- Capela do Alto Alegre. Este nome é muito bonito! - disse a professora Cláudia Vasconcelos -, eu quero conhecer um pouco mais sobre o nome desta cidade.
Foi com essa empolgação que a educadora iniciou o debate sobre o ensino de arte nas escolas públicas, na manhã desta segunda-feira (25), na cidade Capela do Alto Alegre. Ela foi uma das palestrantes durante o 7º Encontro Municipal do Projeto Arte pela Educação.
Durante sua "aula" a professora falou sobre os princípios do ensino de arte e cultura no Brasil e convidou os cerca de 200 educadores participantes do evento para um novo desafio. "Neste momento quero fazer este convite a vocês para sair um pouco deste lugar de dono do saber para construir um novo jeito de ensinar. A ideia deste projeto é provocar a implementação das leis que regem o ensino da arte e contribuir para que vocês tenham acesso a outras formas de ensino-aprendizagem", falou Cláudia.
Participaram da abertura do encontro o prefeito Claudiney Novato, o secretário municipal de educação Márcio Nascimento, o secretário municipal de finanças Eduardo Soares, o diretor de municipal de cultura Vandelson Dias, o presidente da Rheluz Jailton Trindade e o coordenador do projeto Rubens França.
A atividade segue até amanhã (26), quando ocorrerá várias oficinas artísticas.
Sobre Capela:
Origem do nome
O nome Capela do Alto Alegre originou-se da junção de três elementos distintos: Capela por ter como marco de sua fundação a primeira missa realizada em uma pequena capela improvisada; do Alto, porque estava situada no ponto mais alto da Fazenda Desabafo. E Alegre, pelo fato de sua gente expressar atitudes de extrema alegria.
População: 12.824 habitantes (2009)
Gentílico: capelense
Área da unid. territorial (Km²): 656
Bioma: Caatinga
Para conhecer um pouco mais sobre a história e cultura do município acesse aqui a nossa página especial.
Fotos: Paulo Marcos | Pensar Filmes
0sem comentários ainda