália
Caso de falsa entrevista de Lula a rádio será apurado por Gabinete de Segurança
O caso de uma entrevista concedida por um homem que se passou pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à rádio australiana SBS será investigado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, o GSI, informou uma fonte do governo.
O fato, segundo o Blog do Boleiro, aconteceu na última segunda-feira (02/11), quando a SBS e uma rádio estatal do Timor Leste receberam um e-mail em que um suposto assessor de Lula oferecia uma entrevista com o presidente, que falaria dos esforços para garantir a segurança no Rio de Janeiro na Olimpíada de 2016. O assessor se identificou como Caio Martins e justificou o contato por e-mail pela diferença de fuso-horário.
Após garantir uma entrevista com o presidente, Martins disse que ligaria para o estúdio direto do Palácio do Planalto. Mesmo desconfiada, a jornalista Beatriz Wagner, produtora executiva do programa de língua portuguesa da SBS, iniciou a entrevista com um homem com voz idêntica ao de Lula, nesta sexta-feira (06/11). A conversa durou 23 minutos, nela o suposto presidente falou dos Jogos Olímpicos, de Barack Obama, a quem chamou de “meu amigo escurinho” e se atrapalhou em outros temas.
A entrevista estava programada para ir ao ar neste sábado (07/11). A conversa foi editada e a SBS também preparou a divulgação da entrevista por e-mail. Diante da farsa, a transmissão da conversa foi cancelada.
Ainda desconfiada, Beatriz conversou com o cônsul geral Kywai de Oliveira, que estranhou o conteúdo da entrevista e pediu que a jornalista consultasse correspondentes no Brasil. Após a consulta, a jornalista chegou a conclusão de que o caso era uma farsa. No momento da entrevista Lula estava em viagem, além disso, a mesma entrevista havia sido oferecida para a Rádio Canadá, em Montreal.
Entenda o caso:
6 de novembro de 2009 - do Blogue do Boleiro de Luciano Borges
“Falso Lula” dá entrevistas às rádios do exterior, garante segurança no Rio 2016 e chama Obama de “meu amigo escurinho”
Por Luciano Borges
O governo federal está atrás de um “falso presidente Lula”, que anda dando entrevistas para rádios do exterior. Somente na noite desta quinta-feira, ele falou com a SBS da Austrália e com uma emissora estatal do Timor Leste. Em português. Garantiu que não haverá problemas de segurança para quem quiser acompanhar a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.
A história começou na segunda-feira passada. Várias emissoras que mantêm programas em língua portuguesa receberam um e-mail, assinado por Caio Martins, que afirma ser assessor da presidência, lotado na secretaria de imprensa do governo.
Nele, o suposto funcionário oferece uma entrevista individual com o presidente Luis Inácio Lula da Silva. O tema da conversa seria a Olimpíada do Rio em 2016. Lula estaria interessado em tranqüilizar estrangeiros quanto à questão da segurança na Cidade Maravilhosa.
Veja o e-mail na íntegra, como foi enviado à SBS, rede de rádio e televisão estatal australiana, com grande penetração na Ásia e na Oceania.
>>> “Caio Martins” <caiomartins@diplomats.com> 4/11/2009 6:28 am >>>
Boa tarde,
Gostaria de verificar o interesse da emissora SBS em gerar uma entrevista de rádio com o Excelentíssimo Sr. Presidente Lula, na qual ele estará abordando o assunto da conquista da cidade do Rio de Janeiro em sediar os jogos olímpicos de 2016.
Além disso, o Sr. Presidente faz questão em esclarecer sobre as notícias que foram veiculadas em todo o mundo nos últimos dias, relatando a guerra do tráfico no Rio de Janeiro, o que causou uma impressão negativa da cidade em todo o mundo.
Portanto a título de divulgação dos Jogos Olímpicos de 2016 e acalmar a todos que pretendem vir para o Brasil em 2016 o Sr Presidente está a conceder entrevistas para emissoras de rádio de todo o mundo, sendo assim gostaria de saber sobre o interesse desta emissora em gerar esta entrevista.
Temos uma diferença bem considerável em nosso fuso horário, portanto precisaríamos nos organizar devidamente quanto a isso, e por este motivo também que decidimos por fazer o primeiro contato via e-mail, tendo em vista que aqui no Brasil neste momento são 17:00 e aí se estende a madrugada.
Fico no aguardo de uma~manifestação de interesse.
Grato pela atenção
Caio Martins
Assessor Presidência da República
Secretaia de Imprensa Prêsidência da República
Os erros de português são visíveis, com pontuação, acentuação e grafia incorretos. No final, o tal Caio Martins (nome do estádio em Niterói, concedido ao Botafogo, pelo governo do Rio), justifica o contato somente por e-mail por causa do fuso horário.
A jornalista gaúcha Beatriz Wagner, produtora executiva do programa de língua portuguesa da SBS, desconfiou do e-mail. No entanto, decidiu responder à consulta e disse estar interessada. A entrevista foi marcada para a manhã desta sexta-feira em Sydney, cerca de 22h30 no Brasil.
O falso assessor marcou o horário e garantiu que o presidente ligaria para o telefone do estúdio da SBS, direto do Palácio do Planalto, em Brasília. Foi o que aconteceu. Um homem, com a voz idêntica à de Lula – e com um modo de falar muito parecido – concedeu uma entrevista de 23 minutos.
Nela, o “falso Lula” garantiu que o governo fará de tudo para dar segurança a quem for ao Rio durante a realização dos Jogos Olímpicos (”garanto a todos a segurança do Rio nas Olimpíadas de 2016″), disse que gostaria de conhecer a experiência de Sydney em 2000 (”uma cópia do Brasil - estaria aí amanhã, se pudesse”) e comentou sobre a alegria que sentiu quando o COI escolheu o Rio como sede (”queria beijar todo o mundo, todos os brasileiros”).
Quando perguntado sobre outros temas, o “falso Lula” escorregou. Chamou o presidente dos EUA, Barack Obama, de “meu amigo escurinho” e fez bravatas como esta, quando falou da crise financeira mundial: “o mundo teve que nos engolir goela abaixo”.
Detalhe: a entrevista foi gravada quando o Lula de verdade estava dentro do avião, retornando da Inglaterra. O presidente desembarcou em Brasília na manhã desta sexta-feira.
Desconfiada, Beatriz conversou com o cônsul geral Kywai de Oliveira. O diplomata estranhou o teor da entrevista. Isso fez com que a jornalista brasileira consultasse seus correspondentes no Brasil. Na manhã desta sexta-feira, ele descobriu que “Caio Martins” já era personagem conhecido na assessoria da Presidência da República.
Um dia antes, o serviço de língua portuguesa da Rádio Canadá, em Montreal, havia feito a mesma consulta para saber se a oferta da entrevista era veraz, bem como o e-mail.
Durante a madrugada brasileira (manhã na Austrália), a SBS editou a entrevista e preparou a divulgação via e-mails. A idéia era que, se confirmada a identidade do entrevistado (o próprio presidente da República), a conversa iria ao ar na manhã do sábado na Austrália. Não vai mais.
Agora o governo quer saber quem está enviando este e-mail e, mais importante, quem está se passando pelo presidente Lula.
33 comentários
Enviar um comentárioFalsidade Ideológica
de cidadãos honestos (são muitos, os "caio martins" no Brasil). Têm de ser rigorosamente punidos por esse fato.
CHUPIM
ñ gostei